Dezembro Vermelho: você sabe o que é a campanha?

O Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids. A data chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Ainda é um grande desafio conscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce. Por isso, campanhas como Dezembro Vermelho ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames de rotina, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento adequado para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença.

Para entender melhor este assunto, acompanhe a leitura sobre à campanha Dezembro Vermelho!

O que é a campanha Dezembro Vermelho?

A campanha Dezembro Vermelho chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Composta por um conjunto de atividades e mobilizações para enfrentamento ao HIV/Aids e demais IST (infecções sexualmente transmissíveis), a campanha segue os princípios do Sistema Único de Saúde, integrado toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Como surgiu a Campanha?

Em 1988, o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), criou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado anualmente no dia 1º de dezembro, como forma de conscientizar os brasileiros sobre a Aids e o HIV. 

Após alguns anos, em 2017, o governo federal lançou a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids, movimento chamado Dezembro Vermelho. O nome está relacionado a cor que simboliza a luta contra a doença e o respeito às pessoas soropositivas.

No Brasil, a campanha tem como objetivos assegurar os direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus ou a doença, assistir e proteger as que foram expostas ao vírus, e promover eventos sobre a conscientização sobre o tema, incentivando a prevenção.

Qual a importância da campanha Dezembro Vermelho?

A campanha é essencial para o combate à Aids, uma vez que a medida ajuda na conscientização da população em relação ao vírus e a doença, divulgando informações importantes sobre os métodos de prevenção, tratamento e a importância do diagnóstico precoce.

Em todo o país, os estados se organizam para celebrar a campanha Dezembro Vermelho com ampliação da testagem de ISTs, maior acesso a autotestes de HIV e distribuição de insumos de prevenção contra, como preservativos masculinos e femininos.

Qual a importância dos exames de rotina neste contexto?

Considerando que o HIV afeta o sistema imunológico, responsável pelas defesas do corpo contra infecções e doenças, o indivíduo portador do vírus se torna impossibilitado de se proteger contra essas infecções. 

Alguns dos sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos como dores de garganta, dores de cabeça, febre constante, dores musculares, calafrios e mal-estar. Os sintomas podem estar presentes duas semanas após a contaminação, ou mesmo nunca se manifestarem.

Por isso, os exames de rotina são fundamentais para diagnosticar a doença ainda no início. Por meio da sorologia usada no exame de sangue é possível identificar a exposição ao vírus. Caso seja positivo, outro teste é realizado para confirmação, e deve ser feito 30 dias após o contato de risco.

Além do vírus do HIV e a Aids, boa parte das doenças graves na vida do indivíduo podem ser diagnosticadas com exames de rotina. Alterações em exames são formas do organismo demonstrar que algo não está funcionando como deveria.

Dessa maneira, é muito importante que os exames preventivos sejam realizados periodicamente, quando médicos suspeitam de algum sintoma ou quando a pessoa não se sinta bem, como é informado nas medidas de conscientização da Dezembro Vermelho.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, conheça a importância do diagnóstico precoce na luta contra a Aids!

Rate this post
Dezembro Vermelho: você sabe o que é a campanha?
Zeit

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1