Dia Mundial da Saúde: hora de celebrar a vida e se cuidar

Celebrado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data que serve como alerta para o momento que vivemos atualmente. Isto é, hoje, a principal mensagem para a data é reforçar as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, como o uso da máscara, distanciamento social, e higienização das mãos.

No entanto, o Dia Mundial da Saúde também nos lembra da necessidade de continuar buscando hábitos saudáveis para cuidar da saúde física e mental em meio às medidas de distanciamento. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre este assunto na leitura de hoje. Acompanhe conosco!

O que é o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde é uma data criada para que questões sérias relacionadas à saúde e bem-estar da população sejam discutidas. Dessa maneira,  garantindo a conscientização sobre o tema e estimulando a criação de políticas voltadas para melhorar a qualidade de vida da população.

Além disso, as ações realizadas no Dia Mundial da Saúde são fundamentais para que as pessoas entendam a importância dos cuidados e informações à saúde. 

Como surgiu a data?

Comemorado hoje, no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data que foi criada em 1948, pela Organização Mundial de Saúde. O objetivo da celebração deste dia é conscientizar a população sobre a saúde e qualidade de vida, assim como os diferentes fatores que podem afetá-las. 

Por que celebrar o Dia Mundial da Saúde em meio à pandemia?

Neste ano, assim como foi em 2020, o Dia Mundial da Saúde ganha ainda mais relevância devido à ameaça à saúde mundial imposta pela Covid-19.

Diante desse cenário, a pandemia evidenciou a vulnerabilidade provocada pelas formas de produção e condições de vida em sociedade no mundo todo. Assim, atingindo, principalmente, países com instabilidade política. Consequentemente, criando problemas com autoridades sanitárias e causando colapsos nos sistemas de saúde.

Com as mudanças sofridas na rotina devido às recomendações para distanciamento social, os brasileiros sofreram mudanças nas atividades do dia a dia, como a necessidade de se manter em casa, exercendo o trabalho de forma remota e evitando atividades ao ar livre.

Diferente do ano passado, em que as pessoas mais atingidas pela doença eram idosos e portadores de comorbidades, as novas variantes espalharam o risco também para jovens. Ou seja, tornando essencial o endurecimento de medidas de prevenção.

Dessa forma, o Dia Mundial da Saúde contribui para o alerta da necessidade sobre as medidas realizadas para evitar a contaminação por Covid-19. Além disso, ajuda a lembrar da importância de manter o cuidado com corpo e mente, evitando outros problemas de saúde.

Entre as principais recomendações para este momento, além daquelas já conhecidas para evitar o Novo Coronavírus, estão:

  • manter uma alimentação saudável e balanceada;
  • praticar atividades físicas, mesmo dentro de casa ou apartamento;
  • manter consultas de rotina em dia, utilizando a telemedicina;
  • adotar técnicas de relaxamento em momento de crise;
  • praticar atividades prazerosas;
  • entender que muitos sentimentos e questões emocionais estão ligadas ao momento da pandemia;
  • buscar ajuda profissional para suporte psicológico.

Qual a importância do apoio aos profissionais de saúde?

Especialmente pela pandemia, o Dia Mundial da Saúde nunca foi tão carregado de simbolismo. Afinal, há quase um ano podemos acompanhar o esforço diário dos profissionais de saúde que sacrificam suas vidas diante de hospitais, clínicas e postos de saúde, no combate da Covid-19 e também na assistência a doenças crônicas

Além disso, outros profissionais também contribuem para impedir o agravamento da pandemia, seja na fabricação de vacinas, ou mesmo realizando a imunização de milhões de brasileiros. Por este motivo, no Dia Mundial da Saúde, não podemos celebrar a data sem homenagear estes profissionais.

Sabendo a importância de seguir as medidas de prevenção para a Covid-19, devemos enxergar o Dia Mundial da Saúde como mais uma oportunidade de enfatizar a necessidade de seguir estas recomendações. 

Por isso, mantenha o distanciamento social, use sempre máscara, faça a higienização correta das mãos e, caso precise realizar consultas e exames preventivos, escolha centros como a Clínica CEU.

Especializada em exames de diagnóstico por imagem, a Clínica oferece ações de biossegurança como higienização contínua de suas dependências, disponibilidade de álcool 70% em todos locais de atendimento e salas de espera, aferição da temperatura de pacientes e funcionários, e também campanhas para a higienização correta das mãos, ações fundamentais que vão além do Dia Mundial da Saúde.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o que você deve verificar ao procurar uma clínica de imagem!

Rate this post
Dia Mundial da Saúde: hora de celebrar a vida e se cuidar
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM