10/09 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é uma data criada para trazer o assunto ao debate. O suicídio é um fenômeno complexo, que afeta pessoas de diferentes classes, origens, idade, identidades de gênero e orientação sexual.

Anualmente, o suicídio é responsável por mais de 800 mil mortes no mundo, aparecendo entre as 20 principais causas de óbitos. A Seguir, vamos entender um pouco mais sobre a importância da prevenção ao suicídio, como identificar aqueles que precisam de ajuda, e onde buscar auxílio.

O que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio?

A celebração do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio acontece anualmente em 10 de setembro. A data foi organizada pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)Esse evento tem como compromisso chamar atenção para a necessidade da prevenção do suicídio, trazendo destaque ao assunto.

As medidas de prevenção para tal ato baseiam-se em evidências, incluindo orientações, acolhimento e restrições de acesso a meios que podem contribuir para o suicídio. Além disso, a data contribui elucidando sobre as principais barreiras que impedem uma pessoa a procurar ajuda. Entre os motivos, estão falta de consciência, e estigma social.

Qual a importância dessa ação?

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio visa aumentar a conscientização de toda a sociedade a respeito desse assunto, muitas vezes evitado. Entre os objetivos da campanha estão a promoção da autocapacitação de órgãos interessados para atender e cuidar da automutilação e suicídio por meio de ações preventivas. 

Dessa forma, é necessário realizar a capacitação de profissionais de saúde e outros com envolvimento relevante. Além disso, o desenvolvimento de mensagens positivas, informações voltadas à população em geral e grupo de risco.

Assim, é possível simplificar e abrir a discussão sobre saúde mental em lares, escolas, locais de trabalho, e mais. O propósito é incentivar aqueles com ideias suicidas ou que foram afetados pelo ato a compartilhar histórias e buscar ajuda.

Como identificar alguém que precisa de ajuda?

Dificilmente é possível identificar de forma segura que o indivíduo está vivendo uma crise suicida. Alguns sinais de alerta são apontados como parte do comportamento suicida. Contudo, não devemos considerar os sinais isoladamente. 

Familiares e amigos devem observar com atenção manifestações como o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta. Do mesmo modo, o surgimento de manifestações verbais durante semanas. Não se deve interpretar esses sinais como ameaças ou chantagens, mas sim como avisos para um risco real. 

Pessoas com risco de suicídio também costumam falar de sua própria morte com frequência. Além disso, confessam não ter esperança, sentirem culpa, falta de autoestima e apresentam visão negativa do futuro. Essas manifestações podem ser escritas, verbais ou desenhadas.

O isolamento é outro sinal que merece atenção. Indivíduos com pensamentos suicidas podem ficar isolados, evitar telefonemas, redes sociais, não sair de casa ou do quarto e não comparecer a atividades sociais. Principalmente aquelas que costumavam ser prazerosas. Ainda os fatores a seguir não sejam determinantes para o suicídio, algumas condições podem influenciar o indivíduo, como:

  • perda de emprego;
  • crise econômica;
  • exposição à agrotóxicos;
  • discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero;
  • agressões físicas e psicológicas;
  • perseguição no trabalho
  • doenças crônicas, dolorosas e incapacitantes;
  • perda de um familiar ou amigo.

Onde buscar ajuda?

Além de identificar os sinais, é importante saber onde buscar ajuda. Por isso, a prevenção ao suicídio conta com diversos canais de comunicação. O principal deles é o CVV – Centro de Valorização da Vida. Essa associação realiza apoio emocional e atendimento voluntário gratuito. 

Qualquer pessoa que precise conversar pode ter atenção no CVV sob sigilo por meio de telefone, chat, e-mail, e voip todos os dias, 24 horas. A ligação para o número 188 é gratuita, e pode acontecer por meio de linha fixa ou celular. O CVV também pode ser acessado pelo site para chat, e-mail, Skype e outras informações.

Outros locais que podem ajudar na prevenção ao suicídio são CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial), Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da família. Do mesmo modo, é possível buscar ajuda em UPAS 24H (Unidades de Pronto Atendimento), pronto-socorro, hospitais e SAMU, por meio do telefone 192.

Você pôde acompanhar a importância do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Faça parte desse movimento e ajude a informar as pessoas em seu convívio. Além disso, caso identifique alguém com risco para suicídio, não exite em procurar ajuda. Principalmente se essa pessoa for você. 

Ajude a levar estas informações para mais pessoas. Compartilhe este post em suas redes sociais!

Rate this post
10/09 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM