Dia Mundial do Rim e importância da punção renal na prevenção de doenças

Celebrado na segunda quinta-feira deste mês de março, dia 10, o Dia Mundial do Rim ressalta a importância dos cuidados necessários para obter um diagnóstico precoce para doenças relacionadas aos rins. A doença renal crônica, que afeta 1 entre 10 pessoas no mundo e sua progressão pode ser controlada.

Em casos graves, a doença renal crônica pode evoluir para estágios que necessitam de tratamentos como transplante renal ou diálise. Contudo, com exames como a punção renal é possível evitar o rápido avanço da doença com um diagnóstico precoce. Por isso, acompanhe a importância deste exame e os cuidados que devem ser ressaltados no Dia Mundial do Rim!

Como surgiu o Dia Mundial do Rim?

O Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 10 de março, foi criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) em conjunto com a Federação Internacional de Fundações do RIM (IFKF).

Ao reunir milhões de pessoas em mais de 150 países, o objetivo do Dia Mundial do Rim é despertar a importância da conscientização sobre a saúde renal. Com os cuidados adequados, é possível evitar doenças graves e crônicas, além de identificá-las ainda no início por meio de exames como a punção renal.

5 dicas para cuidar melhor do rim

Além do exame de punção renal para diagnosticar as doenças do rim, o Dia Mundial do Rim ressalta a importância dos cuidados que devem ser adotados desde a infância. A seguir, conheça 5 dicas essenciais para manter a saúde renal.

1. Beba água

A ingestão de água é uma das formas mais importantes de manter a saúde renal. Além da hidratação no corpo, a água tem papel fundamental no bom funcionamento dos órgãos. Por meio da ingestão, os rins podem realizar a desintoxicação do corpo, por isso, é fundamental beber grandes quantidades de água por dia.

Sentir sede é um sinal de que o organismo já está desidratado e precisa de água. Portanto, o recomendado é beber água durante todo o dia, evitando sentir sede. O recomendado é que a ingestão de água seja de, pelo menos, 2 litros de água por dia.

2. Capriche na alimentação

A alimentação equilibrada traz diversos benefícios para o corpo, principalmente para os rins. O consumo excessivo de sal acaba eliminando certas proteínas renais. Já quando a pessoa sofre com hipertensão arterial, o problema se torna ainda mais agressivo para o órgão.

Assim, diminuir a quantidade de sal na alimentação é uma excelente forma de evitar as doenças renais. Do mesmo modo, é importante evitar o excesso de gordura, prevenindo a obesidade, diabetes e hipertensão, doenças também agressivas para os rins, e aumentar o consumo de vitaminas e fibras.

3. Tenha cuidado com as bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação. O excesso de álcool no organismo é prejudicial aos rins e pode causar hipertensão, além de afetar o corpo em diferentes doenças.

4. Evite a automedicação

A automedicação é uma ação muito comum, principalmente, com a presença de sintomas simples e corriqueiros, como dores de garganta, dor de cabeça e musculares. Contudo, quando utilizados em excesso, analgésicos, anti-inflamatórios e outros medicamentos trazem problemas graves aos rins ao longo prazo. Por isso, é essencial que os medicamentos utilizados sejam realizados somente com prescrição médica e na dosagem correta, quando realmente houver necessidade.

5. Faça exames regularmente

Considerando que algumas doenças renais são silenciosas e não apresentam sintomas nos estágios iniciais, consultas e exames como a punção renal devem ser realizados regularmente, a fim de identificar as doenças renais ainda de forma precoce. Desse modo, quando houver casos de hipertensão, cálculo renal e diabetes no histórico familiar, o acompanhamento de rotina se torna ainda mais importante

A importância da punção renal para a prevenção de doenças

A punção renal, ou biópsia dos rins, é indicada para pacientes que apresentam proteínas ou sangue na urina, caracterizando o mau funcionamento renal, como síndrome nefrótico ou insuficiência renal aguda.

Após o exame, o paciente deve ficar em observação por 12 horas. No entanto, o procedimento em si demora por volta de 30 minutos para ser realizado. Além disso, é essencial pontuar que a punção biópsia renal não deve ser feita em pessoas que possuam:

• Problemas na coagulação sanguínea;
  • Rins policísticos ou atrofiados;
  • Hipertensão fora de controle;
  • Infecção urinária.

O Dia Mundial do Rim contribui para que a importância das consultas de rotina, cuidados diários e exames como a punção renal sejam realizados, de modo a melhorar a saúde do indivíduo oferecendo melhores chances de tratamento também com um diagnóstico precoce.

Quer saber mais sobre exames periódicos? Então, entenda também a importância dos exames preventivos!

Dia Mundial do Rim e importância da punção renal na prevenção de doenças