Check-up médico anual: saiba quais exames não podem faltar

O check up médico anual faz parte dos exames preventivos, pois investiga a saúde do paciente e reúne informações do histórico médico. Isso ajuda na detecção de doenças e complicações ainda no início. Consequentemente, com o diagnóstico precoce, o tratamento se inicia no momento certo e aumenta as chances de cura. Por isso, separamos neste post os principais exames que você deve fazer no check up médico. Além disso, você vai conhecer com qual idade os exames devem começar a ser feitos. Vamos conferir?

Por que é importante fazer o check up médico anual?

Quando descuidamos da saúde e buscamos atendimento médico somente ao perceber algo errado, as consequências podem ser, muitas vezes, irreversíveis ou até fatais. Desse modo, é muito importante incluir o check up médico como rotina em sua vida.  Além de auxiliar no diagnóstico precoce, os exames anuais contribuem para reduzir o gasto com medicamentos e aumentar o bem-estar e qualidade de vida.

Quais exames de rotina fazem parte do check up médico anual?

Os exames que fazem parte do check up médico anual englobam diferentes sistemas do organismo, garantindo o acompanhamento e investigação de alterações em todos eles. Confira os exames que devem ser feitos por homens e mulheres todos os anos.

Hemograma completo

O hemograma completo é o principal exame solicitado pelos médicos. Esse teste permite ao profissional identificar a presença de infecções, anemias e alterações em plaquetas. Do mesmo modo, contribui para avaliar os níveis da glicemia, triglicérides e colesterol e ácido úrico.

Portanto, o hemograma é usado para identificar e observar diversas alterações no organismo, como funções do fígado, presença de diabetes, gota, cálculos renais e prevenir doenças como a artrite.

Exame de fezes e urina

Os exames de fezes e urina também fazem parte do check up médico anual, e são muito importantes para fornecer ao médico informações importantes sobre o organismo. O teste de urina ajuda a prevenir doenças sistêmicas e avalia as funções renais. Já o exame de fezes é essencial quando falamos sobre o diagnóstico de microrganismos, bactérias e parasitas que podem estar no organismo do indivíduo.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um tipo de ultrassom que avalia a função cardíaca, detectando problemas como endocardite, cardiopatia hipertensiva, miocardiopatias e valvulopatias. Assim, esse exame é indicado para avaliar o funcionamento do coração e das valvas que compõem o sistema cardiovascular. Isso porque, pode ajudar também no diagnóstico de vírus e parasitas que acometem esse sistema e avaliar as condições do fluxo sanguíneo, quando associado ao uso do Doppler.

Avaliação ergométrica

A avaliação ergométrica é conhecida também como teste de esforço. Isso porque, é um exame feito com o indivíduo em movimento. Afinal, a avaliação identifica alterações no ritmo cardíaco devido aos esforços. Por sua importância na análise das funções cardíacas durante a movimentação, também é um exame muito importante no check up médico anual.

Exames de tireoide

A tireoide é uma glândula importante para órgãos como o cérebro, coração, fígado e rins. Com a produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), a tireoide regula as funções do organismo. Por esse motivo, é fundamental avaliar o funcionamento da glândula e os níveis dos hormônios durante o check up médico anual.

Mamografia

A mamografia é um exame médico específico para mulheres. Contudo, em alguns casos, também é feita em homens. A mamografia é feita para identificar calcificações que podem gerar tumores malignos, além de detectar o câncer de mama. O início desse exame na vida da mulher deve ser aos 40 anos. No entanto, quando há histórico de câncer de mama na família, deve ser feito aos 35 anos.

Papanicolau

O papanicolau é um exame preventivo indicado para avaliar as células do colo do útero em mulheres, identificando formações que podem causar o câncer de colo de útero. Além disso, também ajuda a detectar a presença de infecções por vírus, bactérias e fungos. Esse exame é indicado no check up médico anual a partir dos 18 anos.

Dosagem do PSA

O antígeno prostático específico (PSA) é uma enzima que carrega algumas características de marcador tumoral. Por isso, é feito para o diagnóstico, monitoramento e controle da evolução do câncer de próstata. Dessa forma, o exame de dosagem de PSA é feito no check up médico anual para a prevenção e acompanhamento do câncer de próstata.

Qual a idade para começar a fazer exames anualmente?

Não há idade certa para o início dos exames do check up médico anual. Afinal, cada caso pode variar de acordo com o histórico familiar, hábitos de vida, grupos de risco e outras condições. De modo geral, a idade recomendada para o início dos exames preventivos é aos 30 anos. Contudo, em alguns casos, o médico pode indicar o início aos 40 anos.

Você conferiu a importância do check up médico anual no diagnóstico, prevenção e controle de doenças. Portanto, não deixe de fazer esses exames e garantir que sua saúde esteja sempre em dia.

Gostou deste conteúdo? Então, veja também 8 exames indispensáveis na vida da mulher!

4.5/5 - (2 votes)
Check-up médico anual: saiba quais exames não podem faltar