Novembro Azul e a luta contra o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul ocorre todos os anos e em todo o mundo. Essa ação visa conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata. Afinal, com o diagnóstico precoce é possível melhorar as formas de tratamento e aumentar as chances de cura.

No entanto, em muitos casos a doença é diagnosticada tardiamente, visto que não apresenta sintomas no início. A campanha contribui levando informação a respeito de medidas preventivas, como exames de rotina. A seguir, confira a importância do Novembro Azul para a luta contra o câncer de próstata!

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula que envolve a uretra e localiza-se abaixo da bexiga. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. A doença só fica atrás do câncer de pele não-melanoma. A doença pode ser prevenida e tratada facilmente.

Contudo, uma das principais formas de prevenção, o exame de toque retal, ainda é evitada pelos homens por desinformação e tabu. Os homens com mais de 50 anos são os principais acometidos pela doença. No entanto, o câncer de próstata começa a se desenvolver muito antes. Por esse motivo, a prevenção e diagnóstico precoce são tão essenciais.

Indivíduos com parentes de primeiro grau, como irmão ou pai, que desenvolveram a doença também estão mais propensos. Além disso, pessoas com hábitos nocivos também tem maiores chances de desenvolver a doença. Do mesmo modo, aqueles com exposição à poluição ambiental, contato excessivo com substâncias como o cádmio, chumbo, cromo e ferro e o excesso de estrogênio no organismo também apresentam risco.

Qual a importância da campanha novembro azul?

A campanha Novembro Azul foi iniciada em 2003, na Austrália, visando chamar atenção para as medidas de prevenção e diagnóstico precoce acerca da doença. Tornando-se cada vez mais expressiva, durante o mês de novembro os monumentos históricos, prédios e torres ganham iluminação azul, chamando atenção para a conscientização a respeito do câncer de próstata.

No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi responsável por criar a campanha. Do mesmo modo, promove ações que contribuem para a desmistificação relacionada aos exames e levam informação à população. Além disso, a campanha Novembro Azul ampliou seu foco. Atualmente, visa também incentivar os cuidados com a saúde do homem.

Como é a prevenção para o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença com formas de prevenção. Entre elas estão a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos. Desse modo, é possível identificar a doença antes que se desenvolva e cause prejuízos para a vida do homem. Por isso, para a prevenção do câncer de próstata é preciso:

• Fazer o controle do colesterol, diabetes e pressão arterial regularmente;
  • Praticar exercícios físicos com regularidade,
  • Manter o peso ideal;
  • Aderir a uma alimentação equilibrada e balanceada;
  • Evitar o uso de substâncias nocivas, como drogas e cigarro;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Realizar exames de rotina.

Os exames indicados para diagnosticar o câncer de próstata são o toque retal, feito durante exame físico, PSA, ultrassom e, quando necessário, biópsia. Entretanto, também é importante realizar outros exames periódicos para avaliar a saúde do homem, como hemograma completo, teste de urina e perímetro abdominal.

A luta contra o câncer de próstata e a conscientização para o cuidado com a saúde masculina são parte da campanha Novembro Azul. Seja parte desse movimento e comece hoje mesmo a cuidar de você. Faça exames preventivos com regularidade e garanta saúde, qualidade de vida e bem-estar!

Gostou destas informações? Então, conheça melhor os exames capazes de detectar o câncer de próstata!

Novembro Azul e a luta contra o câncer de próstata