Maio Roxo: entenda a importância da campanha para a saúde intestinal

Neste mês é comemorado o Maio Roxo, campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs). Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DII são classificadas principalmente pela doença de Crohn e retocolite ulcerativa, doenças inflamatórias crônicas do trato digestório.

Estima-se que no mundo mais de 5 milhões de pessoas são afetadas por doenças inflamatórias intestinais. Por esse motivo, a adesão a campanhas como essa é fundamental. 

A seguir, conheça um pouco mais sobre a importância da campanha Maio Roxo para a saúde intestinal.

O que é o Maio Roxo?

A campanha Maio Roxo é voltada para a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais e tem como objetivo garantir que pacientes com essas doenças tenham qualidade de vida, além de alertar a população para a importância da prevenção destas patologias, além do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais.

Quando surgiu a data?

A data que marca a comemoração do Maio Roxo foi criada no Brasil considerando o dia 19 de maio, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A campanha acontece anualmente e foi criada pela SBCP.

Qual a importância da Campanha Maio Roxo?

A campanha do Maio Roxo é uma maneira de conscientizar a população a respeito dos cuidados e prevenção das doenças inflamatórias intestinais. Além disso, tem como propósito informar sobre cuidados que contribuem para melhorar a qualidade de vida daqueles que já estão acometidos por essas enfermidades. 

Conheça 10 cuidados com a saúde intestinal

Entre as informações que a campanha Maio Roxo traz à população, estão presentes os cuidados que devem ser praticados para garantir a saúde intestinal e evitar o desenvolvimento de doenças inflamatórias. 

A seguir, confira 10 dicas de cuidados que podem ajudar a manter a saúde intestinal em dia.

1. Ter uma alimentação saudável

A alimentação tem uma grande influência em diferentes partes do organismo. Assim, contar com uma dieta equilibrada pode manter um bom funcionamento do intestino, além de contribuir para uma vida saudável

Consumir alimentos ricos em vitaminas, proteínas e fibras permite o fortalecimento do corpo, aumentando a disposição e evitando ressecamento, inflamações ou mesmo a hiperatividade do intestino, evitando assim o desenvolvimento de algumas patologias.

Desse modo, é importante incluir na rotina uma alimentação com diversidade de grãos, legumes e frutas.

2. Beber muita água

A ingestão de grandes quantidades de água é fundamental para todo o organismo, principalmente para o intestino. Afinal, de nada adianta ter uma alimentação rica em fibras sem a ingestão de água. A hidratação permite evitar o ressecamento das fezes e melhora o funcionamento dos órgãos.

3. Mastigar bem durante as refeições

Outro cuidado que deve ser adotado para evitar o desenvolvimento de doenças que fazem parte do alerta da campanha Maio Roxo é melhorar a mastigação dos alimentos. Para que o alimento seja digerido de forma correta, deve ser mastigado com calma, sem pressa. 

Portanto, evite comer em pouco tempo. Deixe de lado também o celular ou a televisão. Durante a refeição, separe este momento para prestar atenção em sua mastigação.

4. Evitar o uso de laxantes

Utilizar laxantes em excesso e sem orientação médica pode, a longo prazo, causar prejuízos ao intestino. Dessa forma, antes de recorrer a esse tipo de medicamento, busque ajuda médica.

5. Reduzir a ingestão de alimentos processados

Os alimentos industrializados e processados devem ser evitados não só em relação ao sistema intestinal. Afinal, estes produtos são ricos em carboidratos, conservantes, sódio e outras substâncias que não trazem nenhum benefício ao organismo.

6. Investir no uso de probióticos

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando ingeridos moderadamente, exercem efeitos benéficos na flora intestinal. Por isso, é interessante investir no uso de produtos como esse. No mercado, é possível encontrá-los em iogurtes e leites fermentados.

7. Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas também é um cuidado que contribui para o melhor funcionamento da saúde intestinal. Seja uma caminhada, natação, ioga ou mesmo ginástica, qualquer forma de evitar o sedentarismo já é bem-vinda.

8. Diminuir o consumo de álcool e cigarro

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode ser prejudicial à saúde intestinal e de todo o organismo. Por esse motivo, é importante reduzir ou evitar o álcool e o cigarro. Isso porque, o excesso dessas substâncias pode causar irritação da flora intestinal. 

9. Evitar o estresse

O estresse é outro responsável pelo desencadeamento de diversas doenças, entre elas, as inflamações intestinais. Portanto, é preciso respeitar os limites do corpo, considerando que o emocional reflete na parte física. Tente manter boas noites de sono de, no mínimo, 8 horas e descansar sempre que possível, praticando atividades de lazer.

10. Mantenha os exames em dia

Por fim, o Maio Roxo também aponta a importância de manter as consultas médicas e exames preventivos em dia. Com esse acompanhamento, é possível diagnosticar e evitar doenças e complicações que podem se agravar. 

Muitas doenças graves podem ser diagnosticadas em um check-up simples. São alterações em exames de rotina, na maioria das vezes, que nos alertam e mostram que algo pode estar errado.

Você conferiu a importância da campanha Maio Roxo para a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais e, além disso, conheceu os principais cuidados para evitar essas enfermidades. Além de colocá-los em prática, é o momento de marcar seus exames de rotina.

Que tal começar a cuidar da sua saúde intestinal? Agende agora mesmo seus exames na Clínica CEU!

Rate this post
Maio Roxo: entenda a importância da campanha para a saúde intestinal
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM