Como se preparar para um exame de ultrassom dos rins e vias urinárias

O ultrassom dos rins e vias urinárias é uma importante forma de avaliar a saúde do aparelho urinário. Trata-se de um exame de diagnóstico por imagem simples, indolor e sem uso de radiação ionizante.

Além dos rins, o ultrassom de vias urinárias também analisa a uretra, bexiga e próstata. Por isso, ajuda a detectar doenças, infecções e alterações nessa região. Contudo, o exame exige alguns cuidados. A seguir, confira como se preparar para o exame de ultrassom de rins e vias urinárias!

Para que serve o ultrassom dos rins e vias urinárias?

ultrassom dos rins e vias urinarias

O ultrassom dos rins e vias urinárias permite ao médico visualizar o interior dos órgãos do sistema urinário e avaliar alterações em seu tamanho. Além disso, possibilita detectar a presença de cálculos, cistos, tumores, dilatação ou estenose (estreitamento) do canal, assim como outras finalidades.

O exame investiga sinais e sintomas como dores ao urinar, dores fortes na lombar e abdome, vontade constante de urinar, presença de sangue na urina, e mais. Veja algumas alterações que podem ser avaliadas e diagnosticadas pelo exame de ultrassom:

  • alterações no tamanho e formato dos órgãos, como rins, bexiga e próstata;
  • dilatação dos rins;
  • cistos renais;
  • doença policística renal;
  • infecção urinária;
  • pedras nos rins;
  • tumores na bexiga;
  • pedras na bexiga;
  • insuficiência renal;
  • câncer de próstata.

O médico também consegue avaliar a circulação e fluxo sanguíneo da região e órgãos quando o exame de ultrassom dos rins é feito com auxílio do Doppler, efeito que usa ondas sonoras de alta frequência.

Como o exame é feito?

Para fazer o ultrassom, o paciente deve se deitar em uma maca, mantendo a região abdominal exposta. Assim, o médico pode, com auxílio de gel, deslizar o transdutor, sonda que permite visualizar a área, gerando imagens na tela. 

Dessa forma, o profissional observa toda a região, movendo o transdutor lentamente enquanto visualiza as imagens. Em alguns casos, pode ser solicitado ao paciente que esvazie a bexiga, permitindo que sejam feitas análises adicionais.

Além disso, o médico pode pedir que o paciente segure a respiração, ou mude de posição. Assim, é possível avaliar todos os quadrantes do sistema urinário e dos órgãos que o compõem.

É preciso preparo?

Sim, o ultrassom dos rins e vias urinárias exige preparo adequado para uma visualização nítida e correta. Confira os cuidados indicados para se preparar para o ultrassom simples e com Doppler.

Ultrassom simples

Nesse exame o paciente deve ingerir entre 2 a 5 copos de água nas 2 horas que antecedem o exame. Além disso, é importante reter a urina. Caso tenha feito exames anteriores, é importante levá-los para comparação.

Ultrassom Doppler

Para o ultrassom com a técnica Doppler, o paciente deve fazer jejum absoluto de 6 horas, evitando também a ingestão de água. Além disso, é preciso reter a urina por, pelo menos, 2 horas. Medicamentos de uso contínuo podem ser mantidos, contudo, ingerindo o mínimo de água possível. Caso tenha exames anteriores, é importante levar para comparação. Por fim, o paciente não deve fumar na véspera do exame.

Quando você recebe a indicação para fazer um exame de ultrassom dos rins e vias urinárias, o médico busca fazer uma varredura adequada que permita avaliar essa região. Além desse exame, outros podem ser adicionados para confirmação do diagnóstico, como tomografia e ressonância magnética. 

Caso exista dúvida a respeito do exame ou mesmo do preparo para o ultrassom dos rins e vias urinárias, pergunte ao médico responsável pela realização. Para que as orientações sejam corretas e adequadas, assim como o exame e seus resultados, escolha uma clínica de diagnóstico por imagem especializada, com estrutura moderna e profissionais capacitados.

Gostou deste conteúdo? Então, confira também como funciona e para que serve o ultrassom com Doppler!

4.7/5 - (4 votes)
Como se preparar para um exame de ultrassom dos rins e vias urinárias
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM