Dia Internacional da Mulher: qual a importância da mamografia na saúde feminina?

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março. Celebrando os avanços da mulher na sociedade, política e economia, a data serve também para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

Contudo, esse dia também deve ser usado para conscientizar sobre a saúde da mulher. É importante que a mulher dê a atenção necessária ao corpo, além de realizar consultas e para prevenir doenças e melhorar sua qualidade de vida. Entre os exames periódicos essenciais que devem ser lembrados no Dia Internacional da Mulher, está a mamografia. A seguir, conheça a importância do exame na saúde feminina!

O Dia Internacional da Mulher e empoderamento sobre a sua própria saúde

No Dia Internacional da Mulher é importante que o empoderamento feminino contribua para derrubar os tabus que podem prejudicar a saúde da mulher. Movimentos como o Outubro Rosa são focados na conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também de colo de útero.

Datas como esta ajudam a contribuir sobre a conscientização da importância de a mulher conhecer as particularidades de seu corpo. Desse modo, no Dia Internacional da Mulher, é essencial que a luta seja também relacionada à sua saúde, prevenindo-se de doenças com cuidados que estão ao seu alcance

Qual a importância da Mamografia em uma data tão importante, como o Dia Internacional da Mulher?

A mamografia é um exame diagnóstico realizado pelo mamógrafo, com o objetivo de avaliar a saúde das mamas. Durante o exame, são emitidas baixas doses de radiação. Dessa forma, é possível encontrar malformações ou anormalidades na região mamária. 

O câncer de mama está entre as doenças que mais afetam a saúde das mulheres brasileiras. Por isso, o Dia Internacional da Mulher também deve ser uma forma de alertar sobre a importância da realização da mamografia preventiva.

Ainda que não seja possível evitar o aparecimento do tumor, este exame contribui para o rastreamento precoce, detectando o câncer de mama não-palpável, ou seja, que não pode ser identificado durante o autoexame ou exames clínicos. 

O diagnóstico precoce oferece grandes chances de recuperação, além de um tratamento adequado, contribuindo para a diminuição de 15% a 45% das mortes por câncer de mama. Contudo, uma pesquisa realizada pela SBM revelou que a cobertura total de rastreamento mamográfico na população feminina no Brasil ainda é baixa. 

Qual a periodicidade do exame?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o rastreamento realizado por exame de mamografia deve ser realizado a partir dos 40 anos, e feito anualmente.

No entanto, em casos em que a mulher tenha familiares que apresentaram câncer de mama, o acompanhamento deve iniciar antes. Além disso, a periodicidade recomendada para realizar o exame de mamografia é anualmente.

Onde fazer o exame de mamografia?

O Espaço Mama da Clínica CEU foi criado para oferecer em um único lugar todos os procedimentos para diagnosticar lesões mamárias. A principal preocupação da clínica é oferecer essas vantagens às pacientes de forma acolhedora. 

É comum que as pacientes sintam medo e receio antes de realizar exames como a mamografia digital. O Espaço Mama conta com grande investimento em tecnologia, com aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração. Por meio desses equipamentos, é possível diagnosticar o câncer de mama, ainda que em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.

A mamografia digital realizada no Espaço Mama contribui também para aliviar o desconforto durante o exame. Com tecnologia Smartcurve, aparelho de última geração, é possível reduzir de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização do exame. Isso porque, o aparelho é adaptado à anatomia da mulher. 

Recentemente, o Espaço Mama recebeu a certificação do Programa de Qualidade em Mamografia, uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos. A certificação foi um reconhecimento por seu trabalho no espaço voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, usando equipamentos de alta resolução. 

O Espaço Mama da Clínica CEU oferece uma solução completa, contribuindo para diagnósticos de lesões mamárias de forma rápida e segura, visto que também realiza procedimentos minimamente invasivos como biópsias, punções e marcações cirúrgicas.

Agora que você conhece a relevância da mamografia para a saúde feminina, lembre-se que o Dia Internacional da Mulher vai além de flores e presentes. Ele representa a importância da prevenção e cuidado para que a mulher garanta uma vida saudável, com bem-estar e qualidade de vida.

É hora de começar a cuidar do seu corpo! Faça já o agendamento de sua mamografia digital no Espaço Mama da Clínica CEU!

Rate this post
Dia Internacional da Mulher: qual a importância da mamografia na saúde feminina?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM