Quais tipos de exames são os mais comuns para a saúde da criança?

Em qualquer idade, a realização de consultas e exames de rotina é muito importante para manter a saúde em dia e evitar o desenvolvimento de doenças, visto que contribuem para o diagnóstico precoce. Os exames para crianças não são diferentes.

Quando realizados na infância, os exames são fundamentais para que o desenvolvimento da criança aconteça sem problemas, ajudando na detecção de doenças e evitando complicações. A seguir, confira os principais tipos de exames para crianças.

Qual a importância dos exames para crianças?

Os exames de rotina permitem que doenças e síndromes sejam diagnosticadas na infância de maneira precoce, possibilitando que uma conduta seja avaliada e o tratamento iniciado rapidamente.

Isso é importante, pois quando um tratamento é iniciado ainda no início do desenvolvimento de uma doença, as chances de obter bons resultados aumentam consideravelmente. Os exames para crianças são ainda mais importantes.

Afinal, muitas doenças podem comprometer o desenvolvimento infantil e causar prejuízos físicos e mentais. Desse modo, o acompanhamento de rotina com um pediatra e os exames para crianças, se tornam indispensáveis.

Quais os principais exames devem ser feitos durante a infância?

Ao realizar os exames na infância, a criança fica protegida contra diferentes doenças. Por esse motivo, separamos a seguir os principais exames para crianças que devem ser feitos durante o desenvolvimento dos seus filhos.

Hemograma

Importante em todas as idades, o hemograma, popularmente conhecido como exame de sangue, é fundamental para crianças. O teste permite analisar diversos componentes, identificando doenças crônicas e infecções.

Exame de fezes

O exame de fezes é outro entre os principais exames para crianças. Essa análise auxilia na identificação de parasitas, muco e sangue oculto, possibilitando o diagnóstico de doenças graves e parasitárias.

Exame de urina

O exame de urina, assim como o de fezes, permite ao médico identificar alterações no organismo da criança. A detecção de bactérias que podem representar risco para a vida da criança. Além disso, a perda de proteínas na urina, por exemplo, é uma condição que pode sinalizar quadros de desnutrição.

Glicemia e insulina

Muitas pessoas acreditam que a diabetes é uma doença exclusivamente de adultos. Contudo, há algumas décadas o número de crianças que desenvolvem diabetes tipo 1 tem aumentado.

Por isso, os exames de glicemia e insulina são importantes na infância, auxiliando no controle e avaliação dos níveis adequados e permitindo que a doença seja diagnosticada precocemente. Com isso, a criança pode ser tratada de forma correta, garantindo o bem-estar e evitando complicações provenientes desse quadro.

Colesterol e triglicerídeos

Os altos níveis de colesterol e triglicérides podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, impactando a vida da criança. O risco ocorre, sobretudo, quando a família apresenta histórico de problemas cardíacos. Portanto, o acompanhamento do colesterol e triglicérides com exames para crianças é fundamental.

TSH e T4 livre

Os problemas de tireoide em crianças não são tão frequentes. Contudo, essa glândula tão importante para o organismo não pode ser esquecida. Os exames de TSH e T4 livre são realizados para detectar doenças relacionadas à tireoide, como o hipotireoidismo e hipertireoidismo

Raio-X de idade óssea

O raio-x de idade óssea é um exame por imagem específico, geralmente solicitado quando a criança está fora dos padrões de altura ou peso para sua idade. O objetivo do exame é verificar, a partir de radiografias da mão e punho, se existem problemas de crescimento.

Onde realizar exames para crianças?

Se você está buscando um local de confiança para realizar exames para crianças, a Clínica CEU é a melhor opção. Referência no diagnóstico por imagem em Belo Horizonte, a clínica oferece atendimento humanizado, com equipamentos de ponta e profissionais capacitados. Entre os exames realizados pela Clínica CEU, estão:

A Clínica CEU está na Região Hospitalar de BH, com a unidade matriz localizada na Av. Francisco Sales, 1.656, no bairro Funcionários.

Agora você já sabe a importância de realizar exames para crianças. Assim, é possível acompanhar o desenvolvimento infantil e assegurar que seu filho tenha um crescimento saudável, livre de doenças e complicações. Garanta que seu pequeno tenha o melhor atendimento e resultados corretos realizando os exames de imagem na Clínica CEU!

Que tal marcar um horário na Clínica CEU? Por meio do agendamento online, você pode fazer isso sem sair de casa!

Quais tipos de exames são os mais comuns para a saúde da criança?