Como funciona o exame de ecocardiografia e para que serve?

Por ser um dos principais órgãos do corpo humano, o adoecimento do coração pode causar graves problemas ao organismo. Por isso, exames como a ecocardiografia são tão importantes durante consultas de rotina.

Afinal, esse teste permite detectar alterações cardiovasculares sem grande complexidade. A seguir, confira os tipos de ecocardiograma, as alterações que ele pode diagnosticar e como ele é feito!

O que é a ecocardiografia?

A ecocardiografia, também conhecida como ecocardiograma, é um tipo de ultrassom. O exame consiste na produção de imagens detalhadas do coração e vasos sanguíneos por meio de ondas sonoras. Assim, é possível visualizar o órgão cardíaco de modo unidimensional, bidimensional e realizar o mapeamento de fluxo sanguíneo.

Ecocardiografia transtorácica

O ecocardiograma transtorácico é o tipo de ecocardiografia mais comum. Nesse exame, o médico obtém imagens do coração usando um transdutor na parede abdominal e peito do paciente.

Ecocardiografia fetal

A ecocardiografia fetal, ou ecofetal, é feita durante o período de gravidez visando avaliar o desenvolvimento cardíaco do bebê. Além disso, o exame ajuda a detectar doenças cardíacas de forma precoce. Esse tipo de ecocardiograma é feito entre a 18ª e 24ª semana de gestação, no pré-natal.

Ecocardiografia com doppler

O exame de ecocardiografia com doppler ajuda na visualização do coração e fluxo de sangue em movimento. Por isso, é indicado quando é necessário avaliar o fluxo sanguíneo no coração, nas válvulas cardíacas e nos vasos sanguíneos. As principais medidas do ecocardiograma com doppler são analisar a velocidade e direção do fluxo de sangue.

Ecocardiografia transesofágica

O ecocardiograma transesofágico é um exame feito em situações especiais. O médico solicita essa avaliação quando é necessário complementar o diagnóstico da ecocardiografia transtorácica.

No entanto, diferente da transtorácica, a ecocardiografia transesofágica é feita via oral. Ou seja, por meio da inserção de sonda pela boca do paciente. Para isso, é feita anestesia local, exigindo também jejum de 3 horas do paciente. Esse exame permite ao médico obter imagens mais nítidas do coração.

Ecocardiografia sob estresse

A ecocardiografia sob estresse é feita antes ou após submeter o coração ao estresse. Isto é, o coração deve estar com batimentos intensos e rápidos para esse teste. A situação de estresse pode ser provocada pela ingestão de medicamentos prescritos para o exame ou pela realização de atividades físicas, segundo a avaliação do profissional. Geralmente, o ecocardiograma sob estresse é solicitado quando há suspeita de doença arterial coronariana.

Para que o exame é feito?

O ecocardiograma é feito para avaliar a anatomia do coração, assim como seus batimentos, pressão sanguínea, válvulas cardíacas e pericárdio, película que envolve o órgão. Confira algumas anormalidades cardíacas que podem ser identificadas pela ecocardiografia:

• coágulos dentro do coração que podem migrar para o corpo;
  • crescimento de cavidades em átrios e ventrículos;
  • doenças das válvulas cardíacas, como sopro;
  • doenças congênitas (de nascimento);
  • doenças do pericárdio;
  • insuficiência cardíaca;
  • tumores cardíacos;
  • doenças da aorta.

Como o exame funciona?

A ecocardiografia é feita com o auxílio de um aparelho de ultrassom. Para o exame, o médico posiciona o paciente de barriga para cima. Com a ajuda de um transdutor e gel, o profissional desliza o equipamento sobre o peito do paciente, de modo a detectar as imagens. Assim, o médico pode visualizar o coração com facilidade. O exame não é invasivo e também é indolor.

Além disso, não exige nenhum preparo especial, com exceção do ecocardiograma transesofágico. Como vimos, o paciente deve realizar 6 horas de jejum antes desse exame. Do mesmo modo, o ecocardiograma sob estresse pode exigir que o paciente realize atividade física, como esteira ergométrica ou atividade física. Desse modo, o paciente deve usar roupas leves e adequadas para o exercício.

Com a possibilidade de diagnosticar doenças que acometem a saúde do coração e comprometem o fluxo sanguíneo, a ecocardiografia é um exame rápido, não-invasivo e indolor. Por isso, é feito como exame periódico para o diagnóstico e acompanhamento de doenças cardiovasculares.

Este post foi útil? Então, conheça também a ecocardiografia pediátrica e veja quando esse exame é indicado!

5/5 - (2 votes)
Como funciona o exame de ecocardiografia e para que serve?