A densitometria óssea é um dos principais exames para identificar a osteoporose, doença degenerativa caracterizada pelo desgaste de ossos que atinge homens e mulheres em idade adulta. Com o início da menopausa feminina, a partir dos 45 anos, os níveis de estrógeno diminuem, permitindo o desgaste rápido de células dos ossos.
Por se tratar de uma doença silenciosa, a densitometria óssea tem papel importante, principalmente em pessoas em idade madura, como na terceira idade.
A seguir, entenda a importância da densitometria óssea, exame geralmente indicado para idosos, mas que pode ser realizado por diferentes faixas etárias.
A densitometria óssea é o exame que se baseia na medida da densidade do tecido ósseo no corpo, e faz uso de baixa quantidade de radiação. É um teste indolor e o resultado é imediato. O exame compara a densidade de tecido ósseo do paciente do mesmo sexo e a densidade óssea esperada para aquela faixa etária.
Com o cruzamento de dados, é possível determinar o risco de fratura apresentado pelo paciente. Quanto menor a densidade mineral óssea, maior o risco de fraturas. A densitometria óssea é solicitada para identificar a falta de cálcio nos ossos, assim como a densidade e mineralização.
Dessa maneira, o exame é indicado para avaliar se o indivíduo apresenta doenças como osteoporose e osteopenia (perda de massa óssea).
A vantagem da densitometria óssea é que, por meio do exame, o médico pode identificar a perda mineral ainda em estágio inicial, quando essa condição ainda não pode ser visualizada por exames de raio-x.
Atualmente, o método é um dos mais modernos da medicina. Sua realização é feita por meio de aparelho computadorizado com baixa dose de radiação. Por esse motivo, não apresenta riscos para a saúde do paciente ou do técnico responsável.
Para a realização da densitometria óssea, o paciente deve deitar-se sob o aparelho. Assim, um laser passa sobre as partes do corpo do indivíduo para analisá-las, visando medir a quantidade de radiação por eles absorvida. O teste avalia as áreas do corpo que estão mais sujeitas aos riscos de fraturas: a coluna lombar, o terço distal do rádio e a região próxima ao fêmur.
De forma geral, a densitometria óssea é utilizada na terceira idade para obter o diagnóstico precoce de osteoporose e osteopenia. Assim, é possível prevenir fraturas espontâneas ósseas, principalmente em regiões como o colo de fêmur, local que influencia diretamente na qualidade de vida do idoso.
Como as doenças que afetam a massa óssea estão relacionadas ao envelhecimento, a realização da densitometria óssea acontece a partir dos 50 anos, principalmente entre as mulheres.
Afinal, a população feminina é a mais atingida, já que, com a menopausa, a queda da produção de hormônios afeta diretamente a recomposição das células dos ossos, processo natural que ocorre ao longo de toda a vida.
Já indivíduos com histórico familiar de osteoporose ou fratura óssea não precisam esperar a melhor idade para procurar o consultório médico.
Assim como pacientes que possuem baixo peso, alterações na tireoide, doenças reumáticas, gastrointestinais ou cálculo renal também são mais suscetíveis a desenvolver esse tipo de doença.
O uso de tabaco e corticoides são hábitos que podem gerar maior predisposição para perda de minerais da massa óssea, levando pessoas com tais hábitos a apresentarem a necessidade da realização do exame.
Se você precisa realizar a densitometria óssea em BH, procure a Clínica CEU. Referência na realização de exames de imagem, ela oferece serviços de alta qualidade e excelência no mercado. Com uma equipe capacitada para atender as demandas de cada paciente, a clínica se destaca pela inovação, equipamentos modernos e atendimento personalizado.
É fundamental buscar uma clínica especializada para realizar o exame, como a Clínica CEU, certificada pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, Abrasso, no Programa de Qualidade – PROQUAD.
O Programa de Qualidade em Densitometria (ProQuaD) é um programa com finalidade educativa desenvolvido para avaliar, monitorar, dar suporte e certificar serviços de densitometria que têm como objetivo a busca pela excelência na prática do método. Isto significa que na Clínica CEU, você pode contar com maior controle dos processos e princípios que regem a densitometria óssea, assim como padrões de qualidade.
Marque agora mesmo sua densitometria óssea na Clínica CEU sem sair de casa. Você pode fazer isso por meio do agendamento online!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9