Causas do câncer de próstata: você sabe quais são as possíveis?

Sendo o principal tipo de câncer a atingir o sexo masculino, junto ao câncer de pele não-melanoma, as principais causas do câncer de próstata ainda não são totalmente conhecidas pelos pesquisadores. 

Contudo, estudos apontam alguns fatores de risco que podem ter grande influência, transformando células da próstata que estão saudáveis em cancerígenas. Assim como o DNA é decisivo para as características genéticas herdadas de nossos pais, ele também pode induzir o organismo ao desenvolvimento de doenças, como alguns tipos de câncer. 

Pensando mais sobre este assunto, separamos na leitura de hoje as principais causas conhecidas do câncer de próstata, que podem variar entre fatores genéticos e hábitos nocivos do dia a dia. Continue conosco para manter-se informado!

Causas do câncer de próstata

Assim como os principais tipos de câncer, a causa exata que desenvolve o câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. Sabe-se que a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética

Uma interação como essa provoca algumas mutações no DNA. Isso causa o crescimento anormal nas células da próstata, resultando no crescimento anormal e incontrolável, ação que leva a formação de tumores malignos. A seguir, vamos entender melhor as causas do desenvolvimento deste câncer. 

Idade

Uma das causas que mais prevalecem no câncer de próstata é a idade. Casos em que a doença afeta indivíduos antes dos 40 anos são extremamente raros, visto que a possibilidade do desenvolvimento aumenta 40% em homens com mais de 50 anos. Risco que acaba dobrando para maiores de 65 anos

O motivo pelo qual a idade é um diferencial está no tempo que o tumor leva para se instalar na próstata. A maior parte dos tumores cresce de forma lenta, e só podem ser detectados quando o homem já tem mais de 60 anos. 

Casos na família podem ser um dos fatores de risco para o câncer de próstata

Outra das principais causas do câncer de próstata está relacionado aos casos na família. Afinal, estudos identificam que a doença apresenta fatores genéticos hereditários. Isso aumenta risco para homens que tenham na família um parente direto, como irmão, pai ou avô com câncer de próstata.

Alimentação

A alimentação não é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de próstata. No entanto, ela exerce certa influência no assunto. Estudos apontam que homens com uma dieta rica em carne vermelha, gordura, derivados do leite e pobre em legumes, frutas e outros vegetais podem ter o risco aumentado. 

Tabagismo

Assim como em doenças crônicas, o tabagismo pode ser uma das causas do câncer de próstata. Além disso, o vício pode diminuir as chances de uma recuperação e prognóstico positivo em homens que vierem a desenvolver a doença. 

Alterações genéticas

Também entre as principais causas do câncer de próstata, as alterações genéticas favorecem o surgimento de diferentes tipos da doença, como o câncer de mama e ovário. Entretanto, em homens a alteração representa uma pequena porcentagem dos casos de câncer.

Sedentarismo e obesidade também podem ser causas do câncer de próstata

O excesso de gordura no corpo também pode ter grande influência em relação ao câncer de próstata. Homens que estão com sobrepeso costumam apresentar versões mais agressivas dos tumores, fator que pode complicar o tratamento e diminuir as chances de cura. Assim como a má alimentação, a falta de exercícios físicos também piora as chances, agravando o quadro. 

Conclusão

Ao analisarmos as causas do câncer de próstata, é possível perceber que algumas medidas podem ser realizadas como forma de diminuir as chances do desenvolvimento da doença. Além disso, é fundamental estar em dia com os exames preventivos, principalmente, a partir dos 50 anos. Isso torna possível um diagnóstico precoce com tratamento adequado em caso de doença. 

Quer saber quais medidas podem ajudar a diminuir as causas acima? Então, conheça também quais mudanças de hábitos podem prevenir o câncer de próstata!

4.2/5 - (10 votes)
Causas do câncer de próstata: você sabe quais são as possíveis?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM