O que é a elastografia hepática e como ela pode ajudar no diagnóstico de doenças do fígado?

Você sabe o que é elastografia hepática? Esse exame é fundamental para auxiliar médicos no diagnóstico de doenças do fígado, órgão com grande papel na saúde do organismo ao eliminar toxinas e realizar a filtragem do sangue.

Quando alguma doença relacionada ao fígado acomete o indivíduo, esse processo de filtragem é comprometido, causando danos à saúde. Por isso, exames como a elastografia hepática são muito importantes para evitar lesões no órgão. A seguir, entenda a importância do exame no diagnóstico de doenças do fígado.

O que é elastografia hepática?

A elastografia hepática é um exame de imagem realizado para diagnosticar possíveis doenças que podem afetar o fígado. O exame é indicado para detectar danos e incapacidade de regeneração do órgão, condição chamada de fibrose hepática.

A fibrose pode ser causada por diferentes fatores, como excesso de peso, cirrose e hepatites. Diferente da biópsia, a elastografia hepática é um exame não invasivo, rápido e indolor. Além disso, oferece resultados precisos e seguros, auxiliando na avaliação da doença e também na prevenção.

Como o exame é feito?

O exame de elastografia hepática é feito por mecanismos acoplados a ultrassonografia. Assim, é possível que o exame seja conduzido como um ultrassom, com o paciente deitado enquanto o médico desliza o transdutor sobre a região do fígado.

Além de não invasivo, o exame dispensa o uso de radiação, tornando o procedimento seguro e permitindo que sua repetição seja realizada sempre que necessário, de acordo com indicação médica.

O exame consegue mensurar a rigidez do tecido do fígado, avaliando o grau de fibrose e a presença de hepatites, cirrose e outras patologias. A elastografia não precisa de preparo específico, como jejum. Além disso, pode ser realizado em pouco tempo, durando de 5 a 15 minutos.

Quais doenças do fígado a elastografia hepática pode diagnosticar?

A elastografia hepática pode detectar diversas doenças do fígado. Esses problemas são diagnosticados baseados no grau de fibrose hepática presente no organismo. A seguir, conheça as principais doenças diagnosticadas pelo exame.

Hepatite B e C

A hepatite é caracterizada pela inflamação no fígado, e pode ser causada por diferentes vírus. A elastografia hepática permite diagnosticar as hepatites B e C, consideradas crônicas. Quando não descobertas e tratadas adequadamente, as hepatites podem desencadear complicações graves, como cirrose, insuficiência e câncer no fígado.

Doença hepática alcoólica

A doença hepática alcoólica está relacionada ao consumo excessivo de álcool, sendo representada por lesões no fígado. Desenvolvida por fatores genéticos que afetam a forma como a substância é processada no organismo, a doença também pode ser causada por desnutrição e outras enfermidades hepáticas, como a hepatite.

Colangite biliar primária

Caracterizada pela inflamação no fígado e fibrose progressiva dos ductos biliares, a colangite biliar primária é uma doença crônica que, quando não tratada, pode causar graves complicações. Isso ocorre, pois os ductos biliares podem ser bloqueados, causando lesões ao fígado e, consequentemente, insuficiência hepática e cirrose.

Esteatose hepática

A esteatose hepática é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado em porções anormais. Essa condição pode estar relacionada à obesidade, consumo excessivo de álcool, hepatites, uso de medicamentos, e outros fatores. Quando não diagnosticada e tratada de forma adequada, pode desencadear tumores, insuficiência hepática e cirrose.

Hepatite autoimune

A hepatite autoimune é uma doença hepática crônica em que o sistema imunológico ataca o fígado provocando sua inflamação. Quando diagnosticada e tratada precocemente, a patologia pode ser controlada por meio de medicamentos específicos, suprimindo o sistema imunológico.

Onde fazer a elastografia hepática?

Para realizar exames como a elastografia hepática, é importante buscar profissionais qualificados, com experiência no atendimento e diagnóstico, como a Clínica CEU. Localizada em Belo Horizonte e há mais de 30 anos no mercado, a clínica conta com uma equipe especializada, capacitada e com experiência no atendimento humanizado.

A elastografia hepática é um dos principais exames utilizados para o diagnóstico de doenças do fígado, permitindo a avaliação de lesões e identificação de patologias crônicas. Por esse motivo, é um dos métodos mais utilizados, contribuindo para diagnósticos precoces e o sucesso dos tratamentos.

Quer marcar sua elastografia hepática? Então, faça agora mesmo seu agendamento na Clínica CEU!