Apoio emocional no tratamento do câncer de próstata: a importância de uma abordagem integral

Receber a notícia de uma doença que ameaça a saúde e a vida cria situações estressantes, exigindo equilíbrio e suporte familiar. Por isso, o apoio emocional no tratamento do câncer de próstata é fundamental.

Muitas vezes, o diagnóstico da doença não é aceito. No entanto, passado o momento de negação e choque, emoções como insegurança, raiva e depressão podem estar presentes. É nessa hora que o paciente precisa de apoio. Para saber como ajudar uma pessoa no tratamento de câncer de próstata, confira algumas informações importantes que separamos.

O apoio emocional no tratamento do câncer de próstata

O diagnóstico de câncer é um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa. Além do tratamento médico que será iniciado, é preciso considerar alternativas para que o paciente tenha apoio emocional no tratamento do câncer de próstata. O acompanhamento psicológico é indispensável para que o homem consiga lidar com suas emoções e o impacto da doença em sua vida.

Normalmente, o médico ajuda na orientação do paciente em relação ao câncer, informando sobre os possíveis tratamentos e efeitos colaterais. Além disso, costuma orientar sobre a importância do acompanhamento psicológico com profissionais especializados. Dessa forma, o paciente pode ter apoio emocional durante o tratamento e também após finalizá-lo.

A importância da família após o diagnóstico

Considerando o choque que a presença dessa doença causa, o apoio emocional no tratamento do câncer de próstata ajuda a diminuir a carga do paciente. Ainda que o diagnóstico seja precoce e o tratamento tenha grandes chances de cura, é natural que sentimentos negativos ocorram.

Além disso, o medo e a insegurança podem afetar o indivíduo, prejudicando seus relacionamentos pessoais, trabalho, e visão de si. Por esse motivo, o suporte familiar deve estar presente. Ao dividir as angústias e incertezas com seus familiares, o homem pode superar a doença com menor dificuldade.

O apoio emocional no tratamento do câncer de próstata pela família pode iniciar durante as consultas, acompanhando o paciente. Assim, ele poderá sentir-se amparado, seguro e mais tranquilo. Isso porque, ao receber apoio, é possível ter outras formas de enxergar a realidade pela qual está passando.

Como ajudar uma pessoa com câncer de próstata

É natural que as pessoas confundam as formas de ajudar em casos como esse. Entretanto, há uma grande diferença entre oferecer apoio emocional no tratamento do câncer de próstata e fazer tudo pelo paciente. Ainda que seja feito com boas intenções, essa ação acaba tirando a independência e autonomia do indivíduo, prejudicando ainda mais seu emocional.

Mesmo que seja necessário ao paciente ter ajuda e atenção, é fundamental manter sua autonomia. Dessa forma, o homem pode sentir-se vivo e atuante, participando ativamente de seus próprios cuidados. A seguir, confira algumas dicas para não errar ao ajudar uma pessoa com câncer de próstata.

Seja compreensivo e paciente ao oferecer apoio emocional no tratamento de câncer de próstata

No pós-operatório ou mesmo após as sessões de terapia, efeitos colaterais podem estar presentes, causando grande impacto físico e emocional. Dessa forma, o paciente pode apresentar mecanismos de defesa de forma inconsciente e desenvolver comportamentos agressivos ou infantilizados. É importante que o familiar tenha paciência e empatia, considerando o momento de fragilidade.

Acompanhe nas consultas

Outra forma de mostrar apoio no tratamento do câncer de próstata é acompanhar o paciente nas consultas e também nas sessões de quimioterapia e radioterapia. Dessa maneira, o homem poderá sentir-se mais seguro e absorver melhor as informações.

Busque suporte emocional

Por fim, é importante que o familiar entenda que ele também precisa de suporte emocional. Afinal, durante o tratamento do câncer de próstata a rotina costuma ser de noites mal dormidas, visitas ao hospital, auxílio em casa, além das outras atividades já presentes em seu dia a dia.

Além disso, a mudança nas emoções e humor do indivíduo pode fragilizar o familiar, impedindo-o de continuar oferecendo apoio. Por esse motivo, é essencial que a família também conte com profissionais para apoio emocional.

O diagnóstico de uma doença e a notícia de que a saúde corre risco afeta qualquer pessoa. Portanto, o apoio emocional no tratamento do câncer de próstata por meio de acompanhamento profissional é indispensável. Além disso, a ajuda de amigos e familiares é sempre bem-vinda para que essa fase seja menos desafiadora.

Quer conferir mais informações sobre o assunto? Veja também como a mudança de hábitos contribuem para a prevenção do câncer de próstata!