Dia do Amigo: entenda o impacto das amizades na saúde mental

O dia 20 de julho é conhecido oficialmente como o Dia do Amigo, comemorando a amizade em diferentes países. Essa data deve ser comemorada principalmente pelos benefícios que os relacionamentos apresentam para a saúde mental do indivíduo. Quer saber mais sobre isso? Então, conheça melhor o impacto das amizades na saúde mental e entenda as razões para comemorar o Dia do Amigo!

O que é o Dia do Amigo?

O Dia do Amigo é comemorado no Brasil em 20 de julho, ainda que a data também seja lembrada no dia 30 de julho, quando se comemora o Dia Internacional da Amizade.  O Dia do Amigo é comemorado oficialmente em calendários de algumas regiões, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Como a data surgiu?

A data foi instituída em Buenos Aires, na Argentina, criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Inspirado pela chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, Enrique considerou o feito não só uma vitória científica, como também uma oportunidade de fazer amigos em outra parte do universo. Por esse motivo, foi criado o Dia do Amigo, sendo gradualmente adotado em outros países.

Como as amizades e a saúde mental se conectam?

O Dia do Amigo nos lembra que relacionar-se com pessoas pode ser um grande desafio. No entanto, ter amigos é algo vital para nossa vida, considerando que as relações ajudam a prevenir doenças e contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Alguns estudos apontam que os laços de amizade ajudam a dominar novas habilidades sociais, resultando em uma comunicação clara, desenvolvimento de identidade e maior suporte para o autoconhecimento.

A amizade também auxilia no reconhecimento dos próprios limites, assim como o do outro, responsabilidade por expectativas e cuidado com os sentimentos do próximo. Ou seja, as relações podem ser fonte de crescimento e prazer, com impacto positivo na saúde mental de todos. 

6 benefícios das amizades saudáveis para a saúde mental

Como forma de comemorar o Dia do Amigo, separamos 6 vantagens que as amizades saudáveis podem trazer para a saúde mental. Portanto, fique atento para contar aos seus amigos sobre todas elas.

1. Longevidade

Os laços de amizade apresentam impacto no bem-estar e na saúde, contribuindo para nossa longevidade. Estudos afirmam que a amizade pode aumentar em 50% as chances de uma vida longa e mais saudável. 

Isso porque, quando se vive isolado da sociedade e longe de relacionamentos, a longevidade é prejudicada, considerando que o indivíduo apresenta maiores chances de abuso de cigarros, álcool e outras drogas, além de uma alimentação propensa à obesidade ou a desnutrição.

2. Diminuição do risco de doenças

De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, manter um relacionamento de amizade permite que o corpo se torne mais imune aos problemas de saúde. 

Os pesquisadores constataram que pessoas que não contam com uma vida social ativa apresentam tendência a se sentirem indefesas. Por isso, passam a ter noites de sono ruins, sofrendo complicações como ansiedade e estresse.

3. Amadurecimento

O ciclo de amizade é uma forma crucial de amadurecimento, visto que os amigos partilham experiências e garantem o aprendizado. Por isso a convivência e a troca de relações permite que o adulto desenvolva sentimentos positivos, como empatia, compreensão, paciência e outros.

4. Fortalecimento do cérebro

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard constatou que uma amizade verdadeira pode ajudar no fortalecimento do cérebro quando falamos de sinais de envelhecimento, contribuindo para a prevenção de doenças como o Alzheimer, por exemplo.

5. Compartilhamento de sentimentos

Outra vantagem de comemorar os laços afetivos no Dia do Amigo é a possibilidade de compartilhar os sentimentos com outras pessoas. Dividir experiências, gostos, necessidades e sensações é um mecanismo natural do ser humano. 

Por esse motivo, poder compartilhar momentos, sentimentos e experiências com amigos é uma forma de melhorar a saúde mental, diminuindo problemas como a insegurança diante de novos desafios.

6. Cumplicidade

Por fim, a amizade proporciona coisas incríveis como a cumplicidade. Ter amigos que conhecem suas fraquezas, medos e dificuldades permite que você tenha apoio em momentos difíceis. Dessa forma, é possível fortalecer-se no outro. 

Quando recebemos ajuda, é facilitado o desenvolvimento da empatia, comunicação e entendimento, melhorando também o sentimento de acolhimento e pertencimento diante da sociedade.

No Dia do Amigo você pôde conhecer a importância de ter laços de amizade, fortalecendo sentimentos positivos fundamentais para nossa saúde mental e bem-estar. Por isso, valorize suas amizades e garanta que elas também se sintam queridas, apoiando e fortalecendo esse relacionamento!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que eles saibam como sua amizade é valiosa! E leia também o nosso conteúdo sobre como cuidar da saúde mental e emocional em 7 dicas!

Rate this post
Dia do Amigo: entenda o impacto das amizades na saúde mental
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM