Holter 24 horas: você sabe como funciona o exame?

O Holter 24 horas é um exame de eletrocardiograma realizado durante um período de, no mínimo, 24 horas. O objetivo desse teste é identificar a ocorrência de comportamentos elétricos anormais do coração durante as atividades diárias. 

Assim, é possível detectar, classificar e quantificar diferentes tipos de arritmias, além de caracterizar variações na frequência cardíaca. Continue a leitura para saber mais sobre o Holter 24 horas e como esse exame funciona.

O que é o Holter 24 horas?

O Holter 24 horas é o exame que reproduz de forma gráfica a atividade elétrica do coração em funcionamento durante atividades rotineiras do paciente. Diferente do eletrocardiograma, em que o indivíduo se mantém deitado em uma maca por alguns minutos, no Holter 24 horas o paciente leva o aparelho para casa, utilizando-o durante esse período. 

Na maioria dos casos, o Holter 24 horas é solicitado como um exame complementar, avaliando o que outros exames não puderam analisar, como o eletrocardiograma simples, por exemplo. 

Similar ao MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), outro exame usado para identificar alterações cardiovasculares, o paciente precisa ficar com o aparelho ligado ao corpo durante o período necessário para o monitoramento de atividades do coração e gravação de informações para avaliação médica. A diferença é que, no Holter 24 horas, são ligados quatro eletrodos no tórax do paciente. O exame permite que o médico tenha a avaliação de:

  • Sintomas paroxísticos, que aparecem e desaparecem inesperadamente, sem ocorrência definida;
  • Modulação do controle do sistema nervoso autônomo, também conhecido como “variabilidade RR”;
  • Variações do ritmo e da frequência cardíacas durante 24 horas.

Como funciona o Holter 24 horas?

No Holter 24 horas, o paciente tem eletrodos fixados na superfície do tórax para registrar o funcionamento do coração, como frequência e velocidade dos batimentos. Dessa forma, os eletrodos enviam as informações para o aparelho responsável pela gravação dos dados, enquanto ele se mantém fixado ao braço ou cintura do paciente.

Durante o uso do Holter 24 horas, o paciente pode manter sua rotina normal do dia a dia. A única indicação é que, assim que houver sintomas ou desconfortos durante o exame, o paciente faça anotações.

O que o Holter 24 horas pode detectar?

O Holter 24 horas permite detectar a arritmia cardíaca, responsável pelas mortes súbitas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac). Essa doença é caracterizada pela desregulação do ritmo dos batimentos do coração, que pode causar palpitações, cansaço, indisposição e falta de ar. Por apresentar desenvolvimento silencioso em alguns casos, a arritmia pode ser detectada apenas por meio do exame. Além da arritmia, o Holter 24 horas pode detectar:

  • Taquicardia paroxística supraventricular ou taquicardia multifocal – caracterizada por batimentos cardíacos intensos e acelerados, principalmente em jovens;
  • Isquemia cardíaca – caracterizada por carência de oxigênio no músculo cardíaco, que pode indicar angina ou infarto do miocárdio;
  • Bradicardia – caracterizada pela diminuição da frequência cardíaca, que pode ocasionar perda de consciência e desmaios;
  • Fibrilação atrial – caracterizada por frequência cardíaca irregular, que pode provocar má circulação sanguínea.

Quando fazer o exame?

O exame de Holter 24 horas é indicado para pessoas que apresentem sintomas como palpitações, perdas de consciência e falta de ar constantemente. Além disso, o médico indica o exame para acompanhamento e avaliação da medicação para pacientes já diagnosticados com arritmia cardíaca.

O exame é feito também em pessoas portadoras de marca-passo, para monitoramento, e acompanhamento de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas, ou que tenham sofrido infarto agudo do miocárdio.

Boa parte dos pacientes que realizam o Holter 24 horas também realizam outros exames importantes para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de outras patologias e tratamentos, como:

Existe contraindicação para o Holter 24 horas?

A realização do Holter 24 horas não apresenta contraindicações, visto que seu uso não gera efeito colateral no paciente nem durante ou após o exame. Contudo, alguns cuidados são necessários:

  • Colchões magnéticos devem ser evitados, pois interferem no resultado;
  • Medicamentos para doenças cardiovasculares podem ser suspensos, a depender da avaliação médica;
  • Exercícios físicos de alto impacto devem ser evitados, pois também podem interferir no resultado (causando acelerações e/ ou descontinuidades no ritmo dos batimentos);
  • Como o Holter é um aparelho eletrônico, é proibido colocá-lo em exposição direta à água durante o seu uso, como chuveiro e piscina, por exemplo.

Onde fazer o exame em Belo Horizonte

A Clínica CEU é referência em diagnóstico por imagem na cidade de Belo Horizonte, trabalhando com equipamentos modernos e equipe profissional qualificada para a realização de procedimentos e exames como o Holter 24 horas. Entre os serviços disponíveis na clínica, estão:

Localizadas na Região Hospitalar de BH, chegar até a Clínica CEU é simples. A unidade matriz fica na Av. Francisco Sales, 1.656, no bairro Funcionários.

Você pôde conhecer um pouco mais sobre o exame de Holter 24 horas no post de hoje, conhecendo as doenças que podem ser identificadas o funcionamento desse exame muito importante para avaliar a saúde cardiovascular. 

Que tal começar o ano com sua saúde em dia? Agende hoje mesmo seu holter 24 horas na Clínica CEU!

Rate this post
Holter 24 horas: você sabe como funciona o exame?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM