Prevenção ao câncer colorretal: 6 estratégias efetivas para uma vida saudável

Sabe por que precisamos, mais do que nunca, falar sobre a prevenção ao câncer colorretal? Porque de acordo com a OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, a carga mundial de câncer aumentou

Segundo a publicação, com dados de uma pesquisa global da Organização Mundial da Saúde, OMS, em 2022, o câncer colorretal está entre os três principais tipos de câncer, juntamente com o de mama e o de pulmão. 

Apesar dos dados alarmantes, com medidas preventivas adequadas é possível reduzir significativamente o risco de desenvolvê-lo. 

Por isso, queremos falar com você sobre estratégias que ajudam na prevenção ao câncer colorretal

Continue a leitura!

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal é um tipo de câncer que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou no reto. Este tipo de câncer surge a partir de crescimento anormal e descontrolado de células no revestimento interno do cólon ou do reto. Geralmente, começa como pólipos, crescimentos benignos que podem se transformar em câncer ao longo do tempo.

O câncer colorretal é um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo, afetando homens e mulheres igualmente. 

Fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar de câncer colorretal, tabagismo, consumo excessivo de álcool, uma dieta rica em gorduras e carnes vermelhas processadas, obesidade e sedentarismo. 

No entanto, muitos casos de câncer colorretal podem ser prevenidos ou detectados precocemente por meio de exames de rastreamento regulares e adoção de um estilo de vida saudável. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e cura.

Entendendo o câncer colorretal

O câncer colorretal começa no cólon ou no reto, partes do sistema digestivo que processam os alimentos para energia e preparam os resíduos para excreção. A maioria dos casos começa como pequenas, não cancerosas (benignas) aglomerações de células chamadas pólipos adenomatosos. Com o tempo, alguns desses pólipos podem se transformar em câncer colorretal.

Estratégias de prevenção ao câncer colorretal

Existem algumas estratégias capazes de ajudar a prevenir o câncer colorretal. Aqui estão seis delas:

1. Adote uma dieta saudável

Uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais é fundamental na prevenção do câncer colorretal. 

Alimentos que contêm fibras ajudam a manter um sistema digestivo saudável e podem reduzir o risco de câncer. Também é aconselhável reduzir o consumo de carnes vermelhas e embutidos. 

Sugestões: 

  • consumir pelo menos três porções de frutas e três porções de legumes e verduras ao dia; 
  • consumir preferencialmente cereais integrais como arroz, pães, aveia, cevada e outros.

Evite:

  • carnes salgadas e processadas como presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha e outros embutidos e defumados.

2. Mantenha um peso saudável e seja ativo

Obesidade e sedentarismo estão associados a um risco aumentado de câncer colorretal. 

Manter um peso corporal saudável por meio de uma dieta equilibrada e realizar atividade física regularmente, 30 minutos todos os dias, pode diminuir significativamente esse risco.

3. Não fume

O tabagismo é um fator de risco conhecido para muitos tipos de câncer, incluindo o colorretal. Parar de fumar pode reduzir não apenas o risco de câncer, mas também de outras doenças graves, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

4. Limite o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool está relacionado a um maior risco de câncer colorretal. Limitar o consumo de álcool ajuda na prevenção. Mas sabe o que ajuda mais? Não consumir bebidas alcóolicas.

5. Conhecimento dos fatores de risco

Além dos fatores de estilo de vida, certos fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar de câncer colorretal e condições genéticas, podem aumentar a probabilidade de desenvolver a doença. 

Conhecer esses riscos e discuti-los com um médico pode orientar as decisões sobre quando começar o rastreamento.

6. Rastreamento precoce

O rastreamento precoce é uma das ferramentas mais poderosas na luta contra o câncer colorretal. 

Exames de rastreamento, como a colonoscopia, podem detectar pólipos precocemente, antes que se tornem cancerosos. A remoção desses pólipos pode prevenir o câncer colorretal.

Procure ajuda de um especialista para ter esse acompanhamento e orientações sobre os exames preventivos e tratamento.

Força na conscientização

A prevenção ao câncer colorretal é possível com a adoção de um estilo de vida saudável, rastreamento precoce e conscientização sobre os fatores de risco. 

Ao tomar medidas proativas em relação à saúde, as pessoas podem reduzir o risco de câncer colorretal, assim como promover um bem-estar geral e uma vida mais saudável. 

É fundamental incentivar as pessoas a se submeterem a exames de rastreamento regulares, como a colonoscopia, especialmente para aqueles com fatores de risco aumentados, como histórico familiar da doença ou idade avançada. 

A detecção precoce pode significar a diferença entre a cura e o tratamento mais difícil. Por isso, todos devem se engajar em campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do rastreamento precoce, tornando a luta contra o câncer colorretal uma prioridade de saúde pública.

Dúvidas sobre o tema ou quer informações sobre os exames de rastreamento? Fale conosco!

Rate this post
Prevenção ao câncer colorretal: 6 estratégias efetivas para uma vida saudável
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM