Quais exames de rotina devo fazer?

Os exames de rotina são procedimentos realizados regularmente para monitorar a saúde e detectar possíveis problemas precocemente. Entre as análises estão testes de sangue, exames de imagem e também exames físicos. O diagnóstico precoce e acompanhamento de terapias exigem a realização de exames de rotina. Desse modo, com análises periódicas, é possível avaliar a evolução do tratamento e garantir condutas rápidas, que contribuem para melhorar as chances de cura e recuperação. A seguir, confira quais exames de rotina você deve fazer!

Quais são os principais exames de rotina?

Também conhecidos como exame preventivo ou check-up, os exames de rotina possibilitam ao profissional avaliar o estado de saúde do paciente, diagnosticando patologias e permitindo a realização de tratamentos precoces. Veja quais são os principais exames de rotina para mulheres, homens e idosos.

Exames preventivos para a saúde da mulher

É importante que as mulheres tenham mais atenção à saúde, visitando o médico com frequência para os exames de rotina. Contudo, muitas ainda negligenciam a saúde e evitam exames importantes, como o Papanicolau. Também conhecido como preventivo, o exame deve ocorrer anualmente a partir do início da vida sexual da mulher.

Esse procedimento auxilia o médico na identificação de câncer de colo de útero ainda em fase inicial, fator que possibilita a cura da doença. Além disso, contribui para detectar infecções, herpes genitais e fungos e, conforme o resultado, indica a necessidade de outros exames, como a colposcopia.

Assim como o preventivo, o ultrassom transvaginal é um exame de rotina para a saúde da mulher. O teste visa avaliar o útero, as trompas e os ovários, investigando miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose.

A partir dos 40 anos, a mulher deve iniciar o acompanhamento para prevenção do câncer de mama. Para isso, indica-se o ultrassom da mama e a mamografia. Além destes, outros exames de rotina importantes para a população feminina, são:

  • Densitometria óssea (após o início da menopausa, para identificar e prevenir a osteoporose);
  • Exames de sangue (hemograma, creatinina, ureia, colesterol, triglicérides e glicemia);
  • Dosagens hormonais (conforme prescrição médica);
  • Ultrassom de tireoide;
  • Exame de urina.

Exames de rotina para homens

O tabu e o preconceito ainda são questões que impedem muitos homens de irem ao médico com a frequência necessária. Por não reconhecerem a importância da prevenção, as doenças graves acabam sendo diagnosticadas tardiamente, situação  que dificulta o tratamento e a cura.

Os exames de rotina indicados para homens envolvem o monitoramento da pressão arterial, exame de sangue de rotina, e exame de detecção para diabetes (especialmente para homens acima de 45 anos, especialmente os sedentários e com histórico familiar).

Além desses exames laboratoriais, é importante consultar outras especialidades médicas com regularidade, especialmente a urologia. O urologista é o especialista no sistema reprodutor masculino responsável por avaliar as condições da próstata, identificando a presença de alterações como a hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. 

Esse monitoramento é feito por meio do exame de toque e PSA, exame de sangue que identifica os níveis do Antígeno Prostático Específico, importante indicador para a presença de câncer. A avaliação da próstata deve ser feita anualmente por homens acima dos 50 anos. Contudo, quando existem casos na família, o rastreamento deve iniciar aos 45 anos.

Exames preventivos na terceira idade

Além dos exames preventivos específicos para homens e mulheres, é indispensável a realização de outros testes ao atingir os 50 anos. Afinal, o envelhecimento natural e as mudanças no organismo podem desenvolver enfermidades. Entre os principais exames de rotina, estão:

  • Eletrocardiograma: para monitorar a saúde do coração, prevenindo e tratando quadros de insuficiência cardíaca, arritmias e até mesmo infartos;
  • Raio-x do tórax e acompanhamento com pneumologista: para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão e outras doenças respiratórias;
  • Colonoscopia: diagnostica o câncer de cólon, o câncer no reto, e localiza pólipos e outras anormalidades no intestino;
  • Exame de TSH: monitora a tireoide, auxilia no diagnóstico do hipotireoidismo e outras doenças autoimunes;
  • Densitometria óssea: para identificar risco para osteoporose.

Qual a importância de fazer exames preventivos?

É importante ressaltar que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Realizar exames de rotinas pode ajudar a identificar precocemente doenças como câncer, diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras, as chances de um tratamento eficaz e de uma recuperação mais rápida.

Além disso, manter um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, controle do estresse e do peso, também são medidas fundamentais para prevenir doenças e manter a saúde em dia.

Quais doenças os exames de rotina ajudam a prevenir?

Os exames ajudam na avaliação das funções hepáticas, renais e colesterol para indicar os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, ao analisar a glicemia, identifica-se o risco para diabetes mellitus, assim como o TSH para problemas na tireoide. Os exames também contribuem para o diagnóstico e detecção de risco para anemias, doenças reumáticas, cânceres, infecções, fungos, doenças autoimunes, reprodutivas, gastrointestinais e muitas outras.

Você conferiu a importância dos exames de rotina e pôde conhecer os principais para investigar doenças e alterações no organismo. Lembre-se que os testes devem ser solicitados pelo médico. Por isso, realize consultas preventivas para garantir sua saúde e bem-estar. 

Seu médico solicitou os seus exames de rotina? Então, faça agora mesmo seu agendamento na Clínica CEU!

Rate this post
Quais exames de rotina devo fazer?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM