Ecocardiografia pediátrico: o que é e quando o exame é indicado?

A ecocardiografia pediátrica é um dos principais exames utilizados para a avaliação cardíaca na criança. De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), a cardiopatia congênita é a terceira maior causa de mortes de bebês de até 30 dias, correspondendo a 10% das causas dos óbitos infantis. 

Atualmente, estima-se que cerca de 30 mil crianças nascem com cardiopatia todos os anos no Brasil. A seguir, conheça melhor o exame de ecocardiografia pediátrica e quando o exame é indicado.

O que é ecocardiografia?

A ecocardiografia é uma forma de ultrassom do coração. O exame auxilia na avaliação de algumas características do órgão, como as morfológicas – tamanho, aparência, espessura, formato -, capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo. 

Desse modo, ajuda a detectar uma série de condições e doenças, já desenvolvidas ou futuras. O exame é considerado não invasivo, pois não envolve radiação ou métodos que possam oferecer risco à saúde. E sua realização é simples, prática e de baixo custo.

A ecocardiografia pode ser realizada em todas as fases da vida, do estágio fetal ao adulto:

  • Ecocardiografia fetal: realizado quando o bebê ainda está dentro do útero, o exame consiste em uma avaliação completa do coração. É utilizado para detectar ou afastar o risco de anormalidades na formação, ou na função cardíaca.
  • Ecocardiografia pediátrica: realizado a partir do período de recém-nascido até a adolescência. É responsável por avaliar o funcionamento do coração e da circulação sanguínea.
  • Ecocardiografia adulto: realizado na fase adulta, avalia a anatomia e o funcionamento do coração, além do fluxo sanguíneo nos vasos e câmaras cardíacas.

O que é ecocardiografia pediátrica?

A ecocardiografia pediátrica, também conhecida como ecocardiograma pediátrico, é o exame utilizado para detalhar o coração e vasos que se comunicam com o órgão em crianças e adolescentes. 

Esse teste é realizado por um médico cardiologista, de modo a avaliar anatomicamente o órgão, sua função, identificar doenças cardíacas, e realizar acompanhamento das cardiopatias congênitas e adquiridas.

Quando o exame é indicado?

O exame de ecocardiografia pediátrica é indicado para monitorar as funções valvares e ventriculares, crescimento de estruturas cardiovasculares e seguimento de intervenções por meio de medicamentos ou cirurgias.

Além disso, quando são identificados sinais e sintomas como desconforto respiratório, déficit no crescimento, dores torácicas durante exercício, sopros, alterações na frequência cardíaca, insuficiência cardíaca e cardiomegalia, o exame pode ser indicado, visto que são sugestivos para doenças cardíacas estruturais. 

A ecocardiografia pediátrica ainda podem ser indicada sem um quadro clínico específico para crianças com histórico familiar de doenças cardíacas hereditárias, síndromes genéticas (que podem estar associadas a cardiopatias estruturais) e exames complementares alterados, como eletrocardiograma, por exemplo.

Como o exame é feito?

Para a realização do teste de ecocardiografia pediátrica, a criança deve estar sempre acompanhada pela mãe ou outro familiar responsável na sala de exames. Dessa forma, a criança deve ser posicionada na maca, sem vestimenta da cintura para cima. 

Em crianças menores, a mãe pode sentar-se ou deitar-se na maca com a criança, deixando-a confortável e segura durante o exame. O médico responsável pelo exame desliza a sonda suavemente pelo corpo da criança, na região do abdômen, tórax e pescoço.

É necessário preparo para esse exame?

Para a ecocardiografia pediátrica, é necessário que crianças menores, entre 1 a 3 anos, realizem jejum de 4 horas, caso seja preciso sedação. Além disso, em crianças maiores, o sedativo pode ser necessário em casos de agitação. 

Desse modo, é possível obter um diagnóstico preciso, com imagens confiáveis e de melhor qualidade. A sedação realizada é superficial e com duração de apenas alguns minutos, o suficiente para o exame. Normalmente, o medicamento utilizado é o hidrato de cloral em doses baixas, substância com mínimos riscos para complicações. Ao acordar, a criança é liberada. 

Quanto tempo leva para realizar o exame?

O exame é rápido, e a análise completa pode ser feita em 15 minutos, em média. No entanto, em alguns casos, o exame pode exigir mais tempo, seja para sedação ou detalhamento de alguma condição que apresente maior complexidade.

Na leitura de hoje, você pôde conhecer um pouco mais sobre a ecocardiografia pediátrica, exame realizado para avaliar as estruturas cardíacas, tamanho, aparência, formato, espessura e capacidade de funcionamento do coração e valvas.

Gostou destas informações? Então, conheça outro exame importante para o funcionamento cardíaco. Saiba como funciona o ecocardiograma fetal!

4.3/5 - (6 votes)
Ecocardiografia pediátrico: o que é e quando o exame é indicado?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM