Conheça os principais mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Você sabe diferenciar os mitos e verdades sobre o câncer de próstata? Todos os anos, a campanha Novembro Azul visa conscientizar a população a respeito dessa doença. Além disso, mostra a importância do cuidado com a saúde do homem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2030 serão 27 milhões de novos casos de câncer de próstata que devem surgir. Por esse motivo, é importante entender um pouco mais sobre a doença. Confira os mitos e verdades sobre o câncer de próstata!

Quais as causas do câncer de próstata?

As causas exatas a respeito do câncer de próstata ainda não são totalmente conhecidas. Entretanto, sabe-se que a doença surge por meio da interação de predisposição genética e fatores ambientais, provocando mutações no DNA. Desse modo, ocorre o crescimento anormal de células da próstata, ação que resulta na formação de tumores. Entre os fatores de risco para a doença, podemos apontar:

• idade;
  • alimentação;
  • tabagismo;
  • sedentarismo;
  • obesidade;
  • hereditariedade;
  • alterações genéticas.

Mitos e verdades do câncer de próstata que todos devem conhecer

Apesar do avanço nos protocolos terapêuticos, a Sociedade Brasileira de Urologia estima que 25% dos pacientes com câncer de próstata morrem devido à doença. Contudo, essa enfermidade pode ser evitada e tratada com sucesso, desde que seu diagnóstico seja feito precocemente.

Para isso, é importante que o homem realize exames preventivos. O maior impeditivo para isso, são os mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, a seguir.

O câncer de próstata não apresenta sintomas no início

Verdade. Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sinais ou sintomas. Quando as manifestações ocorrem, 95% dos tumores já estão em fase avançada. Entre os sintomas estão dores ao urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após urinar, jato urinário fraco, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O câncer de próstata é uma doença exclusiva de idosos

Mito. De modo geral, o câncer de próstata tem certa incidência com a idade. Afinal, 50% dos casos ocorrem na faixa dos 50 anos. Contudo, a doença também pode atingir homens abaixo dos 40 anos, embora seja raro.

O exame de toque retal não é necessário, somente o PSA

Mito. Os exames são complementares. Por isso, é fundamental que ambos sejam feitos. O PSA (antígeno prostático específico), quando aumentado no exame, pode representar suspeita para o câncer de próstata e também para outras alterações benignas, como a hiperplasia prostática. Por meio do exame de toque retal, o médico pode avaliar o tamanho da próstata e, quando confirmar a suspeita, outros exames podem ser solicitados, como o ultrassom.

O risco de câncer de próstata aumenta quando um familiar teve a doença

Verdade. O histórico familiar é um fator de risco para o câncer de próstata. Dessa forma, homens com parentes próximos que tiveram a doença devem iniciar os exames preventivos antes, a partir dos 45 anos.

O tratamento do câncer de próstata causa impotência

Mito. A impotência sexual pode ser um efeito colateral do tratamento para câncer de próstata. No entanto, não é algo frequente, e pode variar conforme o tratamento necessário. Assim, o diagnóstico precoce contribui para que prejuízos como esse sejam evitados.

É possível prevenir o câncer de próstata

Verdade. O câncer de próstata pode ser prevenido. Para isso, recomenda-se a prática de atividades físicas regulares, uma alimentação equilibrada, diminuição no consumo de álcool, abandono do tabagismo, cuidados com o sono e, principalmente, acompanhamento médico de rotina.

São muitos os mitos e verdade sobre o câncer de próstata. Por isso, é fundamental manter-se sempre informado sobre este assunto. Ainda que tenha cura, as chances para o sucesso do tratamento são maiores quando ocorre o diagnóstico precoce. Para isso, é indispensável fazer os exames preventivos em um check-up anual.

Que tal continuar se informando sobre o câncer de próstata? Veja também os exames de imagem essenciais para detectar o câncer de próstata!

Conheça os principais mitos e verdades sobre o câncer de próstata