Sinais de alerta e diagnóstico da trombose venosa

A trombose venosa é uma doença grave, causada pela formação de coágulos. Entre os sintomas mais comuns dessa condição está a sensação de pernas pesadas, especialmente ao final do dia. Contudo, alguns outros sinais de alerta podem estar presentes na trombose venosa.

Considerando os riscos para complicações que podem ocorrer, ter o rápido diagnóstico para iniciar o tratamento é fundamental. Neste artigo, vamos falar sobre os sinais de alerta e diagnóstico da trombose venosa. Continue conosco e mantenha-se informado!

O que é trombose venosa? 

A trombose venosa ocorre devido à formação de trombos (coágulos de sangue) em veias profundas, normalmente nas pernas. No entanto, também pode estar presente em outros membros, como braços e pelve. Quando não se diagnostica a trombose, e consequentemente o tratamento adequado não acontece, a doença pode evoluir para outras complicações, como o tromboembolismo venoso. Nesse caso, o coágulo de sangue formado em uma veia se desprende, percorrendo a circulação de sangue até órgãos vitais, como pulmão e coração, o que pode ser fatal para a saúde do indivíduo.

Sinais de alerta da trombose venosa

Geralmente, a trombose venosa acomete as pernas, mais comumente em um dos lados. Por esse motivo, um dos sinais de alerta é o edema assimétrico. Ou seja, quando um dos lados tem maior inchaço que o outro. Além disso, pode ocorrer endurecimento da musculatura da perna, seguida de dores na panturrilha. 

Ainda que a dor possa ser forte em algumas pessoas, em outros casos pode ser apenas um leve incômodo. Por isso, é normal que o desconforto seja confundido com cansaço, desencorajando o indivíduo a buscar ajuda médica. Contudo, outros sinais de alerta podem estar presentes, indicando a formação de coágulos em veias. São eles:

  • vermelhidão na perna afetada pelo inchaço e dor;
  • pele dura e mais enrijecida que o normal;
  • dilatação das veias;
  • sensação de calor;
  • dores ao toque.

Quais os riscos da trombose quando não tratada?

Por impedir a circulação de sangue para órgãos vitais devido ao bloqueio causado, a trombose venosa pode evoluir para complicações graves, como a embolia pulmonar, quando o coágulo se desprende e chega até os pulmões. Isso impede a passagem de sangue para os órgãos, afetando a distribuição de oxigênio para todo o corpo. Além disso, a trombose venosa pode levar à insuficiência venosa crônica a longo prazo. Isso ocorre devido à destruição de válvulas encarregadas por transportar sangue venoso de volta ao coração.

Como a trombose é diagnosticada?

Para evitar complicações, a trombose venosa deve ser diagnosticada o mais rápido possível. Desse modo, é importante observar qualquer alteração que possa estar relacionada aos sinais de alerta acima. Assim, ao perceber inchaço, dores, enrijecimento e calor em uma das regiões, procure um especialista. 

O diagnóstico da trombose venosa é realizado após avaliação individualizada dos sintomas, histórico médico e familiar e avaliação de exames de imagem. Entre os mais comuns estão o ultrassom, tomografia computadorizada, angiografia. O duplex scan também é um exame utilizado. Afinal, sua técnica permite ao médico visualizar não só os trombos, como também a dilatação anormal de artérias, inflamações, lesões na parede das artérias, alterações em vasos, e mais.

Após a confirmação da trombose, o tratamento consiste no estímulo do organismo para reabsorver o coágulo, desobstruindo a passagem naquele vaso. Para isso, o médico pode indicar medicamentos anticoagulantes e, em alguns casos, intervenção cirúrgica.

A trombose venosa é uma doença que compromete a luz do vaso, prejudicando a circulação sanguínea e distribuição de oxigênio para o organismo. Portanto, o diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para evitar complicações que podem ser fatais.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, conheça melhor o duplex scan, exame usado para o diagnóstico da trombose venosa!

Rate this post
Sinais de alerta e diagnóstico da trombose venosa
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM