Artrose: o que é, quais as causas e como é diagnosticada

A artrose, também conhecida por osteoartrose e osteoartrite, é uma doença reumatológica articular degenerativa. No Brasil, a artrose acomete cerca de 15 milhões de pessoas, segundo a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). 

Por causar prejuízos físicos que levam à incapacidade física, a doença é responsável pelo afastamento de muitas pessoas do trabalho, sendo a segunda patologia mais usada como justificativa para auxílio-doença, e quarta determinação para aposentadoria. A seguir, conheça as causas, diagnóstico e tratamento para a artrose. 

O que é artrose?

A artrose, ou osteoartrose, é classificada como um fenômeno ao qual qualquer indivíduo pode estar suscetível. Artrose é o nome que se dá para o desgaste da cartilagem responsável por revestir as articulações. Essa condição pode ocorrer naturalmente, com o envelhecimento do corpo.

Em fase inicial do desgaste, a cartilagem se torna áspera e aumenta o atrito durante o movimento nas articulações. Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente. O atrito das articulações causa inflamação, processo chamado de artrite e motivo pelo qual a doença também pode ser chamada de osteoartrite.

Quais as causas da artrose?

A artrose ocorre com maior frequência em pessoas acima dos 40 anos, sendo mais comum entre indivíduos na terceira idade. Por muitos anos, especialistas acreditaram que a osteoartrose era um processo natural do envelhecimento, devido à degeneração das articulações. 

Contudo, ainda que seja o fator principal para o desenvolvimento da artrose, não é o único. Além do envelhecimento, outros fatores estão envolvidos no risco de desenvolvimento dessa condição. São eles:

  • obesidade (maior risco para artrose em joelhos);
  • sexo (mulheres apresentam 3 vezes mais chance para desenvolver a artrose);
  • sedentarismo;
  • predisposição genética;
  • atividade laboral (trabalhos que forcem as articulações de forma crônica);
  • esportes de alto impacto;
  • traumas;
  • doenças articulares (como artrite reumatoide, por exemplo);
  • doenças musculares;
  • deformidades ósseas;
  • diabetes.

A osteoartrose pode ser dividida em primária e secundária. Na classificação primária, a condição ocorre quando não existem causas aparentes além da idade. Já na secundária, ocorre devido a outros fatores, como os listados acima.

Como a artrose é diagnosticada?

O diagnóstico da artrose é clínico, baseado em fatores como idade, padrão da dor e alterações perceptíveis durante o exame físico. De maneira geral, outros exames não são necessários. 

No entanto, os exames de imagem podem ser solicitados para avaliar o desgaste. Além disso, o raio-x, ultrassom e tomografia podem ser usados para acompanhar o tratamento, analisando a evolução do desgaste e o sucesso da terapia adotada. 

Para garantir que a artrose seja tratada de forma correta, evitando graves prejuízos ao corpo, é importante realizar visitas médicas periodicamente, e não só ao perceber alterações, dores e incapacidade para realizar algumas atividades. Assim, o desgaste nas articulações pode ser diagnosticado ainda no início.

Como a artrose é tratada?

O tratamento da artrose é baseado em terapia com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, melhorando as dores e o processo inflamatório. Além disso, o controle do peso e gordura visceral é fundamental. 

Para isso, o paciente deve mudar alguns hábitos de vida, investindo em uma alimentação saudável e atividades físicas para manter o peso ideal. Além disso, atividades voltadas para fortalecimento da musculatura e articulações afetadas devem ser realizadas. 

Ainda que os medicamentos contribuam para o tratamento, quando utilizados sem essas estratégias, não são capazes de interromper a osteoartrite. Em alguns casos mais graves, o implante de prótese pode ser indicado quando há falência articular. 

Por isso, ao ser diagnosticado com artrose, é essencial que a pessoa associe junto ao tratamento medicamentoso medidas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida, como:

  • fisioterapia;
  • atividades para fortalecimento dos músculos e proteção de articulações;
  • evitar manter a mesma posição por longos períodos;
  • utilizar alternativas que facilitem as atividades diárias evitando dores;
  • manter uma alimentação balanceada;
  • evitar sedentarismo;
  • ter período de sono adequado;
  • evitar movimentos que causam desconforto.

A artrose é uma condição natural do envelhecimento e desgaste das articulações. Entretanto, é possível protelar o desenvolvimento desse processo adotando hábitos de vida saudáveis, que contribuam também para evitar diversas patologias, especialmente ósseas.

Quer continuar acompanhando assuntos como este? Então, conheça a densitometria óssea, exame capaz de detectar a osteoporose!

4/5 - (13 votes)
Artrose: o que é, quais as causas e como é diagnosticada
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM