Março Amarelo e endometriose: conscientização sobre a doença que afeta uma a cada 10 mulheres no Brasil

Você sabia que março é o mês mundial de conscientização da endometriose? Sabia também que, segundo o Ministério da Saúde, a doença afeta uma a cada 10 mulheres no Brasil?

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 180 milhões de mulheres sofrem de endometriose e que, desse número, sete milhões são brasileiras. 

Pois é, os dados são alarmantes. Por isso a conscientização é cada vez mais importante — e não somente durante o Março Amarelo, mas o tempo todo. O mês de março apenas simboliza e reforça o lembrete de que a endometriose é uma condição que afeta fortemente, provoca dores intensas e pode ser a causa da infertilidade feminina. 

Vamos explorar mais o tema? Continue a leitura!

Será que eu tenho endometriose?

A maior parte dos sintomas da endometriose é simples e, por ser aparentemente corriqueiro, muitas vezes é deixado de lado. Por isso, toda atenção é necessária, já que um sinal pode não ser levado a sério. 

É claro que com o acompanhamento adequado de um especialista, é bem mais fácil diagnosticar e tratar o problema. Portanto fique atenta a sinais como:

Dor pélvica

É uma das queixas mais comuns entre as mulheres com endometriose. Essa dor pode variar de leve a intensa e muitas vezes pode afetar a qualidade de vida da mulher, interferindo nas atividades diárias.

Dor durante ou após relações sexuais

A dor durante o sexo, conhecida como dispareunia, é comum em mulheres com endometriose. Pode ocorrer durante a penetração ou após o ato sexual.

Dor durante a menstruação (dismenorreia)

A dismenorreia é uma característica comum da endometriose. Dessa forma, a dor menstrual associada à endometriose tende a ser mais intensa do que a dor menstrual típica.

Sangramento menstrual excessivo ou irregular

Mulheres com endometriose podem ter períodos menstruais muito intensos, com sangramento abundante e prolongado, ou podem experimentar irregularidades no ciclo menstrual.

Dor ao urinar ou defecar, especialmente durante o período menstrual

Em alguns casos, a endometriose pode afetar os órgãos próximos, como a bexiga ou o intestino, levando a dor ao urinar ou defecar, especialmente durante a menstruação.

Fadiga crônica

Muitas mulheres com endometriose relatam fadiga persistente, mesmo após um sono adequado. Isso pode ser resultado da dor crônica e do estresse emocional causados pela condição.

Problemas de fertilidade

A endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina. Ela pode afetar a fertilidade de várias maneiras, incluindo danos às trompas de falópio, alterações na qualidade dos óvulos ou dificuldades de implantação do embrião devido à inflamação causada pela endometriose.

5 fatos que precisamos conhecer sobre a endometriose

Quanto mais você conhecer sobre a doença, maior a conscientização. Dessa forma, além da observação e cuidado com sua saúde, pode ajudar outras mulheres a identificarem os sintomas ou encorajá-las a buscar ajuda médica. 

O conhecimento também ajuda com a prevenção e a amenizar o problema, veja estes fatos:

1. A prática de atividades físicas ajuda no tratamento

De acordo com um estudo publicado pela BMC Women’s Health, modalidades de tratamento como hormônios e cirurgia têm limitações e não tratam todas as dimensões dos problemas causados ​​pela endometriose. Por isso, a atividade física (AF) e os exercícios têm sido sugeridos como tratamentos alternativos.

Atividades como natação, pedalada, corrida e caminhada ajudam muito a melhorar a imunidade das pacientes. Alguns especialistas também citam yoga e dança como auxiliares no tratamento.

2. O estresse é um fator de risco

Das questões ligadas à imunidade, uma delas é o estresse, que influencia bastante na gravidade da condição. O estresse reduz os níveis de vitaminas e substâncias anti-inflamatórias no sangue, facilitando que surja qualquer condição desencadeada por fatores inflamatórios, como a endometriose. 

3. O benefício do acompanhamento psicológico

A terapia com um psicólogo ajuda as mulheres a lidarem melhor com seu emocional, sobretudo quando há o desejo de engravidar e a endometriose impossibilita. Com o apoio de um profissional, as pacientes recebem a ajuda necessária para lidarem com condições como a ansiedade e o estresse. 

4. Cirurgia ou tratamento clínico: qual o melhor?

O médico indicará o melhor tratamento, dependendo do caso. Quando a endometriose estiver avançada, o tratamento cirúrgico será a melhor opção. Já quando está no início, o tratamento clínico pode tratar. 

5. A endometriose pode surgir desde a primeira até a última menstruação

Embora tenha uma média de idade de 32 anos para casos de endometriose, a condição pode afetar mulheres ainda na adolescência e também após os 40 anos. 

Por isso, todo cuidado com a saúde feminina é fundamental e um especialista deve ser consultado. Como você viu, uma cólica pode ser somente isso ou sintoma de uma condição como a endometriose. 

A importância da conscientização da endometriose: o papel do Março Amarelo

A conscientização da endometriose e sobre outros problemas que afetam a saúde deve existir sempre. Por isso, campanhas como o Março Amarelo reforçam a importância de as mulheres conhecerem um pouco mais sobre doenças que podem afetar sua saúde, neste caso, a endometriose e a saúde reprodutiva feminina. 

Sendo assim, vamos reforçar um pouco mais:

  • Entre os sintomas da endometriose estão:
    • dor pélvica crônica;
    • dor ao urinar ou evacuar;
    • dor durante a relação sexual;
    • pode ser um motivo para a infertilidade.
  • É uma condição que pode afetar mulheres, em especial, dos 25 aos 40 anos. Entretanto, também pode ocorrer tanto na adolescência quanto após os 40 anos;
  • O diagnóstico precoce é vital, pois sem tratamento a condição pode se tornar grave e causar outros problemas como pulmões bloqueados, obstruções intestinais e também danos a outros órgãos;
  • Sempre procure um especialista! Somente um médico pode diagnosticar a doença, indicar o tratamento e receitar medicamentos. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que compartilhe com mulheres de seu círculo familiar e social. Caso tenha alguma dúvida, fale conosco!

Rate this post
Março Amarelo e endometriose: conscientização sobre a doença que afeta uma a cada 10 mulheres no Brasil
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM