A importância da mamografia para a prevenção do câncer de mama

A mamografia continua sendo o principal exame para diagnóstico do câncer de mama, doença que mais afeta a saúde das mulheres no Brasil. Dessa forma, a mamografia é um exame recomendado como rotina entre mulheres acima de 40 anos. 

No entanto, qual o papel da mamografia na prevenção do câncer de mama? É o que você vai conferir no post a seguir. Continue a leitura e conheça também a diferença entre prevenção e detecção, e o melhor lugar para realizar a mamografia em Belo Horizonte!

Qual o papel da mamografia para a prevenção do câncer de mama?

O INCA, (Instituto Nacional de Câncer), afirma que a mamografia pode detectar o câncer de mama em fases iniciais. Desse modo, as chances de tratamento e cura são maiores. Por isso, uma das recomendações para o rastreamento da doença é a realização do exame a cada 12 meses por mulheres acima dos 40 anos

Além disso, a indicação do exame anual também abrange por mulheres que apresentam casos da doença na família, mesmo que em idade inferior à padronizada. A mamografia tem o papel de auxiliar o médico na identificação de células cancerígenas ainda em estágio inicial, evitando que a doença se desenvolva e aumente as chances de complicações. 

Ainda segundo o INCA, 70% das mulheres entre 50 e 69 anos no Brasil têm acesso à mamografia. No entanto, apenas 20% delas fazem o exame ao menos a cada 2 anos, fator que diminui a oportunidade de identificar a doença ainda no início.

Qual a diferença entre prevenção e detecção do câncer de mama?

Mesmo que a prevenção do câncer de mama e a detecção precoce sejam estratégias com o mesmo objetivo, são realizadas por meios diferentes. A prevenção visa a adoção de hábitos saudáveis e evitar a exposição a fatores ambientais de risco. Assim, é possível reduzir as chances para o desenvolvimento do câncer.

a detecção precoce da doença por meio da mamografia é uma maneira de constatar a doença. Assim, quando o diagnóstico ocorre mais cedo, evitar complicações e melhorar as chances de cura com o tratamento adequado. Portanto, ambas estratégias são parte do combate ao câncer de mama, ainda que sejam diferentes.

Onde realizar a mamografia em Belo Horizonte?

Por sua importância para diagnóstico e prevenção do câncer de mama, a mamografia deve ser feita em uma clínica especializada, com profissionais conceituados e que garantam resultados corretos. Para isso, o Espaço Mama, da Clínica CEU foi criado.

O Espaço Mama proporciona à mulher todos os procedimentos para diagnóstico de lesões mamárias em um único lugar. A clínica tem como principal preocupação oferecer tais vantagens de forma acolhedora e segura. Afinal, é comum sentir medo e receio antes de realizar exames como a mamografia.

Por isso, o Espaço Mama conta com grande investimento em tecnologia, com aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração. A partir desses equipamentos é possível realizar o exame de forma humanizada e diagnosticar o câncer de mama, ainda que em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.

Tecnologia desenvolvida para diminuir o desconforto

No lugar da mamografia convencional, o Espaço Mama oferece a mamografia digital, técnica que contribui para aliviar o desconforto durante o exame. Além disso, a tecnologia inovadora do aparelho Smartcurve, reduz de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização do exame. Isso porque, o aparelho adapta-se à anatomia da mulher

Outro motivo para realizar a mamografia no Espaço Mama é a qualificação da clínica. Recentemente, o local recebeu a certificação do Programa de Qualidade em Mamografia, uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos.

Essa certificação é um reconhecimento pelo trabalho voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, usando equipamentos de alta resolução. Tal aprovação é mais uma das metas da Clínica CEU e do Espaço Mama, visando um atendimento de qualidade, excelência e eficácia.

O Espaço Mama da Clínica CEU oferece uma solução completa para a saúde mamária, contribuindo para diagnosticar lesões de forma rápida e segura. Afinal, realiza procedimentos minimamente invasivos como biópsias, punções e marcações cirúrgicas. 

Cuide de sua saúde deixando seus exames de rotina em dia. Agende agora mesmo sua mamografia no Espaço Mama da Clínica CEU!

Rate this post
A importância da mamografia para a prevenção do câncer de mama
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM