O que é e como funciona o exame de densitometria óssea

A densitometria óssea é um procedimento simples e seguro. Esse é o principal exame de imagem para detectar a perda de massa óssea precocemente. Assim, possibilita a prevenção e combate à osteoporose. Segundo o Ministério da Saúde, a densitometria óssea apresenta maior relevância para pacientes a partir dos 50 anos, visto que essa é a população com maior risco para fraturas devido à osteoporose. A seguir, continue a leitura e entenda o que é e como funciona a densitometria óssea!

Quando o exame de densitometria óssea deve ocorrer?

A densitometria é um exame que permite ao médico detectar de forma precoce a perda da espessura óssea e mineral. Assim, o profissional pode avaliar se há diminuição de massa óssea, condição que torna os ossos frágeis e aumenta o risco para fraturas.

Desse modo, a densitometria óssea é uma importante ferramenta diagnóstica. Afinal, por meio de imagens obtidas pelo exame, é possível não só diagnosticar, mas também avaliar a resposta ao tratamento da osteoporosePara a indicação da densitometria óssea, alguns fatores são considerados.

Entre eles estão a idade do indivíduo, peso corporal, histórico familiar e médico relacionado às fraturas e condições relativas ao estilo de vida que podem alterar a densidade mineral dos ossos. Assim, podemos afirmar que o exame é uma recomendação para:

  • homens com condições associadas à perda óssea (doença renal crônica, doença hepática ou artrite reumatoide);
  • indivíduos que utilizam medicamentos corticoides, barbitúricos e anticonvulsivos;
  • mulheres pós-menopausa que não fizeram suplementação com estrogênio;
  • pessoas com histórico de osteoporose ou fratura de quadril na família;
  • pessoas com problemas relacionados à tireoide e paratireoide;
  • mulheres de baixa estatura, e com peso inferior a 56 quilos;
  • indivíduos que já sofreram fratura após leve trauma;
  • pessoas com presença de rarefação óssea em raio-x;
  • pacientes com doença renal, hepática ou diabetes;
  • idosos com fortes dores nas costas.

Como o exame contribui para o diagnóstico da osteoporose?

A densitometria contribui para o diagnóstico da osteoporose ao identificar a falta de cálcio nos ossos, densidade e mineralização. Desse modo, o exame avalia a presença de indicativos para a osteoporose e osteopenia (diminuição de massa óssea).

Por meio da densitometria óssea, o médico detecta a perda mineral ainda em estágio inicial, quando ainda não apresenta alteração por meio de radiografias. Por esse motivo, permite que essas condições sejam tratadas ainda no início, evitando que os ossos se tornem frágeis e sofram fraturas.

Como é feita a densitometria óssea?

Para o exame de densitometria óssea, o paciente deve deitar-se na maca, mantendo os pés em uma plataforma que ajuda no alinhamento da coluna com a pelve. Enquanto o indivíduo fica imóvel, o aparelho faz a varredura para examinar as estruturas. Por isso, o tempo para a densitometria óssea varia entre 5 a 15 minutos. Esse exame exige preparação prévia. Desse modo, antes da densitometria, alguns cuidados especiais devem ser adotados. Veja quais são:

  • não ingerir vitaminas ou suplementos minerais na manhã da densitometria;
  • não ingerir suplementação de cálcio nas 24 horas que antecedem o exame;
  • fazer jejum de 4 horas para alimentos sólidos (adultos e crianças);
  • evitar roupas com botões e fivelas de metal no dia do exame;
  • evitar joias, colares, pulseiras e sutiãs com aro de ferro;
  • evitar líquidos 4 horas antes do teste;
  • usar roupas leves para o exame.

Além disso, no dia da densitometria o paciente deve chegar a clínica com 20 minutos de antecedência. Junto, devem estar o pedido de exame médico, documento de identificação com foto, carteirinha do convênio e CPF. Quando o paciente for menor que 18 anos, é obrigatória a presença de um acompanhante.

Você conferiu como funciona a densitometria óssea, exame importante para auxiliar o médico no diagnóstico da osteoporose, acompanhamento de tratamentos para a perda de massa óssea, e prevenção de fraturas. Por isso, não deixe de realizar o exame quando seu médico solicitar. 

Quer continuar se informando sobre este assunto? Conheça a diferença entre osteoporose e osteopenia, condições diagnosticadas pela densitometria óssea!

Rate this post
O que é e como funciona o exame de densitometria óssea
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM