Dia Mundial do Pulmão: 7 cuidados para manter a saúde do órgão em dia

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), as doenças pulmonares representaram 13% das mortes em 2020, causadas por patologias como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), câncer de pulmão, e pneumonia. Por motivos como esse, o Dia Mundial do Pulmão deve ser comemorado no Brasil.

Afinal, algumas doenças relacionadas a esse órgão que afetam boa parte da população brasileira podem ser evitadas com alguns cuidados, assim como suas possíveis complicações. 

A seguir, conheça um pouco mais sobre o Dia Mundial do Pulmão e alguns cuidados para manter a saúde desse órgão em dia!

O que é o Dia Mundial do Pulmão?

O dia 25 de setembro é comemorado como o Dia Mundial do Pulmão. Essa data tem como objetivo promover os cuidados relacionados a esse órgão, chamar a atenção para as doenças relacionadas e defender o direito da sociedade de respirar ar puro, sensibilizando os legisladores sobre a importância da prevenção da qualidade do ar.

Como o Dia Mundial do Pulmão surgiu?

O Dia Mundial do Pulmão surgiu em 2020, quando foi coordenado pelo Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (FIRS), com o intuito de diminuir a ocorrência de doenças respiratórias, assim como evitar complicações das que não podem ser eliminadas.

7 cuidados essenciais para manter a saúde do pulmão

Para cuidar bem da saúde pulmonar, é importante seguir alguns cuidados, colocando-os em prática na rotina. Isso porque, o Dia Mundial do Pulmão chama atenção para a necessidade de proteger a estrutura pulmonar, garantindo o bom funcionamento do órgão e evitando problemas que podem se tornar doenças, causando até mesmo a morte do indivíduo.

1. Tenha uma alimentação saudável

Algumas doenças pulmonares podem ser infecciosas e transmissíveis. Contudo, tais doenças se tornam ainda mais graves quando o organismo está com a imunidade baixa, abrindo portas para a atuação dos microorganismos.

Por isso, uma das formas de fortalecer a saúde pulmonar é fortalecendo o sistema imunológico com uma dieta equilibrada. Alimentos como frutas, verduras, vegetais e gorduras boas são fundamentais para isso. Do mesmo modo, é importante diminuir o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados.

2. Pratique atividades físicas

Outra forma de manter a saúde do pulmão é fugindo do sedentarismo. Com a prática regular de atividades físicas, é possível aumentar a frequência cardíaca, elevando a intensidade da respiração. 

Esse pode ser um exercício para os pulmões, aumentando a capacidade respiratória. Desse modo, quanto mais exercícios a pessoa fizer, melhor será o funcionamento de seu sistema pulmonar.

3. Beba água

Boa parte do corpo humano é composta por água, líquido importante para diversas funções, incluindo a qualidade respiratória dos pulmões. Ao manter-se hidratado, a consistência do muco no sistema respiratório torna-se ideal. Quando muito espesso, podem ocorrer problemas para respirar, além de aumentar as chances de infecções.

4. Evite exposição a poeiras e fumaça

Ao penetrar no organismo, substâncias como a poeira, gases, vapores e fumaça podem causar problemas respiratórios, como a enfisema pulmonar, por exemplo. Desse modo, é importante evitar lugares com grande poluição e, quando não for possível evitá-los, realizar uso de equipamentos de proteção adequados. 

5. Não fume

Assim como evitar ambientes com fumaça é importante para a saúde dos pulmões, eliminar o tabagismo é fundamental. Ao fumar, o indivíduo ingere inúmeras substâncias agressivas ao organismo, principalmente aos pulmões e sistema respiratório. Além da nicotina, outros elementos podem apresentar ação cancerígena. Portanto, entre os cuidados para manter a saúde dos pulmões, evitar o cigarro é um dos principais.

6. Mantenha a limpeza da casa

Viver em um ambiente limpo e arejado é uma forma de manter a manutenção da saúde pulmonar, evitando substâncias agressivas como poeira, ácaros e fungos. Tais agentes são responsáveis por diversos problemas respiratórios, e podem ser evitados com a limpeza do ambiente.

7. Faça exames periodicamente 

Por último, e tão importante quanto as anteriores, visite o médico e realize exames preventivos. Esse acompanhamento periódico possibilita diagnosticar doenças em fases iniciais, evitando complicações e melhorando as chances de cura dos tratamentos. 

O Dia Mundial do Pulmão contribui para conscientizar a população sobre a importância de aplicar os cuidados acima em sua rotina, melhorando a saúde pulmonar e evitando doenças sérias que podem levar à morte.

Gostou deste assunto? Então, veja como funciona a cintilografia de perfusão pulmonar!

3.7/5 - (17 votes)
Dia Mundial do Pulmão: 7 cuidados para manter a saúde do órgão em dia
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM