Dia Mundial da Saúde e Nutrição: como manter uma rotina saudável de forma simples

Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60,3% da população adulta brasileira apresenta excesso de peso, o equivalente a 96 milhões de pessoas. Como forma de evitar riscos maiores como a obesidade, diabetes e problemas cardíacos, o Dia Mundial da Saúde e Nutrição se torna fundamental.

A data relembra a importância de manter uma vida saudável, com hábitos que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida, além de evitar o desenvolvimento de doenças. Por isso, para comemorar o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, reunimos algumas dicas de como manter uma rotina saudável de forma simples. Confira!

Dia Mundial da Saúde e Nutrição: como manter uma rotina saudável?

Comemorado no dia 31 de março, o Dia Mundial de Saúde e Nutrição é uma data oficial no calendário do Ministério da Saúde, auxiliando a população em relação ao entendimento do termo saúde e boa nutrição.

A restrição alimentar não significa ter saúde, visto que muitas dietas restritivas podem causar o adoecimento do indivíduo, levando a uma série de deficiências nutricionais. Por isso, é importante entender que deve existe um equilíbrio. Para isso, manter hábitos saudáveis é fundamental. Confira algumas formas fazer isso na sua rotina sem muito esforço.

Beba muita água

A primeira dica no Dia Mundial da Saúde e Nutrição é voltada para o aumento da imunidade, melhorando o consumo de água. Em dias frios, é natural que o consumo de líquidos diminua. 

Portanto, é preciso ficar atento para a quantidade de água ingerida nos dias de inverno. Além de ter papel fundamental nas reações químicas do organismo, a água auxilia na regulação da temperatura corporal e elimina toxinas. Ou seja, mantém o corpo mais saudável.

Tenha uma alimentação balanceada

O corpo também precisa de nutrientes e de energia para funcionar perfeitamente. Uma dieta balanceada é rica em grãos, legumes e verduras, que fornece as vitaminas e minerais ideais para o nosso organismo, permitindo combinações deliciosas. 

Um prato tradicional brasileiro com arroz, feijão, salada rica e uma carne magra é uma opção completa de nutrientes. Além disso, prefira na alimentação gorduras boas, como os óleos vegetais e a gordura das castanhas e dos peixes. A banha de porco também é uma boa fonte de gordura, especialmente para preparar alimentos fritos. 

Quanto às carnes vermelhas, você não precisa se privar, mas tente consumir em menor quantidade. Alimentos ultraprocessados como biscoitos recheados, enlatados e macarrões instantâneos geralmente vêm com aditivos químicos e muito sódio e açúcar, que se consumidos em excesso podem causar ganho de peso e doenças como o câncer. O ideal é evitá-los sempre que possível.

E por falar em sódio, o sal é prejudicial para a pressão arterial. Evite usar muito no preparo dos alimentos, e tente substituí-lo por outros temperos, como ervas, alho e cebola. O sódio também está presente nos salgadinhos, refrigerantes e temperos prontos. 

Comer também é um momento de prazer, principalmente refeições em família ou com amigos. Por isso, não faz bem a dieta se tornar uma obsessão. Lembre-se: qualidade de vida também inclui o bem-estar emocional!

Aumente o consumo de vitaminas e nutrientes

Para evitar o aparecimento de doenças oportunistas, que acabam invadindo o organismo quando estamos com o sistema imunológico em baixa, é importante manter o consumo de vitaminas e nutrientes que aumentam a imunidade e melhoram o funcionamento do organismo. As mais importantes são:

  • vitamina A (espinafre, couve, abóbora, cenoura);
  • vitamina C (brócolis, mamão, acerola, goiaba, pimentão amarelo);
  • vitamina D (ovo, leite, queijo, sardinha, fígado, salmão);
  • vitamina E (brócolis, espinafre, kiwi, repolho, abacate);
  • selênio (castanha do Pará, arroz, ovo, feijão);
  • zinco (grão-de-bico, feijão, amendoim, linhaça, frutos-do-mar).

Pratique atividades físicas

A atividade física traz diversos benefícios para o organismo. O ideal é realizar uma atividade fixa, como a musculação ou um esporte. Contudo, se não for possível realizar exercícios diariamente, algumas alternativas que também contribuem para uma vida mais saudável, são:

  • Subir e descer escadas, em vez de pegar o elevador;
  • Fazer algumas atividades à pé, em vez de usar o carro;
  • Carregar as compras na mão, em vez de pegar o carrinho de compras e outras atividades do tipo. 

Ao escolher um esporte ou atividade na academia, é importante seguir as orientações dos instrutores. Da mesma forma, sempre procure um médico antes de iniciar qualquer atividade física para avaliar sua saúde com exames de rotina.

Além do exercício físico, é muito importante movimenta-se durante o dia, em casa ou no trabalho. Faça pausas e levante da cadeira, dê uma volta pelo escritório e faça alguns alongamentos. Esses intervalos fazem bem para o corpo e para a mente, pois também ajudam a organizar os pensamentos.

Aproveite os finais de semana para continuar em movimento, ainda que de forma mais leve. Escolha um armário para arrumar ou um quarto para decorar. Manter alguns hobbies, como andar de bicicleta ou caminhar no parque também é uma ótima prática. São atividades que podem ser feitas em família e com amigos, ajudando a manter uma vida saudável e melhorando a sua qualidade de vida.

O Dia Mundial da Saúde e Nutrição também alerta para a importância de manter a saúde ao manter consultas e exames preventivos sempre em dia. Afinal, com a prevenção é possível melhorar as chances de um diagnóstico precoce e, consequentemente, ter sucesso no tratamento. 

Está pronto para colocar estas dicas em prática e manter uma rotina saudável? Então, comece agendando seu exame de rotina na Clínica CEU!

5/5 - (1 vote)
Dia Mundial da Saúde e Nutrição: como manter uma rotina saudável de forma simples
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM