Nódulo na tireoide: quando é indicado realizar a punção?

O aparecimento de nódulo na tireoide é cada vez mais comum na população mundial. Quando apresentam características anatômicas diferentes ao ultrassom, outros exames são indicados para avaliar os nódulos, de modo a identificar ou excluir o risco para desenvolvimento de câncer.

Entre os exames indicados está a punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Esse procedimento simples e rápido apresenta alto grau de sensibilidade, e garante diagnósticos eficientes. 

O exame remove uma pequena amostra de tecido da glândula por meio de uma agulha, para ser realizada análise laboratorial. A seguir, saiba mais sobre o nódulo na tireoide e quando a punção aspirativa é indicada!

O que é um nódulo na tireoide?

A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios essenciais para o organismo. Quando sofre alguma alteração, pode produzir hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou de forma insuficiente (hipotireoidismo). Além disso, a glândula pode sofrer alterações em sua estrutura, com o desenvolvimento de nódulo na tireoide.

O hipertireoidismo e hipotireoidismo são distúrbios que ocorrem devido às alterações na produção de hormônios pela tireoide. O hipertireoidismo, é caracterizado pelo aumento na produção dos hormônios T3 e T4, situação que acarreta perda de peso, aumento dos batimentos cardíacos, ansiedade e insônia.

Já no hipotireoidismo, ocorre o caminho contrário: há a diminuição na produção dos hormônios, causando assim o aumento de peso, cansaço, fraqueza e até impotência sexual. Essas causas podem ser congênitas, ou seja, desde o nascimento, autoimunes, inflamatórias ou mesmo efeitos colaterais do tratamento de outras doenças.

De modo geral, o nódulo representa uma massa de tecido que teve seu crescimento devido aos próprios hormônios produzidos pela glândula. O nódulo na tireoide aparece como pequenos caroços dentro do órgão, podendo ser isolados ou múltiplos.

Ainda que os sintomas não estejam presentes, quando o nódulo na tireoide atinge um tamanho considerável, se tornando visível no pescoço, pode apresentar rouquidão, dor, ou causar dificuldade para respirar ou engolir.

O nódulo pode ter diferentes tamanhos, além de serem sólidos ou preenchidos por líquidos, denominados por cistos. Alguns nódulos podem adquirir funcionamento independente, produzindo hormônios em quantidade abundante e até mesmo apresentando sintomas de hipertireoidismo.

Fatores de risco 

Os fatores de risco para desenvolvimento do nódulo na tireoide envolvem a idade, visto que as chances de seu surgimento aumentam conforme o envelhecimento. Além disso, o distúrbio é mais comum em mulheres, principalmente acima dos 50 anos. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o nódulo na tireoide é 3 vezes mais frequente em mulheres do que em homens. Contudo, podem aparecer em qualquer idade, independente do sexo.

As causas para o desenvolvimento de nódulos benignos não são conhecidas. No entanto, especialistas acreditam que podem estar relacionadas à Doença de Hashimoto, uma das causas do hipotireoidismo.

O que é punção da tireoide?

A punção aspirativa da tireoide é um exame de alta eficácia, que permite ao médico determinar a natureza do nódulo na tireoide. Ou seja, se são alterações benignas ou malignas. 

Quando ela é indicada?

A punção da tireoide é um exame indicado para casos em que a pessoa apresenta nódulos maiores que 1 cm. Entretanto, nem todos os nódulos com essa medida precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, o tamanho do nódulo a ser puncionado pode variar, chegando até 2,5 cm. 

Como é feita a punção?

A punção aspirativa é realizada por meio de uma agulha fina para coletar material orgânico do nódulo na tireoide. Associada à agulha, é utilizada uma sonda de ultrassom, auxiliando o médico na precisão do procedimento. 

O médico solicita que o paciente mantenha-se deitado. Em seguida, uma solução anestésica é aplicada para que, no momento em que ocorrer a inserção da agulha, o desconforto seja mínimo. 

Assim, o profissional realiza movimentos característicos do exame, melhorando as chances de coleta do material, seja ele sólido ou líquido. A substância coletada é disposta em uma lâmina para ser encaminhada ao laboratório de análises. Após o procedimento, o médico realiza um curativo na região que foi puncionada. Ao final do exame, a pessoa pode voltar a realizar suas atividades cotidianas, sem restrição alguma.

Considerando que o nódulo na tireoide não apresenta sintomas geralmente, é fundamental manter as consultas e exames periódicos. Afinal, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), estima que 60% dos brasileiros podem desenvolver nódulos na glândula, principalmente a partir dos 50 anos.

Por esse motivo, não deixe de buscar auxílio médico antes mesmo de sentir os sintomas dessa condição. Lembre-se que, ao identificar o nódulo na tireoide, o acompanhamento com exames especializados, como a punção aspirativa, permite o controle do desenvolvimento, assim como diagnósticos precoces em caso de tumores malignos, elevando as chances de cura do tratamento.

Este conteúdo foi útil? Então, conheça outros distúrbios que acontecem na tireoide!

4.5/5 - (17 votes)
Nódulo na tireoide: quando é indicado realizar a punção?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM