11 de Abril: Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é um distúrbio que ocorre no sistema nervoso central afetando o controle motor e causando tremores, rigidez na musculatura, lentidão nos movimentos e problemas no equilíbrio. A conscientização sobre essa doença é muito importante para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

Por esse motivo, o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é celebrado em 11 de abril, aumentando as formas de levar informações sobre a doença à população. Confira mais sobre o Mal de Parkinson e a importância dessa data.

O que é a Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson, ou Mal de Parkinson, é um transtorno neurológico degenerativo e progressivo. Dessa forma, o distúrbio afeta a saúde física e mental do indivíduo, prejudicando sua qualidade de vida e comprometendo também a estrutura socioeconômica familiar.

Como são os sintomas da doença?

Os sinais e sintomas primários da Doença de Parkinson são a lentidão durante os movimentos, rigidez e tremores em repouso. Além disso, está presente também a dificuldade para iniciar movimentos voluntários e automáticos.

Os sintomas variam conforme a parte do corpo acometida. Alguns deles são a face inexpressiva, voz baixa e rouca, o arrastar de pés ao caminhar, rigidez de membros superiores durante a caminhada e acúmulo de saliva na boca.

A rigidez muscular representa-se por meio da resistência aos movimentos passivos de braços e pernas, pescoço e tronco. O tremor em repouso costuma ser o primeiro sintoma reconhecido na Doença de Parkinson pelo próprio indivíduo, familiares ou médicos.

Contudo, até 30% das pessoas com o distúrbio não apresentam tremores. Assim, o diagnóstico precoce torna-se comprometido. Isso ocorre especialmente entre pessoas com idade avançada e em pessoas com formas não-tremulantes nas quais o tremor pode ser discreto ou estar ausente.

Os tremores costumam piorar em situações de estresse e com a evolução da doença, desaparecendo durante o sono. Assim como a rigidez, o tremor afeta geralmente as mãos, pernas, e em alguns casos ocorre em região de queixo.

Outro sintoma é a instabilidade postural, que acontece devido às alterações dos reflexos posturais. Essa manifestação costuma provocar quedas. Além disso, com o avanço da doença, o idoso pode não conseguir levantar-se ou manter-se em pé sem assistência de uma pessoa ou apoio.

Outros sinais que podem estar presentes na Doença de Parkinson são manifestações motoras características, como marcha com postura inclinada para frente, passos curtos, bases dos pés mais largas, aceleração de passos ao início da marcha e bloqueio motor.

Ou seja, o congelamento dos movimentos. Associa-se esse bloqueio à perda de reflexos posturais, causando alta prevalência de quedas e grande incidência de fraturas em quadris em pessoas idosas na fase avançada do distúrbio.

Quais suas causas?

A causa do mal de Parkinson permanece desconhecida, mesmo com o avanço em pesquisas relacionadas à doença. Isso ocorre devido a dificuldades de estudos sobre sua fisiopatologia em associação ao envelhecimento natural. Contudo, alguns trabalhos concentram-se em fatores genéticos, inflamatórios, toxinas ambientais, estresse oxidativo entre outros.

Por que o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson?

A Organização Mundial da Saúde estabeleceu em 1998 o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, visando esclarecer informações sobre a doença e possibilitar, além do diagnóstico precoce, formas que contribuam para que o paciente e familiares tenham melhor qualidade de vida.

Ainda que a doença não apresente cura, estudos experimentais sobre diferentes alternativas para o tratamento permitem que a pessoa com o distúrbio diminua os sintomas e mantenha sua autonomia, independência funcional e equilíbrio psicológico por mais tempo.

Atualmente, o tratamento é individualizado e consiste no controle dos sintomas. Por isso, pode ser necessário envolver uma equipe multidisciplinar conforme as manifestações e prioridades das fases da doença. Assim, podem fazer parte da assistência do paciente profissionais como geriatra, neurologista, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson visa mostrar para a população a importância de identificar os sintomas precocemente, melhorando a chance de um tratamento assertivo. Além disso, incentiva a sociedade a manter os cuidados com a saúde em dia, realizando consultas e exames de rotina.

Estas informações foram úteis? Então, veja também a importância do acompanhamento médico na terceira idade!

11 de Abril: Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson