Densitometria Óssea: qual a importância para a saúde da mulher?

A saúde da mulher, muitas vezes, é resumida a doenças relacionadas aos órgãos reprodutores e mamas. Contudo, a osteoporose é uma enfermidade que atinge mulheres em idade adulta. Por isso, a densitometria óssea deve fazer parte dos exames de rotina da mulher. 

A seguir, você poderá entender melhor sobre essa doença e a importância de realizar exames como a densitometria óssea. Além disso, vai conferir também a partir de que idade o teste deve ser solicitado e como ele é realizado e a importância de realizar o exame em uma clínica especializada com certificação Abrasso. Confira!

O que é a osteoporose?

Antes de conhecer melhor a densitometria óssea, devemos entender a osteoporose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose é definida como uma doença esquelética sistêmica e progressiva, caracterizada por baixa massa óssea e deterioração do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade óssea e suscetibilidade a fraturas.

A partir dos 30 anos, a perda óssea começa a aumentar. Em mulheres ela é maior, se comparada aos homens. Após a menopausa, a perda óssea pode chegar a 5% ao ano. 

Na maior parte dos casos, a perda óssea é assintomática e quando os sinais aparecem já estão relacionados às fraturas ou deformidades. Por isso, o diagnóstico precoce e medidas de prevenção e tratamento são extremamente importantes.

O que é Densitometria Óssea?

A densitometria é um exame que se baseia na medida da densidade do tecido ósseo no corpo, faz uso de baixa quantidade de radiação, é indolor e o resultado é imediato. O exame compara a densidade de tecido ósseo do paciente do mesmo sexo e a densidade óssea esperada para aquela faixa etária. 

A partir do cruzamento de dados, é possível determinar o risco de fratura que o paciente apresenta. Quanto menor a densidade mineral óssea, maior o risco de fraturas. 

Como funciona o exame? 

O método é, atualmente, um dos mais modernos da Medicina, realizado por meio de aparelho computadorizado com baixa dose de radiação. Em função disso, não apresenta riscos para a saúde do paciente ou do técnico responsável.

Para a sua realização, o paciente deita sob o aparelho e um laser passa sobre as partes do corpo a serem analisadas com o intuito de medir a quantidade de radiação por eles absorvida. 

O teste avalia as áreas do corpo que são mais sujeitas aos riscos de fraturas: a coluna lombar, o terço distal do radio e a região próxima ao fêmur. 

Em crianças, é realizado no corpo inteiro e na coluna para medir a massa óssea.

Qual a importância da Densitometria Óssea para a saúde da mulher?

Visto que a osteoporose afeta as mulheres após a menopausa devido à redução do estrogênio (hormônio que contribui com a saúde dos ossos), o exame de densitometria óssea é fundamental para preservar a saúde da mulher.

A densitometria óssea é um primordial fundamental para o diagnóstico de osteoporose, e pode identificar, além da doença, o estágio que a antecede, chamado osteopenia. Visto que a osteoporose não apresenta cura, a doença exige da mulher uma série de cuidados ao decorrer da vida. Entretanto, ao ser identificada a predisposição para a doença, é possível evitar seu desenvolvimento a tempo. 

Quando o exame de densitometria é indicado para as mulheres?

O exame é indicado para mulheres acima de 65 anos. Além disso, existem outros fatores de risco para os quais a densitometria óssea é indicada. Nesses casos, o exame pode ser realizado por pacientes antes mesmo da idade indicada: 

  • pacientes que fazem uso contínuo de corticoides e com hiperparatireoidismo primário;
  • mulheres na menopausa ou que apresentam problemas hormonais;
  • pacientes com osteopenia (baixa densidade mineral óssea);
  • mulheres com histórico familiar de fratura ou osteoporose;
  • pessoas com alterações na tireoide;
  • mulheres com doença reumática.

Para mulheres já diagnosticadas com osteoporose, o exame é indicado para acompanhar os resultados do tratamento e, quando necessário, a mudança de medicamentos. Também tem uso pediátrico, para acompanhar e avaliar o crescimento da criança e do adolescente.

Para evitar que a doença se desenvolva, é importante realizar exames periódicos como a densitometria óssea, capaz de identificar o início do desenvolvimento e melhorando as chances de um tratamento adequado. 

Busque uma clínica especializada e com certificação Abrasso

Além disso, é fundamental buscar uma clínica especializada para realizar o exame, como a Clínica CEU, certificada pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, Abrasso, no Programa de Qualidade – PROQUAD.

O Programa de Qualidade em Densitometria (ProQuaD) é um programa com finalidade educativa desenvolvido para avaliar, monitorar, dar suporte e certificar serviços de densitometria que têm como objetivo a busca pela excelência, na prática do método. Isto significa que na Clínica CEU, você pode contar com maior controle dos processos e princípios que regem a densitometria óssea, assim como padrões de qualidade. 

Está pronto para realizar seu exame? Então, entre em contato com a Clínica CEU e faça agora mesmo seu agendamento!

Rate this post
Densitometria Óssea: qual a importância para a saúde da mulher?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM