Segundo estimativa do Ministério da Saúde, foram registrados mais de 14 mil novos casos de linfoma no Brasil, somente em 2021. Considerando que boa parte da população não sabe sobre o que se trata, o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, comemorado hoje, 15 de setembro, é uma importante forma de alertar a sociedade sobre o diagnóstico e prevenção da doença.
Afinal, o diagnóstico precoce é um principal aliado para o sucesso do tratamento. A seguir, saiba mais sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas e a importância dessa data!
Os linfomas são tipos de câncer que atacam o sistema linfático, composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas do corpo para ajudar na defesa contra infecções e responsável por ajudar a combatê-las.
O sistema linfático produz e transporta as células que combatem as infecções e participam do sistema imunológico, chamadas glóbulos brancos.
O linfoma se forma quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e, com isso, acabam se multiplicando sem parar. Os linfomas são divididos em 2 tipos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH).
O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas é celebrado anualmente em 15 de setembro, como forma de ressaltar a importância dos exames preventivos para o diagnóstico da doença.
Além disso, a campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos sintomas do linfoma. Ação que possibilita um tratamento adequado e de sucesso.
A data destinada ao Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas surgiu pela Coalizão Linfoma, organização internacional que se dedica à prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 4 mil pessoas morrem anualmente devido a linfomas no Brasil, sendo a principal causa dos óbitos a falta de conhecimento sobre a doença.
O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas está aliado a estratégias de prevenção, assim como o diagnóstico precoce, importante forma de oferecer ao paciente maiores chances de cura e aumento de sua sobrevida.
Ao ser descoberto ainda no início, o linfoma pode receber as intervenções adequadas em fases iniciais, quando a maioria dos tratamentos é mais efetivo. A demora para o diagnóstico diminui a possibilidade de cura, qualidade de vida do paciente e aumenta a morbidade.
Além disso, o diagnóstico tardio eleva o custo do tratamento, a taxa de mortalidade e o número de pessoas com sequelas graves após a terapia. Por isso, os exames preventivos são fundamentais, contribuindo para que o diagnóstico precoce seja possível.
A presença de gânglios aumentados (carocinhos no corpo) pode representar os primeiros sinais de linfoma. Ao realizar um exame físico apurado, o especialista pode sentir essa alteração em regiões em que os nódulos linfáticos são mais fáceis de detectar, como pescoço, axila e virilha.
Contudo, o aumento dos gânglios também pode ocorrer em locais imperceptíveis, como região do tórax e abdômen. Por isso, contar com exames preventivos para confirmar ou excluir a presença dessa alteração é muito importante.
O hemograma completo, conhecido também como exame de sangue, pode ser solicitado pelo médico, de forma a avaliar importantes dados de risco sobre a doença, ajudando a identificar sua presença e outras alterações.
A partir dos sintomas apresentados, o especialista também poderá solicitar uma biópsia, avaliada em laboratório. Esse exame permite ao médico afirmar ou excluir a presença de linfoma no organismo.
A tomografia computadorizada é um exame que, com o auxílio de um equipamento de raio-x e computadores programados para obter imagens em altíssima qualidade, torna possível identificar se algum órgão ou linfonodo está aumentado.
A ressonância magnética é um método de exame de imagem que utiliza ondas eletromagnéticas, permitindo uma avaliação de órgãos internos de forma mais abrangente. Contudo, não é um exame usado com tanta frequência para identificar linfomas quando a tomografia.
O pet scan é um exame de alta confiabilidade, usado para medir as variações em processos bioquímicos no organismo. Além de identificar o gânglio linfático aumentado, o exame também permite identificar se essa alteração é benigna. O pet scan ajuda na identificação de alterações também em pequenas áreas, permitindo que o médico avalie a resposta do tratamento.
O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas é uma data essencial para alertar a população sobre a importância da realização de exames de rotina, permitindo que o diagnóstico precoce seja realizado. Desse modo, o tratamento pode levar a qualidade de vida e maiores chances ao paciente.
Os seus exames periódicos estão em dia? Caso não estejam, faça agora mesmo seu agendamento na Clínica CEU! Além disso, confira também como saber quais os sintomas de linfomas!