Dia Mundial da Pneumonia: o que você precisa saber sobre a enfermidade?

O Dia Mundial da Pneumonia é uma data criada com a proposta de conscientizar a população sobre os riscos dessa infecção que acomete vias aéreas e pode causar graves problemas à saúde.

Causada por bactérias, vírus e fungos, a pneumonia pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou até mesmo devido a mudanças bruscas de temperatura.

Para saber como se prevenir contra essa doença, acompanhe este post sobre o Dia Mundial da Pneumonia.

O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma infecção que atinge vias aéreas e pulmões. Essa doença é causada por agentes externos como bactérias, vírus, fungos ou substâncias químicas. A pneumonia é associada como a doença que ocorre no frio. Contudo, isso se dá ao fato das pessoas ficarem mais tempo em locais fechados e sem circulação de ar quando as temperaturas estão baixas, como no inverno, favorecendo a transmissão de vírus e bactérias.

O que é o Dia Mundial da Pneumonia

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado anualmente em 12 de novembro, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção dessa doença, evitando sequelas e problemas graves que podem ser causados por ela.

Como surgiu a data?

A data em que se comemora o Dia Mundial da Pneumonia foi criada em 2009 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de conscientizar a população sobre a doença, responsável por 18% das mortes infantis no mundo, e suas formas de prevenção.

5 dicas para evitar a doença

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado como forma de alertar a população sobre a necessidade de colocar medidas de prevenção em prática. Ainda que não exista uma maneira totalmente eficaz, alguns cuidados básicos podem contribuir para diminuir o risco de desenvolvimento da doença. Confira.

1 – Lave as mãos

Lavar as mãos de forma adequada é fundamental para diminuir o risco da pneumonia e também de inúmeras outras doenças. Afinal, muitos microorganismos entram no nosso organismo quando levamos as mãos à boca, nariz e olhos.

Por isso, lave as mãos sempre com água limpa e sabão, esfregando todas as partes, desde as palmas até a superfície e pontas dos dedos. Para complementar essa medida de higiene, utilize após a lavagem o álcool em gel.

2 – Não fume

Inúmeros estudos já comprovaram os malefícios do cigarro para a saúde, afetando não só o fumante, mas também as pessoas que estão ao seu redor de forma passiva. Parar de fumar é uma maneira de diminuir o risco para pneumonia e outras doenças respiratórias, além de minimizar o agravamento de doenças crônicas.

3 – Evite aglomerações

Algumas formas da pneumonia são agravadas por doenças simples, como a gripe. Desse modo, é fundamental evitar aglomerações, diminuindo o risco para doenças virais e bacterianas que podem circular em locais fechados e sem ventilação, como transportes públicos, supermercados e restaurantes.

4 – Mantenha as vacinas em dia

Existem algumas vacinas disponíveis para combater a pneumonia pneumocócica. Ainda que esse imunizante não seja capaz de prevenir todos os casos de pneumonia, ajuda a evitar as formas mais graves e comuns da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, outra grande aliada é a vacina contra a gripe, responsável por diminuir significativamente o número de hospitalizações por pneumonia. Dessa forma, é muito importante que sejam vacinados os grupos mais sujeitos às formas graves da gripe e pneumonia, como:

• idosos;
  • gestantes;
  • puérperas;
  • doentes crônicos;
  • imunossuprimidos;
  • profissionais de saúde;
  • crianças entre 6 a 2 anos;
  • pessoas privadas de liberdade.

Para aqueles que não se encaixam nos grupos prioritários do Sistema Único de Saúde (SUS), é possível receber a vacina contra a gripe e também contra a pneumonia pneumocócica em clínicas particulares.

5 – Faça exercícios respiratórios

Outra dica que pode ajudar na prevenção da pneumonia é a realização de exercícios respiratórios de respiração profunda e fisioterapia respiratória. Essa atividade ajuda a remover o muco e outras secreções que costumam se acumular nos pulmões, diminuindo o risco de pneumonia em algumas pessoas, principalmente aquelas mais debilitadas, que passam longos períodos deitadas.

O Dia Mundial da Pneumonia nos alerta para a importância do cuidado e prevenção, evitando problemas graves de saúde e contribuindo para a diminuição de casos entre a população mais debilitada, como idosos, crianças e imunossuprimidos.

Gostou destas informações? Então, veja também a importância de realizar exames periódicos!

Dia Mundial da Pneumonia: o que você precisa saber sobre a enfermidade?