Prevenção em foco: exames de imagem essenciais para detectar câncer de próstata

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 65.000 novos casos de câncer de próstata surgiram em 2022. Esse número demonstra a realidade da maioria dos homens: o cuidado com a saúde é deixado de lado. Contudo, detectar câncer de próstata ainda no início exige cuidados com a prevenção.

Essa é uma das principais formas de evitar a doença e obter um diagnóstico precoce, fundamental para que o tratamento tenha maiores chances de cura. A seguir, conheça os exames essenciais para detectar câncer de próstata!

Como é a prevenção do câncer de próstata?

O câncer de próstata pode ter diversas formas de prevenção. Uma delas é a adoção de hábitos saudáveis na rotina. O homem deve manter uma alimentação saudável, equilibrada e realizar atividades físicas regularmente.

Da mesma forma, abandonar hábitos nocivos, como tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas. Além disso, os exames preventivos são fundamentais para a prevenção e também para detectar câncer de próstata precocemente.

Quais exames de imagem são usados para detectar câncer de próstata?

Para detectar câncer de próstata são utilizados alguns exames fundamentais para o diagnóstico. No entanto, muitos homens em idade de risco não procuram assistência médica por tabu, medo ou vergonha, visto que um dos métodos para diagnóstico é o exame de toque retal.

É essencial destacar que o exame é um dos mais indicados não só para diagnosticar o câncer de próstata, mas também para detectar outras doenças benignas, como hiperplasia e prostatite. Conheça um pouco mais sobre esse e outros exames.

Exame de toque retal

O toque retal é um exame rápido, indolor e muito importante na avaliação do reto e ânus. O teste também auxilia na identificação de alterações urológicas e pode detectar câncer de próstata. Homens acima dos 50 anos e aqueles com idade a partir dos 45 que tenham histórico familiar da doença devem realizar o exame.

Medição do jato de urina

O exame de medição de jato de urina é conhecido como fluxometria, e avalia o fluxo urinário, a força e a quantidade do jato. Não invasivo, o exame identifica alterações na próstata e sinais indicativos de câncer.

PSA

O PSA (antígeno prostático específico), é uma substância produzida pelas células da próstata e tem como função dissolver o sêmen após a ejaculação. O exame de PSA permite detectar câncer de próstata ao avaliar os níveis da substância no sangue. Além disso, ajuda a verificar a presença ou acompanhamento de doenças como prostatite e hiperplasia prostática benigna.

PHI

O PHI indica o índice de saúde da próstata. Esse teste diagnostica precocemente o câncer de próstata baseando-se na dosagem de diferentes formas do PSA. Homens acima dos 50 anos, com níveis elevados de PSA e sem alterações ao exame de toque retal devem fazer o PHI.

Ultrassom de próstata

A ultrassonografia da próstata auxilia na avaliação do tamanho da glândula e possíveis alterações. O exame permite calcular dimensões e volume da próstata, avaliando contornos e estrutura. Esse é um método diagnóstico simples e seguro, que não exige preparo específico. Homens que apresentam alterações no valor do PSA, especialmente quando há suspeita de tumores, têm indicação para o ultrassom.

Exames complementares para detectar câncer de próstata

Além dos exames indicados acima, outros métodos auxiliam a detecção do câncer de próstata. A partir dos resultados anteriores, o médico pode solicitar exames como a biópsia de próstata, de modo a identificar células cancerígenas. Quando o diagnóstico do câncer é confirmado, outros exames realizados para avaliar a extensão da doença são a tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea.

A prevenção por meio de exames de rotina é a melhor forma de detectar câncer de próstata precocemente. Por isso, não deixe de realizar seu check-up anual. Confie em uma clínica de diagnóstico por imagem especializada e faça já seus exames preventivos.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, entenda a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de próstata!

Prevenção em foco: exames de imagem essenciais para detectar câncer de próstata