MAPA e HOLTER: conheça mais sobre estes dois exames

O MAPA e Holter são exames cardiológicos que auxiliam no monitoramento de atividades do coração. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. Assim, os exames foram desenvolvidos para garantir maior precisão diante do diagnóstico das doenças do coração. A seguir, conheça um pouco mais sobre o MAPA e Holter.

Qual a diferença entre o MAPA e Holter?

O MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), mede a pressão arterial do paciente enquanto ele realiza suas atividades rotineiras, durante um período de 24 horas. O exame visa identificar alterações na pressão arterial que possam indicar problemas cardiovasculares. Por sua vez, o Holter monitora a atividade elétrica cardíaca ao longo de 24 horas. Desse modo, pode identificar arritmias e outros problemas elétricos do coração.

O que os exames podem detectar?

O MAPA e Holter são essenciais para avaliar a função cardíaca. Por meio deles, o médico pode acompanhar a pressão arterial ao longo do dia e noite, identificando alterações que refletem no ritmo e frequência cardíaca. A principal indicação do Holter investigar a arritmia cardíaca. A doença tem como característica o ato de desregular o ritmo dos batimentos do coração, causando palpitações, cansaço, indisposição e falta de ar. Entre elas:

Como os exames MAPA e Holter são realizados?

Indolor, o MAPA conta com um pequeno aparelho eletrônico para realizar as aferições da pressão durante o período do exame. Acopla-se o dispositivo a uma braçadeira que se mantém presa ao braço do paciente até o final do exame.  Enquanto isso, o Holter mede os estímulos elétricos por meio de eletrodos no peito do indivíduo.

MAPA

No exame, o braço escolhido deve ser aquele não dominante, evitando atrapalhar as atividades do indivíduo. Assim que a braçadeira é colocada no paciente e presa por velcro, o médico orienta-o sobre a medição. Para que ocorra, o aparelho é insuflado e esvaziado lentamente.

O medidor eletrônico, que pode ser levado no bolso ou acoplado à cintura do paciente, é responsável por registrar as medições ao longo do dia e da noite. Durante o exame, o paciente não pode tomar banho, visto que a braçadeira deve ser mantida. Além disso, indica-se o uso roupas mais largas, evitando que a pressão nos braços altere a leitura do medidor.

O teste deve ocorrer em um dia normal da vida do paciente. Assim, evita-se que acontecimentos especiais alterem a avaliação fiel da pressão arterial. Com isso, a rotina deve continuar a mesma, com a ingestão dos medicamentos de uso contínuo.

Também é importante abster-se do consumo de estimulantes, como bebidas com cafeína, álcool, açúcares, e tabaco. Isso porque essas substâncias podem alterar o resultado do MAPA. O paciente deve voltar à clínica no dia seguinte para retirar o aparelho.

Holter

No Holter 24 horas coleta-se informações sobre a atividade cardíaca a por meio de eletrodos conectados a um monitor. Assim, o procedimento inicia-se com a fixação desses eletrodos no tórax do paciente para registrar a frequência e velocidade dos batimentos, e o ajuste do monitor à sua cintura, com o auxílio de um cinto.

A partir desse momento, o médico ativa o equipamento e o exame se inicia. O paciente pode então sair da clínica e voltar para suas atividades diárias, visto que o aparelho registrará os estímulos e alterações de forma contínua.

Assim como no MAPA, o indivíduo não deve tomar banho durante o Holter, evitando danos ao equipamento e interferência no resultado do exame. Alguns médicos podem solicitar ao paciente que anote suas tarefas diárias e sintomas percebidos.

As doenças cardiovasculares estão entre as maiores responsáveis por mortes no Brasil. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos em dia, seguindo um acompanhamento médico corretamente. Pode-se evitar boa parte das patologias com cuidados com a saúde. Além disso, o diagnóstico precoce dessas alterações, por meio de exames como o MAPA e Holter, permite evitar complicações e adotar um tratamento rápido, que contribua para a saúde, bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Gostou destas informações? Conheça também outros exames que detectam doenças cardíacas!

MAPA e HOLTER: conheça mais sobre estes dois exames