Quais os principais exames para doenças reumatológicas

Existem centenas de doenças reumatológicas que podem ser classificadas em diferentes grupos. No entanto, a maioria delas pode trazer graves prejuízos para o indivíduo. Esse é um dos motivos que torna importante o diagnóstico precoce nessa área.

Alguns exames para doenças reumatológicas são essenciais para auxiliar no diagnóstico, permitindo que a abordagem médica adequada seja aplicada, garantindo assim o bem-estar e qualidade de vida. A seguir, abordaremos os principais exames utilizados para diagnosticar e acompanhar o tratamento de doenças reumatológicas. Confira!

O que são doenças reumatológicas?

As doenças reumatológicas, popularmente conhecidas como reumatismo, representam um grupo de diferentes patologias que afetam o aparelho locomotor, formado por ossos, articulações, cartilagens, músculos, ligamentos e tendões.

Além disso, algumas dessas doenças podem comprometer diferentes partes do organismo, como coração, pulmões, rins, intestino, pele e olhos. Entre as doenças reumatológicas mais comuns, estão:

• osteoartrite;
  • fibromialgia;
  • febre reumática;
  • artrite reumatoide;
  • gota;
  • espondilite anquilosante.

Quando descobertas ainda no início e tratadas de forma adequada, as doenças reumatológicas e seus sintomas podem ser controlados, permitindo que o portador tenha uma vida sem dores, além de diminuir o risco para incapacidade física.

Quando são percebidos sintomas como dores nas articulações, principalmente quando persistem por mais de seis semanas, acompanhadas de inchaço, dificuldades de movimentação, calor e vermelhidão, é importante buscar ajuda médica.

Por meio de exames de imagem, o médico pode realizar o diagnóstico correto, realizar o manejo adequado por meio de tratamentos medicamentosos e práticas complementares, além de acompanhar a resposta à terapia indicada.

Quais exames são usados para diagnóstico de doenças reumatológicas?

Os principais exames para doenças reumatológicas são exames físicos e laboratoriais. Além deles, para a conclusão da hipótese diagnóstica, também são utilizados exames de imagem, como a ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.

Os exames de imagem são indicados para confirmar certas condições ou descartar enfermidades que apresentam sintomas similares. No entanto, em alguns casos, os exames para doenças reumatológicas por meio de imagem podem ser a primeira opção. A seguir, conheça um pouco mais dos principais.

Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame de imagem não invasivo e indolor, capaz de analisar pequenas articulações. Por esse motivo, é uma avaliação muito utilizada para diagnóstico e acompanhamento de doenças como a artrite reumatoide.

Raio-x

A radiografia, conhecida também como raio-x, é um exame não invasivo, que utiliza doses muito baixas de radiação. Em muitas situações, o uso do raio-x dispensa a necessidade de outros exames por imagem mais complexos e também mais caros.

Considerando a alta frequência em que as doenças reumatológicas acometem os ossos, o raio-x é visto como um exame de grande importância para o diagnóstico de patologias nessa área.

Isso porque, os ossos, por serem opacos, podem ser visualizados com clareza no raio-x. Contudo, outros métodos podem ser exigidos para ajudar no diagnóstico, uma vez que as partes mais moles, como ligamentos, tendões e interiores de articulações não são bem visualizados pelo raio-x.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é outro exame utilizado para diagnosticar doenças reumatológicas. Com imagens semelhantes às obtidas pelo raio-x, a densitometria permite detectar a perda de massa óssea e mineral precocemente.

O exame é indicado para avaliar a densidade e mineralização óssea, assim como identificar a ausência de cálcio. Assim, a densitometria permite que o médico descubra se o indivíduo sofre de doenças como a osteoporose (diminuição progressiva da densidade dos ossos) e osteopenia (perda da massa óssea).

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é um exame que produz imagens processadas em alta tecnologia, permitindo a visualização de órgãos, ossos e outras estruturas. Combinando imagens em várias seções, o médico pode visualizar diversos ângulos e profundidades que, muitas vezes, só poderiam ser visíveis por meio de procedimentos cirúrgicos.

Dessa forma, a tomografia computadorizada contribui para o diagnóstico de doenças reumatológicas como artrite reumatoide, espondiloartrites, gota, osteoporose, e outras, além da exclusão de algumas enfermidades.

Os exames para doenças reumatológicas são fundamentais para auxiliar na confirmação da patologia, permitindo o diagnóstico precoce e o desenvolvimento do tratamento adequado. Desse modo, é possível evitar complicações e garantir qualidade de vida aos portadores de tais doenças.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar mais posts como este. Estamos no Facebook e Instagram!

4.3/5 - (10 votes)
Quais os principais exames para doenças reumatológicas