Dezembro Vermelho: mês de prevenção da AIDS/HIV e ISTs

A prevenção da AIDS/HIV é um dos assuntos abordados pela campanha Dezembro Vermelho. Após ganhar grande visibilidade em 1988, a doença levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a instituir dezembro como o Mês Mundial de Luta Contra a AIDS.

No Brasil, a data foi escolhida para manter-se associada a campanha mundialmente, reforçando as ações preventivas e informativas sobre o assunto. A seguir, conheça mais sobre Dezembro Vermelho e as de prevenção da AIDS/HIV.

O que é Dezembro Vermelho?

A campanha Dezembro Vermelho é uma forma de conscientizar a população sobre o combate e prevenção da AIDS/HIV. A cor simboliza a solidariedade e luta contra a doença. Já o mês de dezembro foi escolhido visando a reflexão e celebração da data, de modo a sensibilizar a população sobre a importância do cuidado a saúde.

O que é AIDS/HIV?

O HIV é a sigla em inglês usada para o vírus da imunodeficiência humana. O vírus atinge as células de defesa alterando seu DNA. Desse modo, o HIV realiza cópias de si mesmo, multiplicando-se, rompendo células imunes e buscando outras para propagar a infecção.

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo vírus HIV. Sua condição acomete o sistema imunológico e enfraquece a capacidade do organismo em combater infecções e doenças.

O que são ISTs?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas principalmente pela relação sexual sem proteção com uma pessoa que esteja infectada. Entre as principais ISTs, estão:

• herpes genital;
  • cancro mole;
  • Vírus do Papiloma Humano – HPV;
  • Doença Inflamatória Pélvica – DIP;
  • gonorreia;
  • clamídia;
  • sífilis;
  • tricomoníase.

Quais os sintomas da AIDS/HIV?

Os sintomas podem variar de acordo com a infecção e o agente causador. Contudo, entre os mais comuns estão febre, diarreia, emagrecimento e suores noturnos. A imunidade baixa favorece o aparecimento de doenças oportunistas. Ou seja, que aproveitam a fraqueza do organismo para instalar-se. Desse modo, outros sintomas podem surgir.

Como é a transmissão?

A transmissão da AIDS/HIV acontece pelo contato direto com fluidos corporais de uma pessoa infectada. Entre eles estão sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. Veja de forma detalhada os meios de transmissão quando uma pessoa está infectada:

• sexo oral, vaginal e anal sem uso de preservativo;
  • uso compartilhado de agulhas, seringas e perfuro-cortantes não esterilizados;
  • mãe para filho durante a gravidez;
  • durante o trabalho de parto;
  • durante amamentação.

É importante que a população também conheça os mitos sobre a transmissão do vírus, para que esses tabus sejam abandonados. Afinal, a pessoa infectada pode viver uma vida normal, desde que tenha devidas precauções. Veja algumas situações em que o HIV não pode ser transmitido:

• sexo seguro, com uso de preservativo;
  • masturbação;
  • beijo na boca;
  • beijo no rosto;
  • suor;
  • lágrimas;
  • abraço;
  • aperto de mão;
  • uso compartilhado de sabonete, lençóis e toalhas;
  • uso compartilhado de copos e talheres;
  • piscina;
  • banheiro.

Qual o objetivo da campanha Dezembro Vermelho?

A campanha tem como objetivo promover a informação e conscientizar a população sobre a importância da prevenção da AIDS/HIV, do diagnóstico precoce e tratamento para doença. Dezembro Vermelho também tem como papel combater a discriminação e estigma em relação às pessoas que vivem com a doença. Além disso, visa alertar sobre o uso de métodos preservativos também para a prevenção de ISTs.

Quais as formas de prevenção da AIDS/HIV e outras ISTs?

A principal forma de prevenção da AIDS/HIV é o uso do preservativo masculino e feminino. A camisinha deve estar presente em todas as relações sexuais. Afinal, é o método mais eficaz não só contra o HIV e ISTs, mas também para evitar a contaminação de hepatites virais, como B e C.

Além disso, deve-se evitar o uso compartilhado de objetos perfuro-cortantes. Já em relação a gestantes, é indicado o acompanhamento pré-natal desde o início. Desse modo, é possível evitar a transmissão vertical ao identificar a doença por meio do teste anti-HIV e exame de sífilis.

Quais os principais exames para diagnosticar AIDS/HIV e ISTs?

Na maioria das vezes, realizam-se testes de sorologia obtidos por amostra de sangue. Já em outros casos, um check-up pode envolver outros exames, investigando possíveis causas dos sintomas apresentados pelo indivíduo.

A campanha Dezembro Vermelho é fundamental para informar a sociedade a respeito da prevenção da AIDS/HIV, ISTs, diagnósticos, tratamentos e prognósticos. Por isso, essa ação deve ser incentivada e compartilhada sempre que possível, alcançando cada vez mais a pessoas. Desse modo, e possível diminuir cada vez mais preconceitos e tabus causados pela desinformação.

Estas informações foram úteis? Então, confira também a importância do diagnóstico precoce na luta contra a AIDS!

Dezembro Vermelho: mês de prevenção da AIDS/HIV e ISTs