Mês Mundial de combate ao câncer: 6 dicas de prevenção

Sabia que fevereiro é dedicado ao combate do câncer? A data é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UICC), maior e mais antiga organização internacional dedicada a convocar, gerar recursos e defender iniciativas que ajudem a comunidade afetada pelo câncer. 

O objetivo dessa organização é reduzir o impacto da doença no mundo e promover igualdade ao integrar o controle do câncer na agenda mundial de saúde e desenvolvimento. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que ocorrerão 685 mil novos casos de câncer ao ano. 

Por motivos como este, iniciativas de conscientização como o mês mundial do combate ao câncer são tão importantes. Assim, auxiliando na promoção de informações importantes que podem ajudar a população a se prevenir contra a doença. 

Como forma de unir forças nessa luta, separamos neste artigo 6 dicas de prevenção que são essenciais para a prevenção do câncer. Continue a leitura para se informar!

Quando e como surgiu a data Mundial de combate ao Câncer?

Criado em 2000 por meio da Carta de Paris contra o câncer, com o objetivo de promover a pesquisa, melhorar os serviços aos pacientes e mobilizar a população, o mês mundial de combate ao câncer é uma iniciativa global que foi organizada pela UICC com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Visto que o dia mundial de combate à doença é 4 de fevereiro, o mês se tornou um período importante para aumentar a conscientização e educação sobre a doença em diversos países. Dessa forma,  mobilizando governos e pessoas na prevenção do câncer e evitando milhões de mortes a cada ano.

Confira 6 dicas de prevenção no combate ao câncer

O câncer já é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ou seja, a enfermidade está entre as quatro principais causas de morte prematura em muitos países. 

Com o aumento da mortalidade pelo câncer no mundo, campanhas como o mês mundial de combate ao câncer são fundamentais para a conscientização da população em relação às formas de prevenção que podem evitar o desenvolvimento da doença

Abaixo, conheça 6 dicas para ajudar no combate ao câncer:

1. Elimine o cigarro da sua rotina

Quando falamos sobre o combate ao câncer, eliminar hábitos nocivos, como o cigarro,  é uma das principais formas de prevenção. Sabia que o cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são nocivas, quando inaladas pelo próprio fumante, e também pelas pessoas que estão no mesmo ambiente? Por isso, deixar de fumar é uma forma de combater o câncer em si e também evitar que ele atinja outras pessoas. 

2. Evite bebidas alcoólicas

Consumir bebidas alcoólicas em grande quantidade pode causar risco para o desenvolvimento do câncer, assim como o tabaco. Por isso, evitar o consumo dessas substâncias é outra dica para prevenir o surgimento da doença no organismo.

3. Priorize uma alimentação saudável

A ingestão de alimentos ricos em vitaminas e outros nutrientes pode ajudar no combate ao câncer. Uma dieta repleta de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas fortalece o organismo e melhora o sistema imunológico

Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas em excesso, bebidas artificiais com altas taxas de açúcar e qualquer tipo de comida que contenha substâncias cancerígenas, como o corante caramelo IV. 

4. Mantenha o peso corporal na faixa ideal

Uma das formas mais importantes de combate ao câncer é manter o peso saudável ao longo da vida. Ter uma alimentação saudável favorece a manutenção do peso. Assim,  da mesma forma que atividades físicas são essenciais para manter o corpo ativo e o organismo funcionando de forma correta.

5. Não esqueça das atividades físicas

Muito importante para o bom funcionamento do organismo e manutenção do peso, os exercícios físicos ajudam no combate ao câncer. Por isso, busque uma atividade que seja prazerosa e divertida e faça do momento de prática um período de conexão consigo mesmo. 

Você pode caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar, fazer ginástica, cuidar do jardim, subir escadas ou qualquer coisa que faça com que seu corpo possa se movimentar pelo tempo necessário.

6. Faça exames periódicos 

Tão importante quanto as dicas acima, os exames periódicos são fundamentais para o combate ao câncer. Afinal, boa parte dessa doença não apresenta sintomas antes da fase grave. Por isso, quando antes for descoberto, maiores as chances de recuperação com um tratamento rápido e preciso. Entre os exames preventivos indicados para a mulher, estão:

Assim como na saúde da mulher, os homens devem manter seus exames periódicos em dia para fortalecer o combate ao câncer. Além de avaliações conhecidas como o toque retal, importante para avaliação da próstata, outros exames devem ser realizados todos os anos, evitando câncer de próstata, intestino, reto, cólon e outros. Veja os principais exames que devem ser feitos:

Conclusão

Além de seguir as dicas de prevenção no combate ao câncer, é importante estar em dia com sua saúde para evitar o aparecimento de outras doenças. Portanto, mantenha as consultas de rotina com seu médico e faça seus exames periódicos sempre em clínicas com profissionais qualificados. 

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer o significado da campanha fevereiro roxo!

Mês Mundial de combate ao câncer: 6 dicas de prevenção
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM