O ultrassom abdominal é um exame de diagnóstico por imagem, seguro e não invasivo. Essa avaliação pode ser feita em consultas de rotina por sua rapidez e facilidade. Além de não emitir radiação, não oferece nenhum risco à saúde.
Dessa forma, o exame permite visualizar órgãos internos da região abdominal por meio de ondas sonoras de alta frequência, ajudando no diagnóstico e acompanhamento de alterações presentes nos órgãos abdominais. A seguir, conheça os principais cuidados antes de fazer um ultrassom abdominal.
O ultrassom permite que o médico avalie a saúde dos órgãos dessa região. Assim, o exame pode ajudar a diagnosticar doenças em vias biliares, útero, ovários, bexiga, vesícula e próstata. Entre elas:
O exame de ultrassom abdominal deve ser feito em clínicas de diagnóstico por imagem. Para o procedimento, usa-se o ultrassom, com auxílio do transdutor, aparelho que tem contato com a superfície do corpo do paciente.
Desse modo, médico faz aplicação de gel de contato, para ajudar no exame, e desliza o aparelho por toda região abdominal, criando imagens que podem ser analisadas em tempo real pelo computador.
O ultrassom abdominal é um exame simples, que não exige grandes cuidados. No entanto, conforme a região a ser avaliada, pode ser necessário algum preparo. A escolha para o tipo de exame é feita pelo médico, de acordo com sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
Assim, o ultrassom abdominal pode ser total, para avaliar todos os órgãos sólidos ou não de toda a área abdominal, ou pode ser superior e inferior. Esses dois tipos são indicados para avaliar regiões específicas do abdome.
No ultrassom abdominal superior, o médico avalia e detecta possíveis doenças ou alterações no pâncreas, fígado, baço, rins, vesícula biliar, vias biliares, aorta e veia cava inferior. Já no ultrassom abdominal inferior, é possível visualizar órgãos como a bexiga, útero, ovários, trompas, próstata e vesículas seminais. A depender do exame solicitado, o preparo pode ser diferente.
Ainda que seja um exame pouco complexo e não exija grandes restrições, o ultrassom abdominal precisa de alguns cuidados simples para garantir o melhor resultado. Por isso, conheça algumas orientações necessárias para o exame:
Vimos a importância do exame de ultrassom abdominal para avaliar órgãos dessa região do corpo, ajudando na detecção precoce de doenças, identificação de alterações e acompanhamento de condições já diagnosticadas. Portanto, é muito importante manter o acompanhamento médico periódico e realizar exames de rotina. Dessa forma, é possível avaliar e identificar condições graves com exames simples e rápidos, como o ultrassom abdominal.
A Clínica CEU é referência na realização de exames para diagnósticos por imagem, como o ultrassom abdominal. Contamos com uma equipe especializada pronta para atender às suas necessidades de forma simples e eficiente, com aparelhos modernos e infraestrutura completa. Precisa fazer um ultrassom abdominal? Agende o seu exame agora através do nosso formulário.