Março Lilás: é preciso conscientizar sobre câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é um dos tipos de câncer que mais afetam mulheres em todo o mundo. 

Apesar dos avanços na detecção precoce e no tratamento, a doença ainda representa uma ameaça significativa à saúde feminina, principalmente devido à falta de conscientização e aos tabus relacionados ao exame preventivo. 

Sendo assim, o Ministério da Saúde lança a campanha Março Lilás, um movimento essencial para quebrar esses tabus e educar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

O que é o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero ocorre na parte inferior do útero que se conecta à vagina. Esse tipo de câncer pode afetar mulheres de todas as idades, mas é mais comum entre aquelas com 30 a 45 anos. 

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer cervical é a infecção persistente por tipos de alto risco do Papilomavírus Humano (HPV), um vírus sexualmente transmissível.

A importância da vacinação contra o HPV

A vacinação contra o HPV é uma ferramenta poderosa na luta contra o câncer de colo do útero. A vacina está disponível gratuitamente nos sistemas de saúde de vários países, a vacina é recomendada para meninas de 9 a 14 anos(e também meninos, de 11 a 14 anos)  antes do início da vida sexual. 

No Brasil, está disponível gratuitamente nas redes de atendimento do SUS. Caso passe a idade (14 anos), as vacinas podem ser feitas na rede particular. A vacinação pode prevenir a maioria dos casos de câncer cervical causados por infecções de HPV.

Exames preventivos salvam vidas

O exame de Papanicolau e o teste de HPV são fundamentais para a detecção precoce do câncer de colo do útero. Esses exames podem identificar alterações pré-cancerosas no colo do útero antes que elas se desenvolvam em câncer. 

Mulheres devem iniciar o rastreamento aos 21 anos, seguindo as recomendações de seus profissionais de saúde sobre a frequência dos exames.

O exame de Papanicolau

O exame Papanicolau é um teste de rastreamento ginecológico que permite a detecção precoce de alterações pré-cancerosas e cancerosas no colo do útero

O teste tem esse nome em homenagem ao médico grego George Papanicolaou, que o desenvolveu na década de 1940. É um exame simples, rápido e de extrema importância para a saúde da mulher.

Como funciona?

Durante o exame, células são coletadas do colo do útero com uma pequena escova ou espátula. Essas células são então examinadas ao microscópio em busca de alterações. 

Dessa forma, se células anormais são encontradas, testes adicionais podem ser recomendados para diagnosticar a causa da alteração, incluindo a possibilidade de infecção por HPV (Papilomavírus Humano), que está fortemente associado ao desenvolvimento do câncer cervical.

O teste de HPV

O teste de HPV, ou teste do papilomavírus humano, é um exame médico que detecta a presença do vírus HPV no organismo. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível muito comum, com mais de 100 tipos diferentes, dos quais cerca de 14 são considerados de alto risco por estarem associados ao desenvolvimento de câncer, incluindo o câncer do colo do útero, câncer anal, câncer de garganta, entre outros.

Como funciona?

O teste de HPV é realizado pela coleta de células do colo do útero, similarmente ao exame Papanicolau. 

No entanto, enquanto o Papanicolau procura por alterações celulares pré-cancerosas ou cancerosas no colo do útero, o teste de HPV identifica a presença do próprio vírus que pode causar essas alterações celulares. As amostras coletadas são analisadas em laboratório para a presença de DNA ou RNA de tipos de HPV de alto risco.

O papel da conscientização no Março Lilás

Durante o Março Lilás, organizações de saúde, comunidades e indivíduos se unem para disseminar informações sobre o câncer de colo do útero. 

Para isso, são organizadas campanhas educativas, workshops, palestras e eventos. Assim, é possível aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção, vacinação e realização regular dos exames preventivos.

Embora seja preocupante, o câncer do colo do útero é, em grande parte, uma doença prevenível. O Março Lilás é uma oportunidade valiosa para educar e encorajar mulheres a tomarem medidas proativas em relação à sua saúde. 

Ao aumentar a conscientização e promover a prevenção, podemos reduzir significativamente a incidência e o impacto do câncer de colo do útero na vida de mulheres em todo o mundo.

Dicas para prevenção de câncer do colo do útero

Sem medo de nos tornarmos repetitivos, queremos deixar algumas dicas aqui:

Vacine-se contra o HPV

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é uma das maneiras mais eficazes de prevenir o câncer do colo do útero. Ela é recomendada para meninas e meninos antes do início da atividade sexual, mas também pode ser administrada em adultos até uma certa idade, conforme recomendação médica.

Realize o exame Papanicolau regularmente

Este exame detecta alterações pré-cancerosas e cancerosas nas células do colo do útero, permitindo tratamento precoce.

Faça o teste de HPV

O teste pode identificar mulheres com risco mais alto de desenvolver câncer cervical devido à presença de tipos de HPV de alto risco.

Tenha práticas sexuais seguras

Use preservativos. Embora não ofereçam proteção total contra o HPV, eles podem reduzir significativamente o risco de contrair o vírus. Também limite o número de parceiros sexuais: menos parceiros diminui a chance de contrair HPV.

Tenha um estilo de vida saudável

Adote hábitos saudáveis:

  • não fume: fumar aumenta o risco de câncer do colo do útero, além de outros tipos de câncer; 
  • mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais: uma alimentação saudável pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Tenha acompanhamento médico

Siga as recomendações médicas, sempre. Após alterações detectadas nos exames, é fundamental seguir as orientações do profissional de saúde para acompanhamento ou tratamento.

Informe-se sobre sua saúde sexual e reprodutiva

Entender os fatores de risco e como eles afetam sua saúde pode ajudar na prevenção.

Consciência e educação

Eduque-se e aos outros. Compartilhe informações sobre a prevenção do câncer do colo do útero, pois a conscientização pode salvar vidas.

Implementar estas dicas pode ajudar a reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer do colo do útero

A prevenção é um esforço contínuo que começa com a tomada de decisões informadas sobre saúde e bem-estar. Por isso, encorajar discussões abertas e educativas sobre este assunto é um passo importante para uma comunidade mais saudável.

Esperamos que tenha gostado do post. Compartilhe e seja também um agente na conscientização dos cuidados com a saúde feminina. 

Rate this post
Março Lilás: é preciso conscientizar sobre câncer do colo do útero
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM