05/02 – Dia Nacional da Mamografia: qual a importância da data?

O Dia Nacional da Mamografia, comemorado neste 5 de fevereiro, reforça a importância do exame para o diagnóstico de alterações e doenças como o câncer de mama, condição que mais afeta a saúde feminina no Brasil. Conheça a seguir, a importância dessa data, o papel da mamografia para a prevenção, o que ela pode diagnosticar e outras informações indispensáveis.

Qual a importância do Dia Nacional da Mamografia?

O Dia Nacional da Mamografia visa conscientizar as mulheres a respeito da importância do exame para prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de outras condições que podem apresentar riscos à saúde. A mamografia é um exame de imagem que utiliza raios-x para a detecção de alterações suspeitas. Desse modo, é uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce, elevando a chance de tratamento e cura.

A data reforça a importância da sua realização periódica. Afinal, muitas mulheres ainda deixam de fazer a mamografia por medo, vergonha ou mesmo falta de informação. Assim, o Dia Nacional da Mamografia é uma alternativa para levar conhecimento e auxiliar no esclarecimento sobre esse tema.

Qual o papel da mamografia para a prevenção do câncer de mama?

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença que pode ser detectada em fases iniciais por meio da mamografia. Isso aumenta as chances de tratamento precoce e cura. Desse modo, recomenda-se o rastreamento por meio do exame para mulheres acima de 40 anos, ou em mulheres com idade inferior que apresentem casos de câncer de mama na família.

O exame auxilia na identificação do câncer antes mesmo do surgimento dos sintomas. Afinal, quando as manifestações estão presentes, o desenvolvimento já pode estar avançado, fator que diminui as chances de cura e aumenta o risco de complicações para o tratamento. De acordo com as Diretrizes para Detecção Precoce do Câncer de Mama, preconiza-se a mamografia como método para rastreamento na rotina de atenção integral à saúde da mulher.

Atualmente, 70% das mulheres entre 50 e 69 anos têm acesso à mamografia. Entretanto, apenas 20% delas realizam o exame ao menos a cada 2 anos. Por isso, é fundamental que datas como o Dia Nacional da Mamografia existam para conscientizar a população sobre sua importância na detecção precoce da doença.

O que a mamografia detecta?

A mamografia contribui para a detecção de diferentes anormalidades nas mamas. Entre elas estão nódulos, calcificações, assimetrias e distorções. Ainda que esse seja considerado o método mais eficaz para rastreamento e diagnóstico, algumas situações exigem outros exames. Isso ocorre quando o tecido mamário é denso ou em achados suspeitos. Assim, o médico solicita exames como ultrassonografia e ressonância magnética.

Qual a diferença entre detecção e prevenção?

A detecção precoce e a prevenção do câncer de mama são estratégias com o mesmo objetivo. Entretanto realizadas de formas distintas. A prevenção visa que a mulher adote hábitos saudáveis e evite a exposição a fatores ambientais de risco. Assim, é possível reduzir as chances de desenvolver o câncer.

Já a detecção precoce por meio da mamografia é uma maneira de identificar a doença. Desse modo, o diagnóstico ocorre mais cedo, evitando complicações e melhorando as chances de cura com o tratamento adequado.

Quando fazer o exame?

exame-mamografia

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) preconizam que o rastreamento por meio do exame de mamografia deve iniciar anualmente a partir dos 40 anos. Contudo, quando a mulher tiver familiares que apresentaram câncer de mama, o acompanhamento deve começar antes.

Qual o preparo necessário para fazer o exame de mamografia?

Para o exame de mamografia não são necessários grandes preparos. Indica-se que a mulher faça o agendamento alguns dias após a menstruação. Dessa forma, é possível evitar desconforto e sensibilidade nas mamas. Além disso, a paciente deve evitar o uso de desodorante, cremes ou talco na região das mamas e axilas. Essas substâncias podem interferir no resultado do exame.

Para mulheres com prótese de silicone nas mamas, é importante informar ao profissional responsável pela condução do exame. Em alguns casos, a visualização das imagens pode ser dificultada.

O Dia Nacional da Mamografia é uma importante forma de conscientizar a população a respeito do exame que pode salvar a vida da mulher, especialmente em um diagnóstico precoce. Por isso, não deixe de realizar seus exames periodicamente.

Ainda não fez sua mamografia esse ano? Então, agende uma consulta no Espaço Mama da Clínica CEU e confira os diferenciais que o ambiente oferece!

05/02 – Dia Nacional da Mamografia: qual a importância da data?