Dia Mundial da Saúde Digestiva

O Dia Mundial da Saúde Digestiva acontece em 29 de maio. Essa data tem como missão orientar a população a respeito da importância e diagnóstico precoce de distúrbios e patologias que afetam a sistema digestivo. Neste post, confira informações importantes relacionadas a saúde digestiva, principais doenças e exames usados para diagnosticá-las. 

Qual a importância do dia mundial da saúde digestiva

As doenças que afetam a saúde digestiva costumam estar relacionadas aos hábitos de vida. Desse modo, a alimentação não-saudável, sedentarismo, estresse e tabagismo podem contribuir para a piora de algumas doenças e desenvolvimento de transtornos.

Por esse motivo, é fundamental uma data como o Dia Mundial da Saúde Digestiva para incentivar a sociedade a conhecer mais sobre o assunto e aderir a hábitos que podem ajudar no diagnóstico precoce, como os exames preventivos.

Quais são as principais doenças que podem afetar o sistema digestivo?

Conforme a Organização Mundial de Gastroenterologia, atualmente, 20% da população mundial apresenta algum problema na saúde digestiva. Contudo, somente metade dessas pessoas buscam atendimento médico. A seguir, confira os principais problemas que podem atingir o sistema digestivo.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno do alimento devido o efeito do suco gástrico no organismo. Em muitos casos, não se dá atenção necessária para esse problema. 

No entanto, quando não tratado corretamente, o refluxo pode causar uma esofagite, além de outras complicações como asma, laringite, tosse crônica e problemas nos esmaltes do dente.

O tratamento para essa condição que afeta a saúde digestiva inclui, além da prescrição de medicamentos para diminuir o suco gástrico, mudanças na alimentação e também nos hábitos de vida.

Dispepsia

A dispepsia é a dificuldade que o organismo encontra para digerir os alimentos. Pessoas com dispepsia costumam ter sintomas como azia, mal-estar, dores abdominais, arrotos e sensação de saciedade antes do esperado.

A doença pode ser provocada por úlceras, refluxos, doenças no pâncreas, biliares ou mesmo por tumores. Além disso, pode acontecer mesmo que não existam alterações no organismo. Em casos como esse, o tratamento pode ser feito com mudanças nos hábitos de vida e também na alimentação, incentivando a digestão a funcionar normalmente.

Síndrome do intestino irritável

Outra doença que afeta a saúde digestiva é a síndrome do intestino irritável. Esse problema está relacionado à sensibilidade no trato intestinal. Portanto, pode haver reação do órgão conforme a alimentação do indivíduo e também diante do estresse e ansiedade. 

A síndrome do intestino irritável é uma disfunção muscular que pode acelerar ou retardar o trabalho do intestino. Assim, a consistência das fezes se modifica, podendo causar diarreia, prisão de ventre, gases, distensão abdominal e evacuação incompleta.

Quais exames podem diagnosticar doenças que afetam a saúde digestiva?

A saúde digestiva influencia em todo o organismo. Por isso, é importante realizar exames de rotina para garantir seu funcionamento adequado. Confira alguns exames usados para avaliar e diagnosticar problemas que afetam o sistema digestivo.

Endoscopia digestiva 

A endoscopia digestiva é feita para permitir ao médico visualizar imagens do sistema digestivo, por meio de uma câmera. Durante esse procedimento, é possível tratar e resolver lesões, evitando assim a necessidade de cirurgias. Para sua realização, o paciente deve estar em jejum, e é sedado, evitando desconforto. 

Colonoscopia 

Já a colonoscopia é um exame feito para detectar anormalidades no intestino grosso e final do intestino delgado, como crescimento anormal de tecidos, divertículos, pólipos e tumores. 

Por meio de uma câmera localizada em um tubo fino e flexível, os médicos podem visualizar as mucosas com qualidade. Para a realização do exame, o paciente deve ter um preparo especial que inclui dieta leve e limpeza do intestino por meio de laxantes. 

É importante lembrar que, a maioria das doenças graves que podem comprometer a saúde digestiva podem ser diagnosticadas em exames de rotina. Por isso, não deixe de fazer seus exames periódicos. Assim, você garante a prevenção e diagnósticos precoces, melhorando as formas de tratamento.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça também 7 dicas de alimentação saudável para alcançar o equilíbrio em seu organismo!

Rate this post
Dia Mundial da Saúde Digestiva
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM