Ultrassonografia com Doppler: para que serve o exame?

A ultrassonografia com Doppler é um exame de imagem que permite avaliar diferentes áreas do corpo, como coração, artérias, veias, fígado e útero durante a gestação. Por meio de ondas sonoras de alta frequência, é possível criar imagens em tempo real. 

Dessa forma, o médico pode identificar a velocidade e direção do fluxo sanguíneo, fator essencial para diagnosticar problemas circulatórios, coágulos e estreitamento de veias. Continue a leitura e saiba mais sobre a ultrassonografia com Doppler e suas indicações.

Para que serve a ultrassonografia com Doppler?

Por possibilitar a visualização de imagens em movimento, a ultrassonografia com Doppler pode avaliar o fluxo sanguíneo em órgãos e regiões específicas do corpo. Desse modo, a técnica serve para investigar alterações em vasos sanguíneos que podem resultar em complicações como aneurismas, varizes e tromboses.

Além disso, permite medir o fluxo de sangue entre mãe e feto. A ultrassonografia com Doppler é similar ao ultrassom comum. O exame emite ondas sonoras nos órgãos e tecidos internos. Assim, os ecos produzidos geram imagens em tempo real. Por sua praticidade e segurança, o exame auxilia na avaliação e diagnóstico de diversas condições. A seguir, confira os principais tipos de ultrassonografia com Doppler.

Ultrassonografia com Doppler da tireoide

Esse tipo de ultrassom ocorre quando é necessário avaliar os vasos sanguíneos da glândula tireoide, assim como identificar a presença de cistos, nódulos e inflamações. Normalmente, o endocrinologista solicita o exame.

Ultrassonografia com Doppler de pernas

Ao ser feito nas pernas, o exame ajuda a identificar e diagnosticar problemas na circulação, estreitamento de vasos, varizes e tromboses. Também pode ser chamado de ultrassom com Doppler dos membros inferiores.

Ultrassonografia com Doppler das mamas

A ultrassonografia contribui identificando vascularização em nódulos mamários. É feito como exame complementar a mamografia e outros procedimentos, visto que oferece informações detalhadas sobre o nódulo quando já identificado.

Ultrassonografia com Doppler das carótidas

A ultrassonografia é feita em carótidas para avaliar possíveis obstruções ou estreitamentos nessas artérias que são responsáveis por transportar o sangue do coração até o cérebro. O exame é um importante método de prevenção para complicações como a aterosclerose.

Ultrassonografia com Doppler obstétrico

Por fim, a ultrassonografia quando feita na gestação permite verificar o fluxo sanguíneo entre mãe e bebê. Afinal, é fundamental para o desenvolvimento e oxigenação da criança. Da mesma forma, o exame avalia os batimentos cardíacos do feto.

Qual a diferença do exame com Doppler para o método comum?

O ultrassom consiste em um aparelho que emite ondas ultrassônicas que atravessam a pele e colidem nas paredes dos órgãos. Assim, formam-se imagens nítidas na tela de computador. Quando feito o ultrassom comum, o aparelho exibe imagens detalhadas em preto e branco, com possibilidade de exploração das regiões.

Já quando o Doppler é usado em associação, o resultado possibilita não só a visualização das estruturas, como também do fluxo de sangue que passa entre elas, por veias e artérias. Isso é fundamental para que o médico avalie o sistema circulatório. Por isso, a principal diferença entre os métodos é a visualização. Afinal, a ultrassonografia com Doppler oferece imagens coloridas, com os fluxos sanguíneos em azul e vermelho, conforme o sentido que fluem. 

Quando o médico indica o exame?

Uma das principais indicações para o ultrassom com Doppler é  diante da suspeita de alterações em vasos sanguíneos, como estreitamento, oclusão e dilatação. Essas complicações podem estar presentes em qualquer área do organismo, causando problemas que, quando não tratados a tempo, tornam-se fatais

A ultrassonografia com Doppler ocorre como o ultrassom comum, sem a necessidade de preparo especial, com exceção da sua realização em região abdominal. Contudo, o método oferece imagens mais detalhadas e completas, contribuindo para a avaliação do sistema circulatório do espaço a ser investigado.

Quer conferir mais conteúdos como este? Veja também os principais cuidados antes de fazer um ultrassom abdominal!

Rate this post
Ultrassonografia com Doppler: para que serve o exame?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM