Luta Contra Aids: entenda a importância do diagnóstico precoce

Comemorado em 1º de dezembro, o Dia Mundial da Luta Contra Aids é uma data cujo objetivo é reforçar para a sociedade a importância da conscientização e prevenção da doença. 

Como forma de promover troca de informações e experiências, além de mostrar a importância de entender melhor a doença para praticar a solidariedade e eliminar tabus, a luta contra Aids utiliza diferentes meios de comunicação,

Além da doença, a data esclarece também como ela é causada, pela infecção por HIV, informa as formas de transmissão, detecção e tratamento. Por isso, a celebração internacional é considerada um evento anual em boa parte dos países. 

Contudo, ainda é um grande desafio conscientizar a população jovem sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce, questão que deve ser contornada visto que o tratamento adequado permite que o indivíduo viva com o vírus sem desenvolver a doença. Para entender melhor este assunto, acompanhe a leitura sobre a importância da luta contra Aids!

O que é Aids?

Denominada Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ou simplesmente Aids, é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo vírus HIV (Imunodeficiência Humana). Uma vez que o HIV se instala, o organismo não consegue se livrar. Sua transmissão é feita por meio de contato com sangue, sêmen ou fluídos vaginais infectados.

O vírus afeta em especial as células do sistema imunológico e, sem o tratamento adequado com antirretrovirais (TARVs) o corpo se torna incapaz de lutar contra as infecções desenvolvidas ao longo dos anos, como a Aids. Muitas pessoas infectadas com o HIV não apresentam sintomas durante 10 anos ou mais. Dessa forma, a única maneira de saber se a pessoa está infectada é por meio de testes. 

O tratamento com antirretroviral permite que a pessoa tenha uma vida normal, sem o desenvolvimento da Aids e, em muitos casos, sem se tornar capaz de transmitir o vírus, visto que ele pode se tornar indetectável. Para isso, é fundamental estar com exames de rotina em dia e realizar o acompanhamento médico indicado.

Qual a importância do diagnóstico precoce na Luta Contra Aids?

A luta contra Aids foi instituída em 1º de dezembro de 1987 com o apoio da ONU (Organizações das Nações Unidas). Essa data tem como objetivo informar, educar, sensibilizar e celebrar a memória das pessoas que morreram em decorrência da doença. Além disso, ainda comemora as vitórias pelas conquistas, como o acesso a serviços de tratamento e prevenções disponíveis. 

De acordo com a Vigilância de Infecções Sexuais Transmissíveis, as medidas de tratamento e prevenção do HIV/Aids não só podem impedir um avanço da epidemia da doença como também garantir que o tratamento adequado seja realizado.

Com um diagnóstico precoce e o tratamento correto, com medidas de prevenção e profilaxia, a pessoa pode reduzir sua carga viral para indetectável, evitando a transmissão da doença para outras pessoas e aumentando a qualidade de vida e bem-estar do portador. 

Por que manter os exames de rotina em dia?

Considerando que o HIV afeta o sistema imunológico, responsável pelas defesas do corpo contra infecções e doenças, o indivíduo portador do vírus se torna impossibilitado de se proteger contra essas infecções. 

Alguns dos sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos como dores de garganta, dores de cabeça, febre constante, dores musculares, calafrios e mal-estar. Os sintomas podem estar presentes duas semanas após a contaminação, ou mesmo nunca se manifestarem.

Por isso, os exames de rotina são fundamentais para diagnosticar a doença ainda no início. Por meio da sorologia usada no exame de sangue é possível identificar a exposição ao vírus. Caso seja positivo, outro teste é realizado para confirmação, e deve ser feito 30 dias após o contato de risco.

Além do vírus do HIV e a Aids, boa parte das doenças graves na vida do indivíduo podem ser diagnosticadas com exames de rotina. Alterações em exames são formas do organismo demonstrar que algo não está funcionando como deveria.

Dessa maneira, é muito importante que os exames preventivos sejam realizados periodicamente, quando médicos suspeitam de algum sintoma ou quando a pessoa não se sente bem.

Agora que você entendeu a importância da luta contra Aids, realize seus exames e consultas anualmente para manter a saúde em dia e evitar maiores problemas que podem ser causados com um diagnóstico tardio.

Gostou destas informações? Então, veja como fazer exames de rotina no isolamento social!

5/5 - (1 vote)
Luta Contra Aids: entenda a importância do diagnóstico precoce
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM