1º de julho – Dia da Vacina BCG, imunizante contra a tuberculose

O Dia da Vacina BCG, imunizante que previne a tuberculose, comemora-se em 1º de julho. A campanha é uma forma de alertar a população a respeito da importância da vacina contra a tuberculose, doença que compromete pulmões e outros órgãos e pode ser fatal. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre a data e como a tuberculose ocorre. Além disso, vai entender o papel da vacina BCG para combater o Bacilo de Koch, organismo causador da doença no organismo.

Qual a importância do Dia da Vacina BCG?

1o-de-julho-dia-da-vacina-bcg-imunizante-contra-a-tuberculose

O Dia da Vacina BCG celebra a importância do imunizante na prevenção da tuberculose. O uso da vacina contribui para diminuir a mortalidade infantil e adulta. Desenvolvida em 1921, pelos bacteriologistas franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin, a BCG chegou ao Brasil em 1927.

Desde então, sua administração é feita nos primeiros dias de vida do bebê. Assim, protege a criança contra o desenvolvimento de doenças como a tuberculose e também a meningite tuberculosa (que acomete o sistema nervoso) nos primeiros anos de vida.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 20 anos, as mortes causadas pela tuberculose tiveram redução de 30% em todo o mundo. Em países onde a vacina BCG faz parte do programa nacional de vacinação, o imunizante contribui na prevenção de cerca de 40 mil casos anuais.

Ainda assim, a tuberculose faz parte das 10 maiores causas de morte no mundo. A doença é letal especialmente em países em desenvolvimento, como os localizados na África e sudeste da Ásia. Isso porque, a transmissão em locais como esses está associada a situações precárias de higiene e falta de adesão à vacina.

O que é e quais os sintomas da tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Esse microorganismo também é conhecido por bacilo de Koch, em homenagem Roberto Koch, pesquisador que identificou a bactéria em 1882. A doença pode acometer vários locais do organismo. 

No entanto, em mais de 85% dos casos a tuberculose ocorre nos pulmões. Os sintomas gerais da doença são: febre, perda do apetite, tosse seca, cansaço, emagrecimento e desânimo. Além disso, alguns sinais específicos podem estar presentes segundo o local em que a tuberculose acontece.

Em alguns grupos, a tuberculose é mais comum. Afinal, os mecanismos de defesa natural do organismo podem estar diminuídos. Desse modo, a doença afeta pessoas imunodeprimidas, como idosos, pessoas adoentadas, e privados de liberdade.

Como funciona a vacina BCG?

A vacina BCG é composta principalmente por bactérias da cepa Mycobacterium que enfraquece a carga viral. O imunizante protege em mais de 80% contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa. A aplicação da vacina é feita de forma intradérmica. Dessa forma, assume a forma de reação do sistema imunológico no local da aplicação, como uma mancha vermelha.

A reação é vista como cicatriz, e pode aparecer em até 3 meses após a vacina BCG. Assim, o imunizante é aplicado para estimular a imunidade do organismo para prevenir a infecção da tuberculose. Portanto, quando a bactéria entra em contato com o corpo, os anticorpos se ativam.

A BCG deve ser injetada diretamente na pele do bebê por um médico ou profissional treinado para sua aplicação. A dose para crianças menores de 12 meses é de 0,05ml, enquanto para crianças maiores de 12 meses, a dose deve ser de 0,1ml

Atualmente, o Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), oferece a vacina BCG em rede pública. Por esse motivo, qualquer criança após seu nascimento, tem o direito em receber o imunizante, assim como outras que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Neste texto você conferiu a importância do Dia da Vacina BCG, imunizante que é a principal forma de prevenção contra a tuberculose e suas principais formas. Por isso, é muito importante manter o calendário de vacinação completo, com a vacina BCG e outros imunizantes.

Quer continuar informado? Então, confira mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da tuberculose!

Rate this post
1º de julho – Dia da Vacina BCG, imunizante contra a tuberculose
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM