Entenda a importância da ressonância magnética na avaliação do câncer de próstata

O exame de ressonância magnética desempenha papel fundamental na avaliação do câncer de próstata. Isso porque, permite que o médico tenha visualização detalhada da glândula e de estruturas do local. As imagens são criadas com auxílio de campos magnéticos e ondas de rádio. 

Por isso, oferecem detalhes dos órgãos e estruturas em toda região pélvica. Por isso, o exame também ganha o nome de ressonância magnética da pelve. A seguir, conheça um pouco mais sobre esse procedimento, sua indicação e importância para a avaliação do câncer de próstata.

Qual é o melhor exame para detectar câncer de próstata?

Para detectar o câncer, os principais exames ainda são o toque retal e a análise dos níveis de PSA (antígeno prostático específico). Além de ajudarem na investigação para o câncer de próstata, os exames ainda contribuem para identificar outras patologias e alterações benignas.

Contudo, para a avaliação do câncer de próstata, o médico deve contar com a ajuda de outros procedimentos que ofereçam ao médico mais detalhes da região. A ressonância magnética é um dos exames que desempenham esse papel.

Qual a importância da ressonância magnética para avaliação do câncer de próstata?

Com a ressonância magnética, o especialista consegue ter precisão na extensão do tumor e ainda identificar a presença de metástases durante a avaliação do câncer de próstata. Além disso, a ressonância da próstata auxilia no diagnóstico e avaliação do câncer, prostatite, hiperplasia prostática benigna e demais patologias que envolvem a glândula.

O exame contribui com imagens detalhadas para que a avaliação seja feita de forma assertiva. Do mesmo modo, pode ajudar a localizar regiões com suspeitas de tumores quando é necessário realizar biópsias. Assim, o médico solicita o exame para confirmar diagnóstico sugestivos. Confira alguns casos em que a ressonância possui um importante papel.

Suspeita do câncer de próstata

O exame pode criar um mapa tridimensional da glândula. Isso possibilita ao médico detectar, localizar e avaliar as características do tumor quando há suspeita de câncer. Ainda permite ao profissional ter melhor orientação da região para coleta de fragmentos quando é indicada a biópsia.

Avaliação da próstata 

Quando o diagnóstico do câncer é confirmado, a ressonância magnética serve para avaliar se ocorreram rompimentos da cápsula da próstata ou a metástase do tumor. Do mesmo modo, permite o monitoramento da resposta dos pacientes às terapias realizadas.

Acompanhamento do câncer de baixa agressividade

Para casos em que o paciente está em protocolo de vigilância ativa, a ressonância é uma alternativa, evitando que o indivíduo seja submetido a números excessivos de biópsia. Isso ocorre quando não é se indica tratamento com cirurgia ou radioterapia.

Quando o médico indica a ressonância magnética da próstata?

A indicação da ressonância magnética da próstata é frequente para auxiliar no diagnóstico quando há suspeita de câncer, para o planejamento da terapia, avaliação da doença e do tratamento. Isso porque, permite ao profissional avaliar as condições do tumor e sucesso do protocolo terapêutico.

Como o exame é feito?

Para a realização do exame, o paciente deita-se na maca e, em seguida, o médico responsável posiciona-o no aparelho de ressonância magnética. Durante o exame, a máquina forma um campo magnético em torno do paciente para realinhar as partículas com átomos de hidrogênio. 

Ainda que as partículas retornem ao seu local de origem, a movimentação permite que o aparelho colete registros com o auxílio de ondas de rádio. A máquina envia esses sinais a um software específico para a conversão em imagens de alta resolução. Durante todo esse processo, o paciente deve manter-se imóvel na maca.

É necessário preparo?

Sim, a ressonância da próstata exige alguns cuidados. O preparo inclui jejum de, no mínimo, 4 horas. No entanto, o paciente pode ingerir água e medicamentos até uma hora antes do exame. Além disso, para o procedimento, deve-se retirar acessórios metálicos como anéis, cintos, brincos e piercings. Outra orientação importante é que o paciente leve consigo exames anteriores, para comparação.

A ressonância magnética é um importante exame de diagnóstico por imagem. Dessa forma, torna-se um grande aliado na avaliação do câncer de próstata por oferecer imagens de alta resolução. Assim, o médico pode identificar a extensão da lesão, confirmar diagnóstico e guiar-se para a realização de biópsias.

Este conteúdo foi útil? Então, veja também por que o diagnóstico precoce é um dos caminhos para a cura do câncer de próstata!

5/5 - (1 vote)
Entenda a importância da ressonância magnética na avaliação do câncer de próstata
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM