07 de maio – Dia internacional de luta contra a endometriose

O Dia Internacional de Luta Contra a Endometriose, celebrado em 7 de maio, visa conscientizar a população sobre essa condição que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Classificada como uma doença crônica, na endometriose o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce fora do órgão, causando dores intensas e até mesmo infertilidade. Contudo, essa condição pode ser tratada, evitando problemas na reprodução. A seguir, conheça os sintomas, causas e a forma de identificação da endometriose.

Quais os primeiros sinais da endometriose?

O útero é um órgão revestido por um tecido que ganha o nome de endométrio. Afetado por hormônios, o tecido pode engrossar sua espessura e ser expelido para fora do corpo da mulher de acordo com o ciclo menstrual. Além disso, o endométrio é o responsável por permitir a deposição do óvulo no útero para sua fecundação. Contudo, ao desenvolver-se fora do órgão, o tecido provoca alterações, e recebe o nome de endometriose. Isso pode ocorrer em regiões de cavidade abdominal, bexiga, ovários, trompas e outros locais do corpo.

Ainda que esteja fora do útero, o tecido é estimulado a crescer e, durante a menstruação, descama junto ao endométrio uterino, causando cólicas, desconforto e, com o passar do tempo, dificuldades para uma gestação. Da mesma forma, a doença aumenta o risco de câncer de ovário. Os primeiros sinais e sintomas da doença consistem em:

• cólica intensa, mesmo que não esteja no período menstrual;
  • menstruação irregular;
  • inchaço abdominal;
  • intestino preso ou solto demais;
  • dores durante e após o sexo;
  • dores para urinar e evacuar;
  • dificuldade para engravidar.

O que causa a endometriose?

Estabelecer as causas da endometriose é uma tarefa difícil. Entretanto, parte do distúrbio pode ocorrer devido a menstruação retrógrada, quadro em que pequenas quantidades de sangue podem voltar pelo canal vaginal, alojando-se em locais que não deveriam.

Essa ação é resultado do estímulo constante de estrogênio, hormônio que provoca aumento do endométrio e seu sangramento mensalmente. De modo geral, a endometriose é diagnosticada após os 20 anos. Entretanto, o crescimento do tecido fora do útero pode iniciar-se antes mesmo da menarca (primeira menstruação).

Qual a importância do Dia Internacional de Luta Contra a Endometriose?

O Dia Internacional de Luta Contra a Endometriose visa levar informações sobre a doença para a população. Dessa forma, é possível incentivar as mulheres a buscar atendimento de rotina, melhorando as chances do diagnóstico precoce, fator que contribui para o tratamento adequado e impede complicações, como a infertilidade. Essa doença crônica afeta 1 em cada 10 mulheres no país, segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva. Estima-se que, no Brasil, o número de mulheres com a doença ultrapasse seis milhões.

Como é o diagnóstico de endometriose?

Inicialmente, o diagnóstico da endometriose ocorre por meio de exame clínico, físico e ginecológico, além do histórico médico da paciente. Após as suspeitas, confirma-se o quadro por meio de exames de diagnóstico por imagem. Entre eles, estão o ultrassom pélvico, ultrassom vaginal, mapeamento da endometriose, videolaparoscopia e ressonância magnética.

Além disso, pode ser necessária a biópsia e identificação de células endometriais por avaliação citológica. Da mesma forma, o exame de sangue pode auxiliar no diagnóstico, ainda que não seja um marcador específico. Quando a suspeita de endometriose é em região intestinal, realiza-se o exame de ultrassom transvaginal com preparo intestinal, visando detectar lesões.

Ainda que a endometriose seja uma doença que pode ser tratada, melhorando a qualidade de vida e saúde reprodutiva da mulher, são muitos os casos no Brasil. Por isso, datas como o Dia Internacional de Luta Contra a Endometriose são essenciais. Afinal, contribuem levando informações sobre sintomas, formas de diagnóstico e tratamento adequado.

Gostou deste texto? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira tudo o que você precisa saber sobre o tratamento da endometriose!

5/5 - (1 vote)
07 de maio – Dia internacional de luta contra a endometriose