Novembro Azul: saiba mais sobre a campanha para saúde do homem

A campanha Novembro Azul é realizada anualmente com o objetivo de chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde masculina. Além do consumo excessivo de álcool, tabaco, sedentarismo e má alimentação, os homens também não apresentam o hábito de realizar exames preventivos, deixando sua saúde em risco principalmente para o câncer de próstata.

A seguir, acompanhe conosco a importância de realizar exames de rotina e quais os principais indicados para a saúde dos homens.

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo todo, com o objetivo de mostrar a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Afinal, em grande parte dos casos, a doença se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas.

Com medidas preventivas incentivadas pelo Novembro Azul, como a realização de exames específicos, é possível realizar diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura.

Como surgiu a campanha?

A campanha teve origem na Austrália, em 2003. O intuito era chamar atenção da sociedade para a importância de medidas de prevenção e diagnóstico precoce no câncer de próstata e outras doenças mais frequentes na população masculina.

Por que o homem deve se preocupar com a saúde?

De acordo com dados levantados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Ministério da Saúde, as mulheres vão ao médico com maior frequência que os homens.

Somente no primeiro semestre de 2022, foram 1,2 milhão de consultas de pacientes mulheres por ginecologistas, enquanto somente 200 mil foram consultas de homens para urologistas.

Na fase jovem, a saúde do homem pode ser comprometida por DSTs, como HPV, sífilis, gonorreia e a própria AIDS. Assim, o uso de preservativos já evitaria a transmissão dessas doenças. Outro problema nesta fase da vida é a ejaculação precoce. A causa para a condição pode ser tanto psicológica quanto orgânica. Uma vez identificado o problema, é preciso buscar ajuda para o tratamento.

Na fase adulta e idosa, o homem passa a ficar mais suscetível a outros problemas, como a disfunção erétil — problema muito comum – é um tabu para o sexo masculino, mas não pode ser simplesmente ser ignorado. Essa disfunção pode ser sinal de problemas psicológicos ou doenças crônicas.

Além disso, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens de 20 a 40 anos. Quando diagnosticada em estágio inicial, a doença possui possibilidade de cura em cerca de 90% dos casos. Nesse sentido, é imprescindível a observação constante do volume da bolsa escrotal e buscar um médico mediante quaisquer anormalidades.

8 exames essenciais para a saúde masculina

Os exames periódicos são essenciais para a detecção precoce de doenças na população masculina, principalmente aquelas assintomáticas. Por isso, campanhas como Novembro Azul são fundamentais para conscientizar sobre a importância de buscar ajuda médica. A seguir, conheça os 8 exames periódicos essenciais para a saúde masculina:

1. Hemograma

O hemograma, ou exame de sangue, é uma das avaliações básicas dos exames periódicos, fundamental para verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Por meio dele é possível avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes, e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais.

2. Exame de urina

Por meio do exame de urina é possível oferecer informações importantes em relação ao estado fisiológico do organismo, como a prevenção de doenças sistêmicas e a função dos rins.

3. Exame de fezes

Assim como o exame de urina, o exame de fezes é essencial para avaliar a presença de parasitas, microorganismos e também bactérias que possam estar presentes no organismo do homem.

4. Avaliação ergométrica

Chamado popularmente de teste de esforço, esse exame é uma forma de identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionados por esforço e consiste em provocar o máximo de potência física sob supervisão.

5. Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é utilizado para detectar possíveis problemas cardíacos, muito comum entre os homens. Para aqueles que não apresentam histórico familiar, sua recomendação para fazer parte dos exames preventivos é a partir dos 50 anos.

6. Raio-x de tórax

O raio-x de tórax está presente, muitas vezes, entre os exames periódicos, para avaliar distúrbios e anormalidades de órgãos localizados na região torácica, como pulmões, ossos, coração e até mesmo vasos que estão nesta área.

7. Ultrassom de abdômen

Este exame é utilizado para avaliar e diagnosticar possíveis alterações no fígado, rins, vesícula biliar, bexiga e também grandes vasos. De forma não invasiva, o ultrassom abdominal é realizado por meio da geração de ondas sonoras de alta frequência que ajudam a visualizar o conteúdo corporal.

8. Dosagem do PSA

Por fim, a dosagem do PSA é um exame específico do homem. A dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é usado para diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, sendo também usado para o acompanhamento da doença e em seu pós-tratamento.

A campanha Novembro Azul é fundamental para garantir a saúde do homem, incentivando a busca por atendimento médico para a realização de exames preventivos. Afinal, a prevenção é a melhor forma de garantir o bem-estar e qualidade de vida!

Gostou deste conteúdo? Então, veja também porque o diagnóstico precoce é o melhor caminho para a cura do câncer de próstata!

Novembro Azul: saiba mais sobre a campanha para saúde do homem