Dia Mundial de Combate à Tuberculose: qual importância da prevenção?

Pela importância da epidemiológica e seu impacto na mortalidade, a data de 24 de março foi declarada como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A OMS (Organização Mundial da Saúde) criou a campanha como forma de conscientizar a população em relação à doença.

A tuberculose é uma das doenças que mais mata no mundo. Por isso, a situação alarmante obrigou que organizações aderissem à campanha anualmente, contribuindo para educar as pessoas a respeito dessa enfermidade.

A seguir, entenda a importância do Dia Mundial de Combate à Tuberculose!

O que significa o Dia Mundial de Combate à Tuberculose?

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é a campanha organizada pela OMS que busca conscientizar a população sobre os cuidados, diagnóstico e tratamento para a enfermidade.

De acordo com estimativas do órgão, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, causador a tuberculose e apresenta risco de desenvolver a doença. São cerca de 8,8 milhões de portadores de tuberculose e 1,1 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Como surgiu a data?

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi criada em 1982 pela OMS em homenagem aos 100 anos de do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, o Mycobacterium tuberculosis, pelo médico Robert Koch, em 24 de março de 1882.

No passado, a doença era descrita como tísica. Além disso, no Século XIX, no auge da doença, era conhecida como peste branca. No entanto, já no início do Século XX, ocorreu uma melhora dos índices de infecções e morte pela doença.  Em meados de 1980, aconteceu o retorno global da Tuberculose.

Dia Mundial de Prevenção à Tuberculose: como a doença se comporta no Brasil?

Atualmente, o Brasil ocupa o 17.º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos da doença no mundo. Ainda que seja uma doença passível de prevenção, tratamento e cura, a tuberculose ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Por isso, campanhas como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose são essenciais.

O que é a Tuberculose?

A tuberculose é uma doença considerada infectocontagiosa, devido à sua forma de transmissão. Os pulmões são os maiores infectados, mas ela não se restringe a eles, podendo afetar os rins, ossos e as meninges, as membranas que cobrem o músculo cerebral.

A doença afeta tanto jovens quanto adultos e mata mais do que o HIV/AIDS, de acordo com a OMS. Inclusive, existem grupos de pessoas mais vulneráveis, como portadores do HIV, diabéticos e consumidores compulsivos de drogas, como o álcool, o cigarro e outras – nessas condições a defesa do organismo fica comprometida.

Quais os sintomas da doença?

A tuberculose tem sintomas bem característicos que são, no início, tosse seca acompanhada de secreção ao longo de mais de três semanas. Seguindo a evolução da doença, os próximos sinais são:

• Prostração e cansaço excessivo;
  • Tosse com sangue ou pus;
  • Rouquidão;
  • Falta de apetite;
  • Febre no período da tarde seguida de suor noturno;
  • Emagrecimento.

Existe prevenção?

A primeira prevenção é a vacina BCG, aplicada no recém-nascido, mas ela não é eficaz contra a tuberculose pulmonar. Por isso, orienta-se manter a higiene, lavando sempre bem as mãos e mantendo distância segura de pessoas suspeitas. Há também um tipo de prevenção secundária, recomendada para aqueles que convivem com doentes, segundo o Portal Fiocruz.

Como evitar a tuberculose?

A vacinação é a principal prevenção da tuberculose. Além disso, é importante ficar bem atento aos sintomas iniciais da doença. Uma vez observados esses indícios, a pessoa deve ser encaminhada para a unidade de saúde mais próxima de sua casa e passar por triagem – que deve conduzi-la a um hospital, caso se confirme suspeita da doença. Os exames que atestam a tuberculose são a baciloscopia, raio-X de tórax. Em casos graves pode ser necessária a realização de biópsia.

É imprescindível o tratamento precoce da doença, uma vez que cada pessoa portadora da tuberculose pulmonar, que não busca tratamento, pode infectar em média 10 a 15 pessoas anualmente, em média.

Por isso, para evitar a doença, é importante manter-se informado por campanhas como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Além disso, realizar consultas e exames preventivos, de modo a obter rápido diagnóstico, tratamento precoce e a cura para a doença.

Gostou deste conteúdo sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose? Então, continue acompanhando as novidades do nosso blog e, caso queira marcar o seu exame de rotina conosco, acesse o nosso agendamento!

5/5 - (1 vote)
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: qual importância da prevenção?