Arritmia cardíaca: conheça as causas, sintomas e diagnóstico

A arritmia cardíaca ocorre quando o coração bate de forma irregular. Ou seja, mais rápido, mais lento ou em desarmonia. Essa condição pode acontecer por diversos fatores, como problemas cardíacos, estresse, distúrbios hormonais, comorbidades, hábitos nocivos, entre outros. Considerando que a arritmia pode ter graves complicações, seu diagnóstico e tratamento devem ser precoces. A seguir, você vai entender mais sobre a arritmia cardíaca, suas causas, sintomas e diagnóstico.

O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é classificada como a irregularidade nos batimentos cardíacos. Essa condição pode ocorrer com a pessoa em atividade e em repouso, sendo possível sentir seus sintomas. Nesse distúrbio, o coração pode acelerar ou tornar-se mais lento. Além disso, o ritmo também pode mudar, batendo descompassado do natural. Os relatos de pacientes com arritmia cardíaca indicam que a impressão é que há uma falha entre uma batida e outra.

Quais as causas dessa condição?

Existem diversas causas para a arritmia cardíaca. Essa condição pode ocorrer em homens e mulheres, inclusive no período gestacional. Contudo, a maioria dos casos está presente em pessoas com mais idade ou que apresentam hábitos de vida nocivos e doenças como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Além disso, também são causas da arritmia cardíaca:

• desgaste do tecido do coração;
  • alimentação rica em sal;
  • distúrbios do coração;
  • doença coronariana;
  • hipertireoidismo;
  • choque elétrico;
  • cardiomiopatia;
  • uso de drogas;
  • alcoolismo;
  • tabagismo;
  • estresse;
  • infarto.

Como são os sintomas da arritmia?

Os sintomas dessa condição podem variar. No entanto, a sensação de coração acelerado ou de pausa entre os batimentos costumam ser as mais relatadas. Além disso, outros sintomas que a arritmia cardíaca pode causar, são:

• sensação de cansaço;
  • aperto no peito;
  • palpitações;
  • falta de ar;
  • desmaio;
  • tontura.

O que a arritmia cardíaca provoca?

Quando a arritmia cardíaca tem causas temporárias, não existem malefícios a longo prazo. Contudo, em situações em que as causas são prolongadas, quando a doença não é diagnosticada ou tratada corretamente, as alterações impedem o coração de exercer sua função. Dessa forma, aumenta a possibilidade de formação de trombos, batimentos errôneos, obstruções, e, em casos mais graves, causar a morte do indivíduo.

Como é o diagnóstico da doença?

O diagnóstico da arritmia cardíaca ocorre por a partir de avaliação clínica e exames preventivos, como o eletrocardiograma, holter, teste ergométrico (teste de esforço) e outros. Assim, ao manter a periodicidade dos exames, é possível identificar a arritmia ainda no início, sem que danos sejam provocados.

E o tratamento da arritmia?

Com o diagnóstico precoce, o tratamento correto pode ser iniciado, diminuindo o desconforto e os riscos para o paciente. A terapia é individualizada, visto que o tratamento dependerá da avaliação médica e os resultados obtidos nos exames específicos.

Para a reversão do ritmo irregular para o normal podem ser utilizados medicamentos, uso de desfibriladores, intervenções cirúrgicas, implante de marcapassos e outros métodos, sempre de acordo com a necessidade de cada pessoa.

No entanto, para a maioria dos casos de arritmia cardíaca o controle acontece por meios de terapia medicamentosa. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, como dieta equilibrada, é fundamental. Do mesmo modo, os exercícios físicos devem fazer parte da vida. Afinal, são importantes para evitar outras doenças e manter o organismo funcionando perfeitamente.

O controle e acompanhamento de doenças preexistentes que podem aumentar o risco para a arritmia, como diabetes, hipertensão e obesidade, também deve ocorrer. Por fim, indica-se o abandono de hábitos como o tabagismo, álcool e drogas.

A arritmia cardíaca é uma condição que, quando não identificada ou tratada, pode ter graves complicações, levando o indivíduo a morte. Contudo, seu diagnóstico ocorre a partir de exames de rotina simples, como o eletrocardiograma, teste ergométrico e holter. Por isso, evite doenças como essa. Não deixe de realizar seus exames de rotina.

Quer melhorar sua saúde e colocar os check-up em dia? Então, agende agora mesmo seu exame na Clínica CEU!

Arritmia cardíaca: conheça as causas, sintomas e diagnóstico